Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemModelo diagnóstico da formação digital nos cursos públicos de ciências contábeis brasileiros(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-29) Farias, Abmael da Cruz; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza; Slomski, Vilma Geni; Silva Neto, Arlindino Nogueira; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deA formação inicial em Ciências Contábeis (CC), na contemporaneidade, implica saberes digitais que assegurem seu equilíbrio sistêmico. Isto requer formação digital, que geralmente resulta da relação entre saberes dos aprendentes, sua prática e condições digitais objetivas. Nesse sentido, buscou-se avaliar a formação digital nos Cursos de Ciências Contábeis, partindo de índices construídos com base em suas condições promotoras. Por isso, objetivou-se identificá-las e construir índices de: condições digitais objetivas (ICDO); saberes digitais (ISD); prática digital (IPD) a partir da percepção de professores e alunos. Contextualmente, em uma sociedade organizada em redes, justifica-se esta pesquisa pelo fato de parte das tarefas do contador ter sofrido digitalização, ficando mais difícil pensar numa maneira diversa de trabalhar informações e inteligências patrimoniais, sem se tornar um cidadão digital, numa cultura cujo domínio tecnológico é tão importante quanto sua forma de pensar, agir, ser ou estar. Por isso, alunos aparentam sentir falta de uma formação digital, certo despreparo ou inépcia em algumas técnicas, ao mesmo tempo em que observam diferenças tecnológicas entre atividades desenvolvidas no âmbito laboral e acadêmico, ampliando suas queixas. Epistemologicamente se localiza na área da Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, especificamente no âmbito da formação inicial em CC. Metodologicamente ancorada no paradigma realista e construtivista, com dados e análises qualitativas e quantitativas, pela lógica indutiva, com natureza teórico empírica, e objetivos explicativos. Procedimentalmente foram realizados múltiplos estudos de casos, com apoio em Survey, pesquisa documental e levantamento bibliográfico. Houve coleta de documentos de domínio público e opiniões mediante Check List Digital, Questionário misto eletrônico. Para triangulação analítica houve o emprego deEstatística Simples e Nine Box. O universo amostral incluiu 193 cursos de CC em 94 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), no período de 2022/23; 78 Projetos Pedagógicos, 1.162 professores e 41.752 alunos, em amostra sistemática, por adesão e disponibilidade. Destacam-se três categorias de análise: Saber digital, Prática Digital e Condições Digitais Objetivas. A formação digital nos cursos de CC, ofertados pelas IPES brasileiras em 2023, foi avaliada segundo o julgamento de alunos, professores e pesquisador, expressos nos índices nacionais: ISD = 3,55 médio; IPD = 3,26; ICDO = 2,61, equivalente ao índice de formação digital (IFD) de 30,21. Num intervalo de confiança de 95% que vai de 0,004 a 0,7; erro padrão varia de 0,002 a 0,36 referindo-se à precisão das médias. O IFD indica atendimento parcial das expectativas (calibradas no mundo do trabalho) de alunos e professores, quanto à prática e saberes digitais, mas insuficiente para condições digitais objetivas. Portanto, há espaço para ampliação em quantidade e qualidade de atividades digitais para alcançar nível de excelência, orientados conforme quadro de interpretação. Esta pesquisa alcançou seus objetivos e respondeu aos problemas levantados, corroborando sua tese.