Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Autor "Anecleto, Úrsula Cunha"
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- ItemEm touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet(2019) Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto, Úrsula Cunha; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
- ItemRecursos educacionais abertos digitais: experiência para a formação dos estudantes/pesquisadores na educação básica(2019) Souza, João Paulo Santos ; Amorim, Ricardo José Rocha; Anecleto, Úrsula Cunha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa discute sobre a formação dos estudantes do Ensino Médio e sua relação com os Recursos Educacionais Abertos Digitais como experiência de desenvolvimento para a produção de pesquisa em ambientes virtuais de acesso livre. Tratando-se de uma pesquisa que envolveu estudantes da Educação Básica, trabalhamos sob a ótica da pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação participante, pois a pesquisa qualitativa leva em conta o caráter subjetivo do sujeito analisado. Escolhemos o método pesquisa-ação participante por este método permitir uma inter-relação entre o pesquisador e as pessoas envolvidas no estudo da realidade abordada, nesse sentido, ao participar da pesquisa, o pesquisador tem igual oportunidade de explorar suas experiências ao analisar, refletir, criar e recriar novas possibilidades de fazer melhor aquilo que já fazem. O objetivo da pesquisa foi investigar como o REA Digital pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem científica dos estudantes, facilitando o domínio da pesquisa nos ambientes virtuais de acesso livre, a partir dos meios tecnológicos disponíveis. A pesquisa teve como proposta de intervenção a construção das oficinas para oportunizar o desenvolvimento da pesquisa, contemplando as pesquisas em ambientes virtualizados com licença aberta, integrando o saber do conhecimento comum com o conhecimento cientificado, a partir do dialogo entre a teoria e prática. As oficinas construídas possibilitaram a melhoria da realidade estudada, auxiliando na preparação de pesquisas nos ambientes virtuais, pois, na formação inicial esse suporte é visto de forma superficialmente e, além disso, contribuiu para que o pesquisador aprimorasse os conhecimentos de pesquisa nos meios tecnológicos. Por fim, originaram por intermédio da pesquisa, caminhos que contribuíram para que o desenvolvimento da aprendizagem cientifica seja amplamente utilizada como experiência de formação e para dar desenvolvimento às pesquisas estudantis, a partir das vivências dos estudantes no processo de aprendizagem.