Bacharelado em Arqueologia - DEDC8
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Navegando Bacharelado em Arqueologia - DEDC8 por Orientador "Cardoso, Salomão David Vergne"
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- ItemA paisagem na arqueologia: um estudo sob a perspectiva fenomenológica(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Silva, Janaína Souza; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonide de Souza; Carvalho, Admilson Freire deA Arqueologia da Paisagem trata-se de uma área da arqueologia voltada para a análise de contextos paisagísticos que apresentem modificações antrópicas. Diante das crescentes discussões a respeito do estudo da paisagem voltada para o campo arqueológico, torna-se imprescindível compreender como o contexto paisagístico pode dá subsídios para o estudo da composição dos sistemas culturais e consequentemente seu funcionamento voltado para as questões de subsistência e os aspectos simbólicos das sociedade. Este estudo apresenta os conceitos da corrente filosófica da Fenomenologia, sendo por meio desta definido os conceitos de lugar, espaço e paisagem, ainda dentro desta ótica pretende-se compreender o envolvimento da paisagem na ciência arqueológica. A pesquisa está pautada em estudos bibliográficos apresentando um caráter descritivo. Por meio do estudo realizado pode-se verificar que a Paisagem possui sua própria essência, assim como o ser pode adquiri-la por meio das experiências, essas experiências irão interferir no modo como a paisagem é observada, partindo dessa concepção, pode-se perceber que o observador deve compreender que seu olhar está carregado de seus próprios fenômenos, logo para entender a paisagem precisa-se ir além do visível, utilizando-se das percepções e dos sentidos.
- ItemA pré-história no contexto histórico do rio do sal: refletindo sobre o espaço ocupado(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Nascimento, Maria do Socorro Araújo; Cardoso, Salomão David Vergne; Oliveira, Fátima Cristina da Silva; Vergne, Maria Cleonice de SouzaA importância de sítios no nordeste brasileiro com diferentes abordagens são os primeiros esforços na localização e estudo das raízes da história da ocupação brasileira e da busca de provas no tocante a antiguidade da ocupação. Por tudo isso, novos estudos e contexto tem surgido no campo arqueológico para elucidar a ocupação de povos pré-históricos, sua origem, seus costumes, suas tradições, seu modo de vida e organização social. Muitas interrogações ainda existem, porém diversas marcas deixadas por essas populações servem de pistas para o aprofundamento das pesquisas. Como o objetivo desta pesquisa é o de analisar o surgimento de novas hipóteses sobre a história da ocupação humana no território nordestino, em especial no Povoado Rio do Sal, cidade de Paulo Afonso/BA, situando a mesma dentro desta discussão que tem na sua essência um debate histórico que surge como uma abordagem voltada para o estudo da ocupação humana no Brasil é relevante pontuar os diversos sítios, estudados por arqueólogos da equipe da professora Dra. Maria Cleonice de Souza Vergne e demais profissionais envolvidos, que na atualidade buscam respostas para os seus questionamentos mediantes marcas deixadas.
- ItemArqueologia das religiões: cristianismo e sua evolução histórica, do protestantismo ao pentecostalismo(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Oliveira, Weldson Luis de; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Carvalho, Admilson Freire deEsta pesquisa que tem como tema: Arqueologia das religiões: Cristianismo e sua evolução histórica: do Protestantismo ao Pentecostalismo, analisa o Cristianismo do ponto de vista do seu desenvolvimento histórico. Traçando a trajetória do mesmo dos primórdios da Era Cristã até o surgimento do Pentecostalismo. Considerando os períodos intermediários Patrístico e o da Reforma Protestante. Nesta abordagem, enfatizamos a evolução do Cristianismo, considerando seu surgimento, desenvolvimento, propósito e influência. Bem como, descrevemos as etapas vividas pela religião cristã até chegar a Reforma Protestante e o surgimento do Movimento que ficou conhecido na história como Pentecostalismo. Considerando a sua importância, principais características e seus mais notáveis expoentes que marcaram a história de forma incomum e fizeram com que pudéssemos ter um novo olhar sobre a história cristã. Assim, compreenderemos de forma mais ampla os aspectos históricos que fizeram do Cristianismo, inegavelmente, uma das maiores influências religiosas de todos os tempos. Forma religiosa essa, que vem sendo abraçada por cristãos no mundo todo, dada a sua relevância e importância histórica-social-espiritual. Para o embasamento teórico foram pesquisados diversos autores, os quais destacamos: Altmann (1994), Aquino (1980), Blainey (2012), Cairns (1988), Champlin (1991), Elwell (2003), Freston (1994), González (1986), Lopes (1955), Nichols (1985), Oliveira (1988). Este trabalho possui abordagem qualitativa de caráter descritivo. A investigação compreende pesquisa bibliográfica. Sendo assim, justificase o tema escolhido, pelo fato do mesmo trazer a lume a importância histórica desse acontecimento que vem se fundamentando ao longo destes mais de vinte séculos – enquanto fator histórico relevante para o nosso conhecimento. Por meio da pesquisa compreendemos melhor o desenvolvimento histórico do Cristianismo. Uma história marcante e relevante do ponto de vista de sua influência e ação libertadora quanto ao que cremos e confessamos, e que estudá-la, considerando os seus períodos, faz com que entendamos a mesma como uma história em devir.
- ItemArqueologia patrimonial: o uso dos mangás na educação patrimonial(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-18) Souza, Renato Natan Ferreira; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Cardoso, Manuella Maria VergneO seguinte trabalho aborda características e conceitos da Educação Patrimonial/EP como um instrumento eficaz na disseminação da arqueologia, além disso, a pesquisa conceitua e faz um remonte histórico do surgimento dos Mangás e como ele pode contribuir, principalmente para o conhecimento da ciência arqueológica para crianças, jovens e adultos. O objetivo deste estudo é definir os conceitos gerais dos mangás japoneses, fazendo um remonte cronológico de sua origem. Além disso, observaremos como a ferramenta pode contribuir para a propagação da ideia de Educação Patrimonial. Partindo desse princípio, foi estruturada com objetivo especifico a análise das atuais ferramentas usadas pelas ações educacionais no campo da arqueologia, definir os conceitos do mangá, pontuando os mais diversos estilos, determinar a relação entre Educação Patrimonial e Arqueologia e traçar uma proposta de cartilha. A metodologia utilizada consistiu em um levantamento bibliográfico fundamentada em livros, artigos, dissertações, entre outros documentos que estruturou a pesquisa. Conclui-se que as ações educacionais no trabalho da ciência arqueológica são um dos processos mais importante para a preservação e valorização do Patrimônio Cultural e nesse sentido, a utilização de ferramentas e método para chegar nesse resultado são variadas e eficazes, todavia, por serem atividades pontuais, a assimilação do conteúdo e a noção de pertencimento pode ser um pouco perdida logo após a conclusão do ato.
- ItemComo a história da flauta exemplifica a história da música(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Araujo, Giusepe Augusto; Cardoso, Salomão David Vergne; Cardoso, Manuella Maria Vergne ; Verne, Maria Cleonice de Souza; Carvalho, Admilson Freire deDesde o início, o homem foi atento o suficiente para sobreviver, esperto o bastante para criar, inteligente o suficiente para se adaptar e aperfeiçoar; mas quando questionamos a habilidade artística e a colocamos num quadro de inteligência X antiguidade X arte, o homem se torna limitado, burro e ritual. Reconhecemos e exaltamos sua incomparável habilidade de fazer ciência, de adaptar-se ao meio, mas expurgamos do nosso passado que o homem foi tão sábio quanto criativo nas artes. A criatura homem, sobreviveu, evoluiu, gritou, mordeu, comeu, imitou, cantarolou e no fim falou; a criatura homem, observou, aprendeu, replicou, aperfeiçoou e só então criou; a criatura homem, aprendeu, sorriu, chorou, lutou, matou e morreu, conquistou e foi conquistado, para só então tornar-se humano. Enquanto homem, admirou o canto dos pássaros, o som da chuva e o silencio da noite e desesperadamente ele imitou, criou instrumentos e fez música. Na música fez do canto dos pássaros seu canto primordial, e da flauta seu elo perdido, criado, replicado, aperfeiçoado e modificado; em diferentes eras o homem se fez arte junto a flauta, no que hoje chamamos de países, temos, mesmo que negados os mais diversos sons, de variados timbres e formatos, para as mais diversas etnias e funções; temos música, o canto das aves ensaiado em flautas, temos nossa conexão com o passado, disfarçada de brinquedo, de ritual ou simplesmente de diversão. O homem vem ouvindo música, a flauta segue fazendo música e o homem, deve reconhecer que andamos juntos, a mais tempo do que podemos imaginar.