Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Bastos, Adson dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO bioma caatinga no entendimento dos alunos de ensino médio do Colégio Estadual de Andorinha (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Silva, Elivam Conceição da; Oliveira, Rodrigo Queiroz de; Bastos, Adson dos Santos; Freitas, Juliana Cortes deO Bioma Caatinga, ecossistema genuinamente brasileiro, concentrado na região nordeste, é rico em biodiversidade e endemismos. Apresenta clima semiárido, com ocorrência frequente de estiagem, associada comumente às condições sociais inadequadas. A falta de conhecimento acerca do Bioma Caatinga tem contribuído para sua degradação intensiva, portanto, este trabalho tem como objetivo, avaliar a percepção dos estudantes concluintes do ensino médio do Colégio Estadual de Andorinha – BA acerca do Bioma Caatinga. Para a coleta de dados, foram aplicados pré e pós-¬teste com os estudantes que consentiram participar da pesquisa, além de uma aula expositiva abordando a caracterização, biodiversidade e questões socioambientais sobre o Bioma. O material obtido com os questionários foi analisado qualiquantitativamente. Os alunos foram na sua maioria residentes da zona urbana do município (53%) e 91% dos estudantes afirmaram que este tema já havia sido trabalhado por alguma disciplina em sala de aula, sendo que 37% afirmaram que conseguiram o conhecimento atual sobre o Bioma na escola. Além disso, os alunos demonstraram conhecimento tanto da caracterização quanto da localização do Bioma Caatinga. Entretanto, quando questionados sobre a fauna e a flora eles não souberam diferenciar satisfatoriamente os seres endêmicos dos não endêmicos, mesmo após a aula expositiva. Quanto aos problemas socioambientais enfrentados pelo Bioma Caatinga os alunos destacaram os longos períodos de seca, e em relação à sustentabilidade enfatizaram a importância dos recursos florestais para pecuária. Desta forma, se faz necessário a adoção de atividades educacionais voltadas para a realidade local como meio de resgate e divulgação de conhecimentos sobre o Bioma Caatinga, desconstruindo falsas interpretações sobre o mesmo.