Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas por Orientador "Silva, Eliane Brito"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos do ensino de História no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes (1997-2001)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Paixão, Carlos Mateus Santos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia SantanaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história ensinada no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes, no período que corresponde os anos de 1997 a 2001. A escola encerrou suas atividades no ano de 2009, mas sua extinção ocorreu no ano de 2010. Esta pesquisa se orienta pela necessidade de compreender aspectos da cultura escolar, com ênfase no ensino de História, considerando a historicidade das práticas escolares. Nesse contexto, esse período foi marcado por mudanças significativas nas políticas educacionais que afetaram a estrutura do currículo escolar, criando uma dinâmica para a escola e para o conteúdo histórico ensinado, influenciado pelas desigualdades educacionais e pela participação crescente do setor privado na educação.
- ItemOlhares dos professores de história sobre a formação continuada(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Santos, Joselita Leal dos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia Santana; Santos, Maricélia OliveiraO presente trabalho estuda a formação continuada de professores de História do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito. Participaram da pesquisa sete professoresque atuam na educação básica. Procuramos compreender como os professores avaliam os cursos de formação continuada no trabalho docente e que impacto esses cursos produzem em suas práticas pedagógicas. Os cursos de formação continuada atendem as suas necessidades? Que leitura faz dos programas de formação continuada que lhes são oferecidos e por que vemos tão poucas mudanças nas práticas de ensino? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, visando compreender as experiências e percepções dos professores acerca da formação continuada. O estudo revela a necessidade de reconfigurar os programas de formação, tornando-os mais contextualizados, reflexivos e alinhados às demandas reais dos docentes e de suas escolas.
- ItemViolência simbólica no contexto escolar: percepções de uma professora e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na cidade de Alagoinhas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Santana, Mirian Oliveira; Silva, Eliane Brito; Conceição, Ana Paula da Silva; Sant’Ana, Ananci Carneiro deO presente trabalho tem como objetivo compreender como a violência simbólica é exercida no contexto da sala de aula. Nesse sentido, buscou-se evidenciar o contexto histórico da violência no processo de ensino e aprendizagem e analisar a concepção de violência simbólica no contexto escolar, observando a relação entre docente e estudantes. A questão norteadora desta pesquisa foi: Como a violência simbólica está inserida no ambiente escolar, na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adota a etnografia e observação participante, questionários e entrevistas como estratégia de coleta de dados. Dialogamos com Paulo Freire (1994, 1996, 2005), Marilena Ristun (2010), Leila Marla Ferreira Salles (2008), Vitor Fonseca (2016), Bernard Charlot (2002), Elis Palma Priotto, Lindomar Wessler Boneti (2009), dentre outros. Os resultados mostraram que os alunos e professora vivenciaram e convivem com situações de violência escolar - física, verbal, simbólica geradas no ambiente escolar e familiar. Além disso, demonstram as estratégias de prevenção, combate e enfrentamento da violência protagonizada pela escola e pela professora.