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Navegando Pós-Graduação por Autor "Alves, Joel Bastos"
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- ItemAfinal, o que é ser homem? Representações sociais das masculinidades de estudantes em uma escola estadual em Petrolina-Pe(UNEB, 2025-04-24) Alves, Joel Bastos; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Silva, Fabio Ronaldo da; Rios, Pedro Paulo SouzaO presente estudo se propõe a identificar as representações sociais que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio numa escola da cidade de Petrolina-PE, têm das masculinidades, localizando suas possíveis compreensões e os seus reflexos no cotidiano escolar. Para tal, os objetivos específicos são: a) identificar por meio do grupo focal as possíveis compreensões de masculinidades existentes no cotidiano escolar; b) Analisar os discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. O interesse em desenvolver essa pesquisa surgiu a partir de vivências/trajetórias tanto pessoais quanto profissionais a respeito dos estudos sobre masculinidades que me fizeram questionar uma dada concepção de masculinidade. Essa realidade me motivou a investigar como se dão as representações de masculinidades e suas práticas no ambiente escolar. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando à análise do discurso. Recorre-se, para a coleta de dados de forma articulada e planejada como; o grupo focal, na utilização de entrevistas semi estruturadas, a execução de oficinas temáticas e a aplicação de questionário. Tendo como base teórica Connell (1987;1995; 2001; 2003; 2013; 2016), Foucault (1995,1997, 1999), Beauvoir (1970), Scott (1995), Butler (2000; 2014), Bourdieu (2014) e Louro (1997; 2000; 2002). Os resultados finais da pesquisa apontam que as representações de masculinidades são diversas, mas, que em sua maioria, ainda concebe a visão da masculinidade hegemônica, cristalizada em nossa sociedade, de forma fixa, binária e biológica. Por outro lado, as(os) participantes demonstraram que os homens podem ser carinhosos, sorrir, chorar, brincar e ter a profissão que quiserem. No entanto, afirmam que, nem todos são assim por terem medo de julgamentos baseados em um modelo hegemônico de ser do sexo masculino.