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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Figueiredo, Joabson Lima"
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- ItemIlé Èkó ti Imò: aprendizagem e preservação da língua iorubá no terreiro Ilê Axé Alá Kirij(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-10) Oliveira , Roseneide Passos Vitório de; Figueiredo, Joabson Lima; Sales, Cristian Souza; Serpa, Luís Felippe Santos PerretEsta pesquisa trata do processo de difusão de saberes e aprendizagens constituídas no espaço do Terreiro de Candomblé, uma religião de matriz africana, cujos ensinamentos e práticas religiosas resultam de um contexto histórico oriundo de diversos grupos étnicos e suas heranças linguísticas, sendo estes trazidos de África a partir do processo operativo escravocrata. A partir desse panorama, a pesquisa tem como cerne a investigação acerca das formas de aprendizagem e preservação da língua iorubá em um Terreiro de Candomblé, o qual tem seus princípios ritualísticos pautados na “nação” Ketu. Então, a questão da pesquisa indagou: Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem do iorubá e suas práticas educativas no cotidiano do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Alá Kirij? Diante dessa inquietação traçou-se como objetivo geral analisar o processo de aprendizagem do iorubá entre membros do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Alá Kirij. Visando reflexionar sobre o universo do Candomblé a pesquisa se embasou principalmente nos estudos de autores que dialogam acerca do tema como: Caputo (2012), Castro (2005; 2011), Carneiro (1948), Kileuy; Oxaguiã (2009), Lima (1976), Lody (1987), Mattoso (1992), Munanga (2004), Oliveira (2011), Parés (2018), Prandi (2003; 2005), Pinto (2013), Reis (2016), Rodrigues (2010) Rufino (2019), Santos (2010), Santana (2021), Sodré (2019), Silveira (2006), dentre outros. Enquanto trajetória metodológica elegeu-se a pesquisa qualitativa por contemplar um percurso subjetivo, não havendo a necessidade de quantificar dados, trazendo o viés interdisciplinar da História Cultural em associação com a História Oral, além da etnografia, ao ligar diretamente o pesquisador com o objeto pesquisado. Para isso, foi utilizado como técnicas e instrumentos de pesquisa a observação participante e coleta de depoimentos orais a partir das entrevistas semiestruturadas, realizadas com membros do Ilê Axé Alá Kirij, dos mais velhos aos mais novos em idade de santo, a partir da participação efetiva e relação com o iorubá no espaço do Terreiro observado. A investigação constatou que a aprendizagem da língua iorubá é um elemento essencial para cultuar os orixás na referida comunidade religiosa, as quais ocorrem a partir de uma dinâmica diversificada, em atividades cotidianas próprias de ritos e rituais, onde os vários momentos vividos no Terreiro são aproveitados para aprender o idioma constituindo-se em uma forma de preservar a cultura religiosa herdada dos nossos ancestrais. Por fim, possibilitar o entendimento de que os Terreiros compõem-se em espaços de ensino não formal, que se difere da educação formal que ainda faz uso de currículos partindo de uma perspectiva eurocêntrica é reconhecer que o Terreiro de Candomblé é local que propicia a agregação de conhecimentos, valores como humildade, respeito e fé, sendo base para difusão e perpetuação da língua iorubá enquanto herança ancestral.
- ItemO jovem quilombola na Comunidade dos Morenos: conflito de identidade em uma discussão com a alteridade social.(2022-12-29) Oliveira, Marisa Barbosa de; Figueiredo, Joabson Lima; Souza, Álvaro César Pereira de; Sampaio, Moisés de Oliveira Sampaio; Bomfim, Urbano Félix Pugliese doEsta dissertação reúne dados da pesquisa de campo e estudos teóricos sobre identidade e alteridade, uma reflexão acerca do sentimento real de homens e mulheres negras da comunidade remanescente de Quilombo. As crises identitárias dos jovens habitantes da Comunidade Renascimento dos Negros, também conhecida como Os Morenos, situada na cidade de Iraquara-BA, fazem parte de um contexto sócio-histórico que envolve questões de cultura, identidade e memória, correlacionadas a uma segregação social e associados a pontos sensíveis da história referente a etnia afro-descendente. Essa análise aprofunda estudos sobre o convívio em uma sociedade com alteridades socias diferentes, em constantes transformações, e os possíveis conflitos de identidades causados por essa convivência. Nessa pesquisa, os estudos possuem o papel de colaborar com o processo de entendimento de questões como: alteridade, conflitos de identidade, desigualdade, o poder do branco, o papel das políticas públicas, racismo, entre outros aspectos que serão explorados nesta dissertação, com análise de pensamento de escritores/pesquisadores como: Almeida (2021), Bauman (2001-2005), Gomes (2015), Gomes (2019), Haider (2019), Hall (1992 e 2006), Halbwachs (1990) Lévinas (1997),Nascimento (2019), Pollak (1992), Thompson (1998), entre outros.