Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Almeida, Márcio Nery de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEubiose - Educação para paz e diversidade na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-04) Almeida, Márcio Nery de; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Borghi, Giorgio; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Silva, Francisca de Paula Santos daA complexidade característica da Contemporaneidade impacta diretamente os processos socioeducativos, instigando-nos a buscar formas de elaboração do saber que promovam a Paz e o respeito à Diversidade. Nesse contexto se inserem os ensinamentos do professor baiano Henrique José de Souza, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Colégio Iniciático que, há um século, vem formando gerações de brasileiros numa perspectiva espiritualista humanista voltada para construção da sociedade futura pautada num novo estado de consciência. A pesquisa, articulada em torno do sentido e relevância da Espiritualidade na construção dos processos formativos que respondam os complexos desafios da sociedade contemporânea, caracteriza a Eubiose como instituição promotora de processos socioeducativos não-escolares voltados para a formação de pessoas numa perspectiva da Cultura de Paz e de respeito à Diversidade na Contemporaneidade. O capítulo um da Tese discorre acerca da educação além do espaço escolar propriamente dito e dos processos formativos que se dão em outros espaços além daqueles tradicionalmente consagrados a ensino-aprendizagem. Partindo da abordagem metodológica de base etnográfica, associada a observação participante, contexto comportamental imersivo no qual a observação é utilizada como instrumento para coletar dados, o capítulo dois levanta a questão da posicionalidade do pesquisador envolvido no campo de pesquisa. No capítulo três, a Eubiose é descrita em seus aspectos históricos, filosóficos e iniciáticos, sendo apresentada como patrimônio cultural e marco civilizatório. No capítulo quatro, o campo é caracterizado numa perspectiva “desde dentro” abordando, em profundidade, aspectos que envolvem o processo seletivo e socioeducativo para admissão de novos membros. Por sua vez, o capítulo cinco aborda os eubiotas face aos desafios da Contemporaneidade, mediante seus posicionamentos diante de temas considerados sensíveis tais como: meio ambiente, veganismo, avanços da ciência, vacinas, racismo, preconceito, desigualdade social, direitos reprodutivos, união homoafetiva e diferentes modelos de família, além das contribuições da Eubiose no processo de formação de pessoas numa perspectiva de Paz e de respeito à Diversidade.