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Navegando Graduação por Autor "Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa"
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- ItemEducação do campo: desafios à garantia do direito à educação(UNEB, 2025) Reis, Edmerson dos Santos; Silva, Alexandre Leite dos Santos; Sá , Francisca de Assis de; Barbosa, Hanna Karoliny FeitosaA presente obra, intitulada Educação do Campo: desafios à garantia do direito à educação, nasce no seio de uma caminhada coletiva, profundamente enraizada nos territórios do Semiárido brasileiro, nas práticas educativas comprometidas com a justiça social e na luta por uma educação pública, emancipadora e territorializada. Trata-se de uma produção que reflete o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa EDUCERE – Educação Contextualizada, Cultura e Território, que ao longo dos últimos anos vêm se debruçando sobre os múltiplos desafios enfrentados pelas populações do campo do Semiárido Brasileiro no acesso e permanência na escola, bem como sobre os caminhos possíveis para garantir uma educação de qualidade socialmente referenciada. O livro reúne textos que se articulam em torno de um eixo comum: a defesa intransigente da educação como um direito humano fundamental, que precisa ser assegurado a todos e todas, sem distinções, respeitando as diversidades territoriais, culturais, linguísticas, políticas e pedagógicas que caracterizam o campo brasileiro. Em tempos em que a educação pública é atravessada por desmontes e por projetos que visam sua padronização e mercantilização, reafirmar a centralidade da Educação do Campo é também um ato político de resistência. Com base em pesquisas teóricas, documentais e empíricas, os capítulos aqui reunidos possibilitam uma rica tessitura de saberes e experiências que revelam tanto os entraves estruturais quanto as potências pedagógicas existentes nas comunidades do campo.
- ItemA formação docente e suas implicações no processo educativo em dois municípios do território Sertão do Francisco(2022-07-20) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hermenegildo; Vieira, Josenilton NunesA presente pesquisa realiza o levantamento e a análise dos indicadores da Adequação da Formação Docente e Oferta de Formação Continuada dos municípios de Juazeiro – BA e Campo Alegre de Lourdes – BA, localizados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no norte baiano. Para essa finalidade, foram realizados estudos e buscas de dados em sites de livre acesso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) sobre a Adequação e Oferta da Formação Continuada e suas nuances, como os indicadores de aprendizagem dos alunos. Possui natureza quanti-qualitativa e é parte das pesquisas que alimentam o “Observatório dos Indicadores de Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco (OBSERVE-TSSF)”, com o objetivo de levantar e analisar as informações dos 02 (dois) municípios, bem como sugerir algumas proposições no que se refere às lacunas encontradas nos indicadores de formação e Adequação da Formação dos profissionais das redes com as áreas em que atuam. Os resultados indicam que, mesmo reconhecendo a complexidade dos processos do ensino e da aprendizagem, atravessados por fatores diversos como o social, econômico, biológico, cultural etc., a garantia da Oferta da Formação Continuada como direito e atualização permanente dos docentes influencia positivamente no desempenho da aprendizagem e quando esse direito é negligenciado, o impacto se dá negativamente no desempenho dos estudantes. Assim, os resultados podem auxiliar na definição de políticas públicas, contribuindo para a melhoria da educação nos municípios pesquisados e nos demais que compõem o TSSF.