Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Lima, Carmen Lúcia Castro"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA percepção dos stakeholders sobre o turismo cultural em Canudos-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-24) Almeida , Diego Abreu de; Messias , Manuela dos Reis; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosEste trabalho buscou identificar na percepção dos stakeholders, atores sociais envolvidos com o turismo cultural em Canudos-BA, os pontos positivos e negativos da atividade turística nesta localidade, as potencialidades e limitações para o desenvolvimento do turismo cultural na região, bem como suas sugestões para solucionar os problemas existentes e para que a atividade turística no local seja aperfeiçoada. Para a coleta de informações, utilizou-se pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionários e entrevistas. Entrevistou-se os stakeholders locais, representantes do poder público, empresários, gerentes de pousadas e hotéis, monitores de turismo, pessoas que trabalham nos atrativos turísticos, membros de sindicatos e associações. Destacaram-se como benefícios acarretados pelo turismo, a valorização do patrimônio e a geração de emprego e renda. As ações sugeridas para desenvolver o turismo são: o investimento na infraestrutura básica, a qualificação dos profissionais, e mais participação da população. É necessário que os stakeholders atuem de forma integrada para conseguir melhores resultados para a comunidade de Canudos-BA.
- ItemA possibilidade da revitalização turística da Lagoa do Abaeté em Salvador, Bahia: discussão sobre o papel do grupo “as Ganhadeiras de Itapuã"(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Santana, Aila Conceição de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Sá, Natália Silva Coimbra de; Queiroz, Lúcia Maria Aquino deConhecida por sua áurea misteriosa e encantadora, pela natural beleza, de água escura, alvíssima areia e grandiosas dunas que despertam deslumbramento, pelo seu território gigantesco, pelo sincretismo religioso que a circunda e a torna sagrada. Por ter sido berço de tradições e importantes manifestações culturais, inspirando criações de músicas, poemas e demais demonstrações artísticas, a Lagoa do Abaeté está situada no bairro de Itapuã na cidade de Salvador, no estado da Bahia e no Brasil. Respeitada pela sua imensidão religiosa, é tida como a morada da divindade Oxum. Esse trabalho busca estudar a viabilidade da reestruturação e revitalização turística da Lagoa do Abaeté na cidade de Salvador, Bahia, tendo como principal foco o grupo musical “As Ganhadeiras de Itapuã” e a sua atuação, influência histórica, cultural e turística para a localidade. Grupo que nasceu em Itapuã e inspira-se no Abaeté. Este leva para o Brasil, por intermédio do samba de mar aberto, a história e vivência antiga desses lugares e da vida de ganho que diversas mulheres escravizadas tinham antigamente na localidade. Dessa forma, a metodologia do trabalho consiste em sua natureza a pesquisa básica, enquanto o método de abordagem foi utilizado o método dedutivo. Os métodos de procedimento utilizados foram três sendo eles o histórico, o qualitativo e o estudo de caso. Sendo então concluído que existem dezenas de entraves que acabam limitando a revitalização turística da Lagoa do Abaeté apenas utilizando como alicerce a atuação do grupo.
- ItemAcessibilidade para pessoas com deficiência visual na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Fernandes, Jaiza Costa Azevedo; Oliveira, Lais Apomplo de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior , José Veiga; Vieira, SaleteA acessibilidade é um assunto bastante discutido atualmente pela sociedade. No entanto, pessoas com deficiência, especificamente deficiência visual, encontram diversos obstáculos na visitação de monumentos e/ou nas instalações de equipamentos culturais, por falta de acessibilidade e adaptações apropriadas. A presente pesquisa tem como tema ‘Acessibilidade para deficientes visuais na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/Ba’. Possui como objetivo caracterizar a acessibilidade para deficientes visuais na Arena Fonte Nova. Por ser um equipamento cultural bastante utilizado na cidade de Salvador e totalmente adequado para esta pesquisa, sendo o ponto de partida para despertar o interesse na elaboração de novas pesquisas e pode tornar-se sugestivo para melhorias de equipamentos culturais no que se referem ao atendimento as pessoas com deficiência visual. O método utilizado baseou-se em pesquisa básica, bibliográfica, documental, estudo de caso, qualitativa, descritiva, exploratória e dedutiva. Como principal conclusão, a pesquisa identificou que a Itaipava Arena Fonte Nova se encontra parcialmente acessível para os deficientes visuais, carecendo de pequenas adequações.
- ItemBaianidade, imagem e as políticas públicas de turismo: uma análise dos PPAS da Bahia e Salvador de 2016 a 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-27) Mastrangeli , Flaminia; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José Veiga; Sá, Natália Silva Coimbra de; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho consiste em analisar de que forma o conceito de baianidade é utilizado pelas políticas públicas da Bahia e de Salvador, com intuito de alavancar a atividade turística. A análise é feita por intermédio da leitura dos Planos Plurianuais vigentes em 2019, do Estado e do Município. A pesquisa desenvolvida analisa o conceito de cultura, identidade cultural, imagem e turismo cultural, que são tidos como pontos contextualizadores do trabalho, visto que o elemento norteador, a baianidade, que se refere a Salvador e ao Recôncavo, é uma construção identitária firmada por intermédio de instrumentos simbólicos e estéticos de uma localidade. Desse modo, é necessário conhecer a história e fases desse ethos do povo baiano, identificando o que influenciou e ressignificou o termo e analisando como é abordado nos discursos oficiais atuais. Para a elaboração deste estudo, a metodologia utilizada foi de base bibliográfica, descritiva, interpretativa e documental. Desse modo, a pesquisa se desenvolveu a partir de levantamento de dados já elaborados e análise de documentos oficiais, levando a conclusões preliminares que a baianidade ainda é estratégia oficial, presente nas ações dos gestores públicos, para promover a atividade turística.
- ItemJogos digitais e turismo na cidade de Salvador: possibilidades a partir dos e-sports e promoção turística 2017-2023(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Fontes, Matheus Guimarães; Ferreira, Stephanie Borges de Santana; Lima, Carmen Lúcia Castro; Moura, Juliana Santana; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues deCampeonatos que outrora eram considerados pequenos torneios promovidos pelos gamers nas famosas Lan Houses dos anos 2000, desdobrava-se mais tarde no conhecido e-sports, que trouxe possibilidades de ampliar o mercado de jogos e se transformou em um negócio bastante rentável, deixando explícito o seu potencial por meio da promoção de grandes eventos de e-sports, promovidos no Brasil e em outros países. Os jogos digitais vêm ganhando olhares de diversas áreas das ciências, como na educação, tecnologia, saúde e turismo, e a forma como tem se comportado na execução dos eventos de e-sports, desperta a atenção para a necessidade da relação benéfica que mantém com o segmento de Turismo de Eventos. O presente trabalho parte do ponto de como os jogos eletrônicos vem a contribuir para um turismo eficiente na cidade de Salvador. O objetivo deste é identificar as potencialidades dos e-sports na promoção do turismo em Salvador. Para alcançar tais estudos e resultados, foram utilizadas pesquisas, e entrevistas semiestruturadas com dois gestores de organizações que se relacionam ao tema, além de organizar eventos de esportes eletrônicos na cidade de Salvador, e um influenciador soteropolitano da comunidade gamer, com o objetivo de mostrar como é a visão do público que consome esse produto, relacionado ao turismo. Com este trabalho foi possível verificar com o auxílio das entrevistas realizadas se Salvador, de fato, pode compor um cenário competitivo de eventos de e-sports, chegando ao ponto em que a cidade, ao apresentar bons espaços e equipamentos disponíveis, podem sim contribuir com um cenário competitivo de jogos eletrônicos, entretanto este deve ser bem planejado em parceria com os setores público e privado.
- ItemMemorial Irmã Dulce: uma avaliação sobre o potencial turístico(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Braga, Ananda Barreto; Casaes, Camila Maria Santos; Souza, Emily Cordeiro de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dos; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho consiste em avaliar o potencial turístico e a importância do Memorial Irmã Dulce para o turismo religioso. A pesquisa desenvolvida elucida o conceito de turismo, que é uma atividade que tem várias áreas de atuação, uma delas é o segmento do turismo religioso, um dos principais pontos discutidos na contextualização do trabalho, já que a base do estudo científico é o Memorial Irmã Dulce, atrativo de cunho religioso, localizado no Largo de Roma, na cidade de Salvador. Para falar sobre esse objeto de estudo, se faz necessário conhecer a história de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, popularmente conhecida como Irmã Dulce, já que este memorial está fortemente intrínseco ao seu nome e à sua história, que é conhecida não só pela cidade de Salvador, mas também em todo país. Para a elaboração deste estudo, a metodologia empregada foi baseada nas pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, de campo e interpretativa. Desse modo, a pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de materiais já elaborados, observação do objeto de estudo, aplicação de questionários com turistas no memorial e realização de entrevistas com funcionários do Memorial Irmã Dulce e de órgãos públicos que atuam com o turismo tanto no estado da Bahia quanto na cidade de Salvador (Bahiatursa e Secult). A partir dos resultados obtidos e da análise do ambiente interno e externo da organização estudada, foi concluído que o Memorial Irmã Dulce é um vetor do turismo em potencial, devido a forte representatividade da figura de Irmã Dulce, que se destacou ainda mais desde a sua beatificação em 2011. No entanto, existem alguns limites que dificultam o desenvolvimento da atividade turística no local como, por exemplo, a insegurança e a ausência de meios de hospedagem e restaurantes no entorno do memorial.
- ItemO turismo cultural como vetor de desenvolvimento no município de Itaparica-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-24) Santos , Anapaula Bonfim; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Santos, Tadeu Bello dosAtualmente o município de Itaparica dispõe de atrativos culturais não explorados pelo turismo. A cidade, com o passar dos anos, deixou de receber um grande número de turistas, fato que impactou na sua economia e no seu desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo analisar o Turismo Cultural como vetor de desenvolvimento no município de Itaparica/Bahia analisando os limites e as potencialidades. Abordando os conceitos e fazendo uma breve análise sobre o Turismo Cultural no mundo, faz-se uma discussão sobre turismo, cultura e desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com atores locais ligados à cultura, ao comércio, e ao Poder Público Municipal. Através dos dados coletados foi possível concluir que Itaparica tem grande potencial para desenvolver o Turismo Cultural, porém os problemas de gestão, de infraestrutura e de planejamento turístico dificultam o desenvolvimento desse segmento.
- ItemO turismo em Amargosa: possibilidades de novos produtos turísticos(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Silva, Alonso Barbosa da; Costa , Felipe Ferreira; Lima, Carmen Lúcia Castro; Pereira, Aliger dos Santos; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho analisa a festa do São João de Amargosa-Ba no ano de 2015, entendendo o turismo local como base, bem como avaliando sua sustentabilidade e possibilidade de diversificação. Para alcançar este objetivo foi necessário investigar como o turismo cultural e das festas populares se relaciona com a economia, destacando sua importância dentro da comunidade, avaliando como o turismo esta inserido na cidade e observando o impacto da festa de São João sobre a cidade e sua sustentabilidade na localidade. Assim, objetivou-se verificar como o evento junino está inserido na cidade de Amargosa e analisando os pontos críticos do modelo de turismo e suas possibilidades de diversificação na cidade. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fundamentada por metodologia do tipo etnográfica, privilegiando como instrumentos a amostra intencional não probabilística e entrevistas semiestruturadas. Os resultados das análises apontam que o turismo na cidade é realizado tendo apenas o seguimento cultural como atrativo, que é efetivado através da realização do evento da festa de São João. Almeja-se com os resultados apresentados a possibilidade de se criar estratégias de diversificação do turismo na cidade, sendo que o município possui patrimônio cultural e natural com potencial de atratividade turística. Um dos principais resultados obtidos foi a observação que o município de Amargosa-BA possui especificações necessárias para segmentação da atividade turística.
- ItemTurismo cultural em Salvador cidade criativa da música e das batalhas de rap(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Rodrigues, Jamile dos Santos; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José Veiga; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho, abordará a respeito das Batalhas de rap em Salvador. Cidade que recebeu o título de cidade criativa da música, em 2016, pela UNESCO. Sabendo da importância de Salvador para o turismo nacional e destacando a criatividade presente na musicalidade baiana, este trabalho tem por tema: TURISMO CULTURAL EM SALVADOR CIDADE CRIATIVA DA MÚSICA E DAS BATALHAS DE RAP. O objetivo do trabalho será descobrir a possibilidade das batalhas de rap como turismo cultural em Salvador. As batalhas de rap são manifestações espontâneas, de origens periféricas, relacionadas a cultura hip hop e que vem ganhando retumbância em todo o país. Com base nisso, a metodologia do trabalho caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, visto que a investigação não tratará de dados quantitativos. Aplicada, pois existe a pretensão da pesquisadora de criar um aplicativo para mapeamento de Batalhas de Rap em Salvador. Exploratória, por se tratar de uma pesquisa onde existe a necessidade de mais intimidade com os temas abordados nela. Será avaliada pelo método de abordagem hipotético dedutivo. A delimitação geográfica é a cidade de Salvador – Bahia – Brasil e a delimitação temporal é de 2018 a 2020. Os sujeitos da pesquisa são seis organizadores, de cinco diferentes batalhas de rap de Salvador. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento virtual por meio de contato por principalmente, WhatsApp, Facebook e Instagram com mc´s e organizadores das batalhas de rap da cidade. Além das entrevistas com os seis organizadores das cinco batalhas pesquisadas. As perguntas da entrevista, se destacam por investigar aspectos relacionados à batalha (histórico, organizadores, escolha do nome, fatores que motivaram a organização, público, etc). Assim como, investigar a presença de turistas nessas batalhas e se esses turistas seriam vistos como presenças bem-vindas nas batalhas de rap. Por meio da pesquisa, será possível verificar que para além das batalhas de rap serem de interesse da visitação dos turistas. Elas também surgem, como celeiros contemporâneos para artistas do movimento hip hop em Salvador. Conclui-se que, as batalhas de rap são para além de possibilidades para o turismo cultural, são manifestações com grande poder de intervenção social, educacional e que caracterizam as ruas contemporaneamente.