Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDança afro-brasileira como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta pedagógica para a Escola Valtenci Rocha Levi.(2015-11-12) Silva, Geisa Alves da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoEssa monografia vem ampliar as pesquisas e discussões acerca da dança de matriz africana no espaço escolar. Essa temática vem promovendo inúmeras discussões a respeito dos benefícios físicos e sociais que a dança afro-brasileira promove no alunado, bem como à sociedade como um todo. Utilizamos a abordagem qualitativa tendo como base teórica a pesquisa bibliográfica, tomando como referência alguns textos e artigos. Nesse sentido, o objetivo proposto é o de investigar, por meio de intervenções, as implicações da dança afro-brasileira como conteúdo das aulas de educação física escolar, embasando-se na lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisaação, realizada no período de 13/06 à 12/09/2015, na Escola Valtenci Rocha Levi da cidade de Uibaí-BA. Participam, enquanto sujeitos da pesquisa cerca de 20 alunos na faixa etária entre 13 e 14 anos, entre meninos e meninas, valendo-se como instrumentos para coleta de informações, relatórios de campo e questionários, aplicados antes e após as intervenções. Constatando-se a compreensão dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, e a importância da sua inclusão como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, sendo este um valioso instrumento de ação pedagógica que podemos utilizar para promover o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira dentro da escola.
- ItemA dança afro-brasileira como proposta pedagógica na escola Malê Debalê.(2013-11-11) Souza, Haialla Pereira de; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Amorim, Angelo MaurícioEssa monografia foi produzida no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tem como problema investigativo: de que maneira o conhecimento da dança Afro-Brasileira está inserida na Escola Municipal Malê DeBalê? Como hipótese, reconhecemos que a dança Afro-Brasileira se trata de um conteúdo que, para ser devidamente inserido no cotidiano das aulas, precisa de profissionais qualificados para ensiná-la desde a sua história aos movimentos corporais. A pesquisa tem como objetivos identificar, dentro do projeto político pedagógico, a concepção curricular da dança Afro-Brasileira na E.M.M.D e analisar a prática pedagógica do conhecimento da dança Afro-Brasileira na mesma. O tipo de pesquisa realizada foi documental, abordando estudo de caso e teve como fundamentação teórica principal BARRETO (2008); NANNI (2008); RANGEL (2002). A pesquisa desenvolvida nos garantiu reconhecer de que forma o conhecimento da dança Afro-Brasileira está inserido na Escola Municipal Malê DeBalê.