Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador por Orientador "Alves, Lynn Rosalina Gama"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGAMIFAPP: Arquitetura de framework para Gamificação de aplicativos móveis.(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-06) Factum, Rafael Oliveira; Alves, Lynn Rosalina Gama; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre RafaelCom o crescente número de aplicativos móveis nas lojas do Android (Google), Windows Store (Microsoft) e iOS (Apple) gera-se um aumento considerável na concorrência entre empresas, startups e desenvolvedores autônomos. A partir desse aumento de concorrência surge a necessidade de definir um fator diferencial nos aplicativos que possa manter os usuários motivados a continuarem usando-os além de aumentar a fidelização deles. Uma discussão emergente nos últimos anos é o de gamificação, uma técnica de aumento de motivação de usuários a partir do uso de técnicas de design de games. Esse novo domínio de conhecimento abre novos horizontes para formas de aumentar a fidelização de usuários de aplicativos móveis e gerar novos diferenciais importantes entre aplicativos. A partir de revisão da literatura percebeu-se a necessidade de criação de artefatos reutilizáveis para implementação de gamificação em aplicativos móveis. Desta forma propõe-se neste trabalho a modelagem de um framework para produção de aplicativos gamificados voltados para a plataforma Android, criando assim uma ferramenta de reuso de código capaz de dar suporte ao desenvolvimento de aplicativos gamificados de forma mais robusta. Somado a isso, se faz também um estudo de como aplicar a gamificação no design do aplicativo. Para validar esse modelo de framework apresenta-se a implementação de componentes centrais do modelo e a utilização destes na refatoração de duas aplicações, Click me! e Movie List
- ItemGuardiões da floresta: criação de métricas com fins educacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-08) Santos, Lucas Lisboa dos; Alves, Lynn Rosalina GamaA presente pesquisa objetiva investigar como desenvolver métricas que possam contribuir para o percurso do jogador em jogos voltados para espaços de aprendizagem formais. Assim, nosso objetivo é criar métricas que atuem como indicadores nos cenários pedagógicos para fazer devidas inferências e conclusões com os dados obtidos. Para tanto foi realizado um estudo da ferramenta computacional Ludens, entrevista com pedagogos que atuam no Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais, criação, implementação e testagem dos indicadores criados mediante a interação com o jogo Guardiões da Floresta. A validação das métricas foi realizada com um grupo de crianças na faixa etária de 8 a 11 anos de uma escola privada, no bairro do Imbuí na cidade de Salvador. O resultado da pesquisa aponta que: os jogadores não apresentaram muitas dificuldades no que se refere à coordenação viso-motora e orientação espacial. Esses dados poderiam subsidiar o processo desenvolvimento nos seguintes aspectos: modificações relacionadas ao gameplay, na interface, no nível de dificuldade do jogo e na reestruturação das consignas do jogo. Desta forma o objetivo proposto de avaliar a interação do jogador e as dificuldades em avançar no jogo foram alcançadas. As habilidades cognitivas como: coordenação viso-motora e orientação espacial foram investigadas em cada métrica, registrando onde os jogadores apresentavam maior dificuldade. A pesquisa irá contribuir para a criação de métricas relacionadas com jogos com fins educacionais e seu desenvolvimento.