Teses e Dissertações não defendidas na UNEB
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações não defendidas na UNEB por Orientador "Arapiraca, Mary de Andrade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistórias de leitura na terceira idade: memórias individuais e coletivas(Universidade Federal da Bahia, 2005-04-15) Silva , Ana Lúcia Gomes da; Arapiraca, Mary de Andrade; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Moura, Ana Célia ClementinoEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo as histórias de leitura na 3a idade: memórias individuais e coletivas, cuja problemática delineada foi a investigação da formação leitora desses sujeitos, bem como sua relação com a leitura/manifestações textuais, a partir das reminiscências ambiências de leitura/experiência de vida e testemunho oral. A pesquisa teve como “locus” o Centro de Convivência do Idoso–Jacobina/BA. A metodologia adotada foi o tipo etnográfico, tendo como fundante os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de coleta/análise dos dados, entrevistas abertas e/ou aprofundadas, práticas leitoras, como círculo de leitura e contação de história, utilizando, também, fitas VHS e observação-participante, de forma a apreender o máximo possível das memórias, narrativas e fabulações dos sujeitos-leitores envolvidos em diferentes situações analisadas, na perspectiva “interpretativa” da Análise do Discurso. O resultado do trabalho traz as histórias de leitura da 3a idade jacobinense, suas memórias pessoais, coletivas e oficiais imbricadas, os diferentes efeitos de sentido, bem como, o perfil dos leitores da 3a idade, suas ambiências de leitura e contribuições deste público leitor concreto e singular, para a formação do leitor ativo e includente e seus reflexos na comunidade onde estão inseridos, bem como nas Instituições Escolares/Academias.
- ItemHistórias de leitura na terceira idade: memóriasiIndividuais e coletivas(Universidade do Estado da Bahia, 2005-04-15) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Arapiraca, Mary de Andrade; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Moura, Ana Célia ClementinoEste trabalho teve como objeto de estudo a história da leitura na terceira idade: memórias individuais e coletivas cuja problemática era a pesquisa da formação de leitura desses leitores, bem como suas relações com a leitura/produção textual, das memórias/ambiente de leitura/experiência de vida e testemunho oral. A pesquisa teve o "Centro de Convivências do Idoso - Jacobina/Bahia" as "locus". A metodologia aplicada era do tipo etnográfico que tinha como base os estudos de Antropologia usando alguns instrumentos de coleta, como: análise de dados, entrevistas abertas, práticas de leitura como círculo de leitura e narrativa. Fitas de vídeo e práticas de observação também foram usadas para obter o máximo possível das memórias relativas e histórias dos leitores que estavam envolvidos em diferentes situações analisadas na perspectiva "interpretativa" da Análise do Discurso. O resultado do trabalho mostra a história da leitura da terceira era dos cidadãos jacobinas, suas memórias pessoais, coletivas e oficiais imbricativas, os diferentes efeitos dos sentidos, bem como o perfil dos leitores da terceira idade e seus ambientes de leitura. Também apresenta contribuições desses leitores singulares e concretos para a formação dos leitores ativos e inclusivos e suas consequências na comunidade onde eles são inseridos, bem como em Instituições Escolares/Academia.