Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Abreu, Roberta Melo de Andrade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo proposicional/hipertextual e tecnologia da informação: um estudo de caso na licenciatura em computação do IFBA – Campus Santo Amaro(2016-04-29) Sales, Eduardo Souto Maior; Lima Junior, Arnaud Soares de; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Leite Júnior, Jorge Costa; Rocha, José Claudio; Silva, Obdália Santana FerrazA ubiquidade da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano social, atuando praticamente em todas as atividades das áreas do conhecimentohumano. Na Educação pesquisas apontam as potencialidades das TIC como uma grande aliada no desenvolvimento de processos pedagógicos que contribuem com o ensino e a aprendizagem; no entanto, o que se percebe na prática é o uso instrumental da tecnologia para reprodução, assimilação e transmissão de conteúdos. A tese investiga a relação do currículo e TIC, em particular a Tecnologia da Informação (TI), por compreender que o uso instrumental e mecanicista da TI nos processos pedagógicos está atrelado à concepção curricular tradicional/moderna baseada na epistemologia racional científica. O trabalho está fundamentado na epistemologia proposicional, na abordagem curricular proposicional/hipertextual e na concepção de técnica e tecnologia baseada na perspectiva criativa e transformativa do conceito grego de teckné. Tem como objetivo principal compreender e explicitar as contribuições da abordagem curricular proposicional/hipertextual para o currículo, enfatizando as possíveis relações para o uso não instrumental da TI no âmbito da educação escolar. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem exploratória edescritiva na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Santo Amaro. O processo de investigação se baseou na análise documental dos documentos relacionados com a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC) e de suas expressões curriculares, visando à compreensão da epistemologia e concepção de técnica/tecnologia que fundamentou sua construção. Com base na análise do estudo realizado foi constatado que o PPC é fundamentado e estruturado segundo a epistemologia científica moderna, da mesma forma, a TI segue os princípios científicos do uso instrumental e mecanicista incorporada nas práticas pedagógicas. Como contribuição, a pesquisa sugere indicadores qualitativos epistemológicos e curriculares, no sentido de aproximar a concepção/prática curricular de uma abordagem proposicional/hipertextual criativa e transformativa, pertinente com a emergênciatecnológica contemporânea, numa perspectiva informacional e comunicacional.
- ItemPós-graduação e pesquisa em educação: contribuições epistemológicas a partir do estudo de caso do Programa Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC)(2015-03-13) Abreu, Roberta Melo de Andrade; Lima Junior,Arnaud Soares de; Pimenta, Selma Garrido; Teixeira, Cristina Maria D'Ávila; Leiro, Augusto Cesar Rios; Santos, Jocenildes ZacariasNessa investigação objetivou-se compreender a importância da discussão epistemológica na pesquisa em educação e na formação do pesquisador em educação, tendo como foco de investigação o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O problema de pesquisa expressa-se na seguinte indagação: qual a importância da discussão epistemológica na proposta do PPGEduC para a formação do pesquisador em Educação? Realizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa fundamentada numa discussão epistemológica e estruturada a partir do estudo de caso, considerando-se a análise de dados bibliográficos e documentais, com a utilização de técnicas e análises de conteúdos. Constatou-se que uma das grandes questões é que as ciências, de um modo geral, têm como referência o paradigma da modernidade, sendo o rigor científico assegurado e regulado pela mensuração; o conhecimento passa a ser portanto compreendido sob a égide da quantificação, divisão e classificação. Neste cenário, torna-se necessário identificar outras lógicas de lidar com o conhecimento, já que este possui dinâmica interna própria e singular, admitindo assim a criação e a recriação incessantemente. A formação do pesquisador não foge a essa realidade, considerando que a vivência de quem pesquisa pauta-se por uma legislação institucionalizada. Deste modo, o PPGEduC foi criado e reproduz essa contradição: ele é um Programa em Educação e Contemporaneidade, tendo clareza acerca do processo da produção do conhecimento a partir de rupturas e crises constantes dos pensamentos hegemônicos e, no entanto, ao mesmo tempo é enquadrado num sistema nacional que concebe a produção da pesquisa e a formação de pesquisadores numa lógica oposta. Este trabalho não apresenta soluções prontas, mas indica a urgência de uma mobilização para um repensar e um redimensionamento no projeto do Programa bem como em suas práticas