Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Alves, Érica Valeria"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLudicidade na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Correia, Elizete Simas; Alves, Érica Valeria; Ferreira, Janeide M.; Santana , Claudia Sisan Silva deO presente estudo teve como objetivo geral refletir sobre a influência da ludicidade na aprendizagem das crianças na Educação Infantil e objetivos específicos caracterizar a Educação Infantil enquanto etapa inicial da Educação Básica; apresentar as principais contribuições teóricas acerca da aprendizagem na infância; compreender o que é e quais as principais características da atividade lúdica. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto, fundamentou a Educação Infantil como etapa inicial da Educação Básica e suas principais demandas. Recorreu a autores como Piaget, Vygotsky e Wallon para entender a aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir de então, apresenta a ludicidade como um recurso que favorece tal desenvolvimento nessa etapa da escolarização. Na finalização do trabalho conclui que, embora não sejam apresentadas todas as formas de utilizar o lúdico na educação, este é um indicativo de como pode ser feito a partir das tarefas existentes e dos desafios que são encontrados no cotidiano da Educação Infantil. Ainda, que entender o perfil das crianças e como elas aprendem é um passo significativo para transformar as aulas em um momento de criatividade e participação dos alunos.
- ItemOs desafios da docência no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-11) Soares, Evelin Sousa de Araújo; Alves, Érica Valeria; Oliveira, Rosemary Lapa de; Conceição, Ana Paula Silva daEste trabalho de conclusão de curso buscou respostas para a questão de: como as metodologias ativas podem contribuirpara a construção do saber matemático nos anos inciais do ensino fundamental? Teve como objetivo geral analisar as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagemde matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa escolhida foi a revisão de bibliográfica e como fundamentação teóricaalgumas obras de Paulo Freiree outros autores que relacionavam as metodologias ativas com a educação matemática. Com a análise das referências analisadas foi possível sugerir que as metodologias ativas contribuem para a aprendizagem de matemática por estudantes dos anos iniciaisdo Ensino Fundamental, além de dar mais autonomia ao estudante, tornando essa aprendizagem mais significativa, em função da abordagem mais contextualizada, que considera a etapa de desenvolvimento dos estudantes.
- Item“Projeto dona Maria”: um relato de experiência de uma abordagem estratégica e lúdica de intervenção em educação e saúde no grupo de hiper-dia na unidade de saúde da família Raimundo Agripino(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-04) Andrade , Valéria Guimarães; Alves, Érica Valeria; Santana, Cláudia Sisan Silva de; Brasil, Sandra AssisO presente estudo teve como tema educação em saúde, baseado no relato de experiência do projeto intitulado como “Dona Maria”, realizado no grupo de trabalho com pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados na Unidade de Saúde da Família Raimundo Agripino no bairro de Sussuarana, em Salvador - BA. Essa atividade tem como proposta melhorar a qualidade de vida desses usuários, promovendo uma experiência criativa e lúdica, auxiliando na vida de pessoas que, por conta de comorbidades, se afastam de seu meio social. Nesse sentido se justifica a relevância da investigação centrada na promoção da educação e da saúde como parceiras, interligadas como ferramentas capazes de promover o bem-estar e o sentimento de pertencimento dessas pessoas que buscam, acima de tudo, uma melhora em suas condições de vida. O trabalho fundamenta os termos saúde, educação e ludicidade, estabelecendo relação entre eles por meio do conceito de saúde-ensino como proposta para reafirmar a importância de uma educação-formação permanente na área de saúde. Contribuem para essa fundamentação Freire (2009; 2015), Luckesi (2000), Moacyr Scliar (2007), dentre outros autores, além de documentos do Ministério da Saúde e da LDB. O estudo conclui que a junção do binomio educação/saúde, pode ser uma grande aliada no desenvolvimento tanto dos profissionais envolvidos quanto dos usuários.