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Navegando Graduação por Autor "Andrade, Ana Claudia Pacheco de"
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- ItemA cosmovisão indígena na literatura infantil: uma reflexão da obra kabá darebu de daniel munduruku.(Universidade do Estado da bahia, 2022-06-16) Santos, Cristiana Josefa Dos; Ferreira, Permínio Souza; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco deTendo em vista que por muito tempo a temática indígena foi abordada através do olhar do colonizador e de maneira preconceituosa, construindo uma imagem do indígena carregada de estereótipos, faz-se necessário cada vez mais estudos que colaborem com as causas indígenas, conferindo cada dia mais visibilidade à suas lutas, culturas, crenças e cosmovisão, visando estabelecer um diálogo ente culturas e povos. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como tema central a cosmovisão indígena na literatura infantil: uma análise da obra kabá Darebu (2002) de Daniel Munduruku, a fim de identificar na literatura indígena dirigida ao público infantil como a voz do outro, indígena, se manifesta e mantem aberturas para trocas culturais com o não indígena. Para tanto, é necessário discutir por meio da obra como a literatura de autoria indígena desconstrói preconceitos e promove uma reflexão do ser indígena, analisando o modo como a literatura indígena possui valores estéticos próprios capazes de fortalecer a manutenção de um conjunto de saberes ancestrais e a legitimação de identidades. Para realização do estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva explicativa de caráter qualitativo, com o suporte teórico nos principais autores Andrade (2014); Thiél (2012) e Monteiro (2014).
- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.
- ItemAutoficção: doses de realidade e ficção em o gosto do APFELSTRUDEL, de Gustavo Bernardo.(Universidade do estado da Bahia, ) Silva, Roseli Sena; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Lima, Jecilma AlvesO ato de narrar é uma das diversas possibilidades que envolvem o universo complexo da literatura, por meio da qual narra-se de tudo, desde histórias verídicas até aquelas inimagináveis, contam-se causos e expõem-se imaginações e desejos de quem escreve. Compreender o poder de narrar algo que se desejou acontecer e ou já acontecido, mas modificado pela ficcionalização é o que ensejou o corpus desta monografia. Deste modo, este trabalho monográfico buscou compreender o universo no qual foi criada a obra O Gosto do Apfelstrudel (2010), do escritor Gustavo Bernardo Krause, e desvendar de que forma seu criador utilizou-se dos elementos de realidade e ficção para construir a sua narrativa. Para o embasamento teórico desta pesquisa, valeu-se da contribuição de ordem bibliográfica de teorias como as de Doubrovsky (1977), Alberca (2006), Colonna (2004), Lecarme (1999, 2014), Alfuch (2010), Lejeune (2008), Noronha (2014) e Vilain (2009), dentre outros. O presente trabalho justifica-se pela inquietação em se compreender a construção da narrativa autoficcional da obra estudada, bem como a ampliação dos conhecimentos a respeito do gênero textual autoficção, em que se classifica O Gosto do Apfelstrudel (2010) A análise dos dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica em textos que discutem o tema e ainda a partir de entrevista realizada com o autor da já citada obra literária. Ao findar de tais etapas, pode-se concluir o caráter autoficcional com o qual a narrativa é construída, além de se verificar uma possível classificação variacional do gênero na então obra de autoficção.
- ItemEnsino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Rafaela Silva; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraO presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).
- ItemEra uma vez... Contação de história e formação leitora crítica do público infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-11) Ramos, Ládila dos Santos; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Santana, Suely SantosA contação de histórias infantis é uma poderosa ferramenta para a formação da criança e pertinente oportunidade para auxiliá-la na compreensão do mundo que a circunda, o que permite (re)construir valores e sistemas de crenças por meio do desenvolvimento da criatividade. Este trabalho monográfico busca compreender de que maneira a contação dos contos “Patinho feio”, de Hans Cristian Andersen, e “Bela, a diferente abelhinha que virou rainha”, escrito por Palmira Heine, além de contribuírem para a formação leitora, podem possibilitar a reflexão de valores e o desenvolvimento da criticidade diante da realidade na qual a criança vive. Para isso, alguns autores são essenciais para a constituição da base teórica dessa pesquisa que está fundamentada nos estudos de Bruno Bettelheim (2002), Cleo Busatto (2006), Marina Colasanti (2017), Fanny Abramovich (1997), Lev Semenovich Vygotsky (1999) e outros. Esta monografia é baseada na abordagem qualitativa e recorre ao método hipotético-dedutivo como técnica para as pesquisas bibliográfica e documental. Dessa forma, verifica-se que os contos de fadas, de modo geral, podem influenciar de maneira positiva na reflexão de valores e criticidade das crianças, quando atrelados com uma contação dialogada ou seguida de questionamentos que despertem a imaginação e ajudem no processo de ensino- aprendizagem dos pequenos. A partir disso, pode-se concluir que a contação de histórias infantis, quando feita de maneira mais atrativa e com técnicas criativas, pode ser uma forte aliada para o ensino-aprendizagem, visto que estimula a imaginação, desperta o prazer pela leitura, auxilia na construção de valores e criticidade da narrativa ouvida ou vivida pelas crianças.
- ItemLiteratura de cordel: uma perspectiva universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Souza, Maria Clara Braz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraTendo em vista que nos Cursos de Licenciatura em Letras do nosso país são explorados textos em aulas, realizado eventos acadêmicos que tratam a respeito de literatura, mas muito pouco utilizados textos voltados à categoria da Literatura Popular, o ponto de partida do presente estudo residiu em pesquisar sobre o lugar da Literatura de Cordel em Instituições de Ensino Superior, para especificamente, localizar o espaço deste gênero no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Para tanto, consideramos a relevância e contribuição da Literatura de Cordel enquanto texto literário e expressão artística como aspecto singificativo na formação da literatura nacional. Neste sentido, a problematização que norteou o estudo foi o silenciamento da Literatura de Cordel nos cursos de Licenciatura em Letras. A partir dessa inquietação, o objetivo da discussão buscou averiguar a ausencia/presença desta literatura no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus V. Para realizar o estudo, escolhemos suporte teórico nos principais autores Maxado (2012), Silva (2007) e Silva (2013) e utilizamos a pesquisa bibliográfica somado a aplicação de questionário junto a estudantes do referido curso de licenciatura.
- ItemLiteratura negro-brasileira, Esmeralda Ribeiro (1991) e Lima Barreto (1998): labutas de uma postura pós-colonial(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Leidiane Mercês; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deAs narrativas construídas acerca dos sujeitos negros brasileiros, tanto na História oficial quanto no cânone literário, não foram justas. Além disso, a produção literária de autoria negra que se propunha à construção de diferentes histórias foi propositalmente negligenciada. Diante disso, esta pesquisa busca apresentar a proposta da literatura negro-brasileira e refleti-la enquanto uma insurgência pós-colonial disposta a romper com as narrativas hegemônicas, difusoras de uma história única, e a nomear a experiência literária negro-brasileira. Essa proposta é realizada mediante a análise das obras Clara dos Anjos e Guarde Segredo, de Lima Barreto (1998) e Esmeralda Ribeiro (1991), respectivamente. A referente análise enfatiza a releitura de Clara dos Anjos, no conto Guarde Segredo, e investiga as estratégias utilizadas por Ribeiro (1991) para reiterar a denúncia feita anteriormente, por Barreto (1998), e, ao mesmo tempo, acrescentar novas significações à história, bem como assinalar o seu lugar discursivo, enquanto uma mulher negra escrevendo sobre si mesma. Para tanto, tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo método de abordagem utilizado é o hipotético- dedutivo. Desse modo, os resultados alcançados nesta pesquisa levaram à conclusão de que Esmeralda Ribeiro (1991), ao reler a obra em questão, no conto Guarde Segredo, se uniu à denúncia feita anteriormente, por Lima Barreto (1998), na medida em que novas significações e novas (re) ações foram recriadas acerca da história de Clara dos Anjos, no conto.
- ItemMigração feminina: uma perspectiva a partir da obra “a hora da estrela” de Clarice Lispector(Universidade do Estado da Bahia, 2021-01-03) Passos, Rosiane de Jesus; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraComo um despertar da consciência crítica do leitor, representando o deslocado, o oprimido, o sem identidade e com a finalidade de observar as vozes da alteridade, surge esse estudo, direcionado para a reflexão da migração feminina. O objetivo central é investigar aspectos associados à migração feminina e suas relações na contemporaneidade a partir da personagem Macabéa, na obra literária “A hora da estrela” de Clarice Lispector (1998). Problematizando até que ponto a condição de migrante de Macabéa dialoga com o fenômeno migratório feminino na atualidade. Metodologicamente, a discursão crítica é viabilizada através de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática e um estudo de caso representado por entrevistas realizadas com mulheres migrantes reais, além de blogs que retratam o tema, com o intento de empreender um diálogo entre a ficção e a realidade. As narrativas estabelecidas exercem função de denúncia sobre o significado de identidade e sobre estar no mundo da mulher migrante, construindo um sentido social e individual sobre o tema.
- ItemRap: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemRAP: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemTrajetória intelectual de um negro em “Tenda Dos Milagres” de Jorge Amado: caminhos e tavessias(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-08) Jesus, Luiz Fernando de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Araújo, Ana Rita Machado deEste trabalho empreende uma análise da obra literária do escritor Jorge Amado Tenda dos Milagres, publicada em (1969), com intuito de identificar por meio da ficção, a trajetória intelectual do personagem Pedro Arcanjo e suas estratégias de resistência contra a hegemonia dos poderes estabelecidos em uma sociedade racista, onde negros são vítimas de preconceitos e alvo de discriminação. Neste sentido, nossa reflexão reside em problematizar quais as formas de resistência podem ser identificadas na construção do intelectual negro Pedro Arcanjo na obra Tenda dos Milagres de Jorge Amado. A metodologia caracterizou-se por pesquisa bibliográfica. Para a sustentação do horizonte teórico optamos por estudos desenvolvidos pelos seguintes estudiosos: Raimundo dos Santos (2004), Ilana Goldstein (2003), Myriam Fraga (2012) e Homi Bhabha (1998), dentre outros.