Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Neves, Maise dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de língua portuguesa (LP) como língua estrangeira (LE) para surdos no contexto da escola regular inclusiva(2022-07-20) Neves, Maise dos SantosA presente pesquisa buscou analisar como as metodologias de ensino de Língua Portuguesa (escrita) é trabalhada dentro das escolas regulares inclusivas durante o processo de aprendizagem dos surdos. A fundamentação teórica desta pesquisa pauta-se em teóricos como: Benassi (2016), Formagio (2016), Lodi (2009), Quadros e Schimiedt (2006) entre outros que são importantes para compreender o assunto. Desse modo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo como sujeito as professoras regentes da disciplina de Língua Portuguesa (LP) das escolas regulares inclusivas, da cidade de Conceição do Coité-BA, que têm ou já tiveram alunos surdos em classe. Para obtenção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com ambas professoras com intuito de descrever como acontecia esse processo de ensino aprendizagem dos surdos diante da metodologia utilizada em sala de aula. Com a obtenção dos dados, foi realizada uma análise comparativa com as respostas das professoras participantes, pode-se indicar os respectivos resultados: A metodologia utilizada em sala de aula é destinada para os alunos ouvintes, assim não favorece aos surdos no processo de aprendizagem na LP, as professoras entrevistadas, não foram preparadas para receber esses alunos, desse modo não sabe lidar com a situação da falta de compreensão dos surdos acerca dos conteúdos apresentados em sala, a Língua Portuguesa para os surdos não alfabetizados é como uma Língua estrangeira (LE), pois eles não conseguem utiliza-la nem dentro do ambiente escolar de maneira significativa, nem fora. Deste modo, esta pesquisa mostrou que a falta de aprendizagem do surdo na LP, acontece devido a metodologia que ele encontra dentro das escolas regulares inclusivas, a qual eles são matriculados, dificultando seu desempenho perante a língua majoritária da sociedade e se tornando um estrangeiro linguístico no seu país e não podendo utilizar uma língua que lhe possibilita a comunicação por meio da escrita e compreender o mundo ao seu redor
- ItemO ensino de língua portuguesa (LP) como língua estrangeira (LE) para surdos no contexto da escola regular inclusiva(2022-07-20) Neves, Maise dos SantosA presente pesquisa buscou analisar como as metodologias de ensino de Língua Portuguesa (escrita) é trabalhada dentro das escolas regulares inclusivas durante o processo de aprendizagem dos surdos. A fundamentação teórica desta pesquisa pauta-se em teóricos como: Benassi (2016), Formagio (2016), Lodi (2009), Quadros e Schimiedt (2006) entre outros que são importantes para compreender o assunto. Desse modo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo como sujeito as professoras regentes da disciplina de Língua Portuguesa (LP) das escolas regulares inclusivas, da cidade de Conceição do Coité-BA, que têm ou já tiveram alunos surdos em classe. Para obtenção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com ambas professoras com intuito de descrever como acontecia esse processo de ensino aprendizagem dos surdos diante da metodologia utilizada em sala de aula. Com a obtenção dos dados, foi realizada uma análise comparativa com as respostas das professoras participantes, pode-se indicar os respectivos resultados: A metodologia utilizada em sala de aula é destinada para os alunos ouvintes, assim não favorece aos surdos no processo de aprendizagem na LP, as professoras entrevistadas, não foram preparadas para receber esses alunos, desse modo não sabe lidar com a situação da falta de compreensão dos surdos acerca dos conteúdos apresentados em sala, a Língua Portuguesa para os surdos não alfabetizados é como uma Língua estrangeira (LE), pois eles não conseguem utiliza-la nem dentro do ambiente escolar de maneira significativa, nem fora. Deste modo, esta pesquisa mostrou que a falta de aprendizagem do surdo na LP, acontece devido a metodologia que ele encontra dentro das escolas regulares inclusivas, a qual eles são matriculados, dificultando seu desempenho perante a língua majoritária da sociedade e se tornando um estrangeiro linguístico no seu país e não podendo utilizar uma língua que lhe possibilita a comunicação por meio da escrita e compreender o mundo ao seu redor.