Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador por Orientador "Dias , Josemeire Machado"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência do design de interface na experiência do usuário em bancos digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Azevedo , Scheilla Santana de; Dias , Josemeire Machado; Sampaio , Marcus Vinícius Cordeiro; Factum, Ana Beatriz SimonO presente projeto dedica-se a abordar a influência do design de interface na experiência do usuário em aplicativos bancários, utilizando conceitos e normas da usabilidade para produtos digitais. O avanço constante das tecnologias trouxe grandes mudanças para o cenário mundial nos últimos anos, seja com a implementação de funcionalidades específicas em sistemas já existentes, seja de forma indireta, influenciando a forma como os indivíduos interagem. Na área financeira, até então considerada como tradicional e burocrática, os incentivos tecnológicos foram vislumbrados de forma gradual e sensível em comparação com outras áreas cuja incorporação da tecnologia representou uma ruptura drástica com um modelo tradicional. A mudança expressiva do segmento financeiro foi notória, entre outros aspectos, pela consolidação das fintechs e bantechs no contexto social, no sentido de atender aos anseios dos usuários insatisfeitos com o modelo de produtos e serviços ofertados, pouco alinhados à nova dinâmica vivenciada pelos clientes. Nessa perspectiva, as novas instituições financeiras passam a colocar o usuário no centro do processo de desenvolvimento para que assim, fosse possível entender as suas necessidades e desenvolver melhores produtos. Partindo dessa premissa, juntamente com o estudo sobre os conceitos de interface, experiência e usabilidade, foi realizada a inspeção da usabilidade com o método da avaliação heurística seguindo critérios de Nielsen no aplicativo da bantech Digio, o que constituiu um dos objetivos específicos do projeto.
- ItemDesenvolvimento do site do curso de design na uneb: uma experiência colaborativa com alunos e professores do curso.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Lyra , Breno Palmeira de Britto; Dias , Josemeire MachadoO presente trabalho de conclusão de curso consiste na concepção de um protótipo para um portal de informações do curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, com o objetivo de facilitar a veiculação das informações sobre o curso de Design e as suas possibilidades, bem como formar uma comunidade acadêmica mais informada e com mais opções. Para esse projeto, foi aplicada a metodologia do Diamante Duplo, com suas quatro etapas: descobrir, definir, elaborar e entregar. O processo se deu através da pesquisa das dores e entendimento do problema, benchmarking, levantamento e compilação de dados para insights, criação de wireframes e telas em alta fidelidade. Nesse projeto, surgiu a necessidade de aplicar conhecimentos de design de experiência do usuário, design de interfaces e design emocional. Assim, apresentamos como resultados da pesquisa um protótipo de um portal de informações sobre o curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, levando em conta as necessidades mapeadas com a comunidade de alunos.
- ItemKanguru: aplicativo para atlética do DCET da Universidade do Estado da Bahia - UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Nascimento , Mayana Santos do; Dias , Josemeire MachadoO presente trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração do redesign de logo e concepção de um protótipo navegável de aplicativo móvel para Associação Atlética Acadêmica do DCET (Departamento de Ciências Exatas e da Terra) da UNEB, com o objetivo de elaborar uma ferramenta que otimize a relação da atlética com os estudantes universitários. No processo metodológico foi realizado o aprofundamento do problema, através de revisões bibliográficas, e para entender melhor o contexto foi realizada a análise de similares. A estratégia para projetar o aplicativo Kanguru foi baseada na metodologia de J. J. Garret (2011), que consiste em cinco planos: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície.