Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Autor "Alves, Rafael Santana"
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- ItemImpacto da proposta curricular e a ressignificação da prática pedagógica no âmbito das escolas do campo da rede pública municipal de ensino de Juazeiro-Ba(UNEB, 2017) Alves, Rafael Santana; Reis, Edmerson dos Santos; Barros, Edonilce da Rocha; Silva, Janssen Felipe daAs discussões acerca das políticas curriculares têm ganhado destaque em meio à realização de pesquisas no campo educacional, uma vez que o currículo escolar apresenta-se como um dos pontos mais complexos a serem enfrentados pelas instituições de ensino atualmente. Essa complexidade torna-se ainda mais visível quando se analisa o currículo a partir do contexto das escolas públicas do campo, pois essas instituições de ensino, tradicionalmente, possuem a sua própria proposta curricular estabelecida tendo como base as orientações determinadas ou pelas secretarias de educação ou pelos próprios livros didáticos. Tais determinações ocasionam, no geral, uma prática pedagógica muito “pobre”, pois não leva em conta a vivência do professor, nem tão pouco a trazida pelo aluno face às características da comunidade na qual a escola encontra-se localizada. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar os efeitos da proposta curricular no âmbito das escolas do campo de Juazeiro-BA em meio ao processo de ressignificação das práticas pedagógicas dos professores. Ressaltamos que toda a pesquisa foi construída a partir da realização de um estudo de caso que está inserido em uma abordagem qualitativa com uma inspiração etnográfica. É válido destacar ainda que a questão da pesquisa versou sobre “Como a proposta curricular de Juazeiro-BA está sendo efetivada e ressignificada nas práticas pedagógicas dos professores que atuam em escolas do campo da Rede Pública Municipal de Ensino?”. Por conseguinte, em meio à realização desta pesquisa compreendo que a escola do campo frente à elaboração de um currículo democrático e aberto deve, ou seja, precisa buscar a sua própria identidade, uma vez que ao olhamos para a sua proposta pedagógica possamos ver expressa nela o homem do campo. Todo esse estudo tem relevância social, uma vez que é urgente buscar discutir sobre a proposta curricular para as escolas do campo do município de Juazeiro-BA de modo a possibilitar que os professores ressignifiquem as suas práticas pedagógicas, bem como realizem um trabalho tendo como base a perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Este estudo possibilita compreender o quanto é importante o professor buscar ressignificar a sua prática pedagógica em face de um currículo imposto, na maioria das escolas do campo, estreitamente implicado com relações de poder. Logo, romper com um currículo, bem como com práticas pedagógicas alienantes que buscam difundir uma cultura burguesa e enciclopédica frente ao processo educacional das escolas, sejam elas urbanas ou rurais, se faz necessário. Enquanto resultados, destacamos que o processo de reformulação da proposta curricular para as escolas do campo da Rede Pública Municipal de Ensino de Juazeiro-BA aconteceu a partir da realização de plenárias e discussões sobre o ensino pautado na perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Essa discussão foi levada para o contexto das escolas do campo através do trabalho das coordenadoras pedagógicas enquanto agentes multiplicadoras do reformular da proposta curricular. Toda essa discussão impulsionou a reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas loci de pesquisa. Assim, mencionamos o quanto é importante que o professor ressignifique a sua prática pedagógica, respeitando e valorizando as especificidades do campo enquanto espaço de existência.