Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Brandão, Tiago Oliveira"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação da expressão de estro e taxa de concepção em multiparas nelore submetidas à protocolos de IATF associados ou não ao uso do GNRH.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Rezende, Eduardo Almeida; Brandão, Tiago Oliveira; SatelesConsiderando os desafios enfrentados na reprodução de bovinos de corte, especialmente devido ao anestro pós-parto e à variabilidade na manifestação de estro, destaca-se a importância de aprimorar os protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Objetiva-se, neste estudo, avaliar a taxa de concepção e a expressão de estro em vacas Nelore multiparas submetidas a protocolo de IATF com ou sem a aplicação do Hormônio Liberador de Gonadotrofinas (GnRH) no momento da inseminação. Para tanto, procede-se à condução de um experimento com 181 fêmeas multiparas da raça nelore e ECC >2,75, divididas conforme o grau de estro e o uso de GnRH, avaliando-se os dados por meio de análises estatísticas de frequência e teste do qui-quadrado. Desse modo, observa-se que o uso isolado do GnRH ou a manifestação de estro não foram, individualmente, significativos para a taxa de prenhez. No entanto, a associação entre baixo grau de estro e uso do GnRH resultou em aumento expressivo da taxa de concepção (75,0%), revelando significância estatística (p = 0,026). O que permite concluir que a aplicação estratégica de GnRH, especialmente em animais com baixa expressão de estro, é uma ferramenta eficaz para otimizar os resultados reprodutivos em programas de IATF em vacas multiparas Nelore.
- ItemRedução da dose de gonadotrofina coriônica equina (ECG) por meio da armacopuntura utilizando o Acuponto Hou Hai em protocolos de indução e sincronização de estro em ovelhas(Univeridade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Câmara, Mateus de Almeida da Silva; Santos, Gutemberg Gama Neiva; Brandão, Tiago Oliveira; Chaves, Marcio da Silva; Rodrigues, Alexandra Soares; Brandão, Tiago Oliveira; Costa, Laura Nicole Filipin; Monte, Thayane FerreiraEste estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da farmacopuntura com subdoses de gonadotrofina coriônica equina (eCG) no acuponto Hou Hai, como alternativa ao uso convencional da via intramuscular (IM), em protocolos de indução e sincronização do estro em ovelhas. Foram utilizadas 31 fêmeas das raças Dorper e Santa Inês, distribuídas aleatoriamente em dois grupos: controle (300 UI de eCG por via IM) e Hou Hai (60 UI de eCG no acuponto Hou Hai). Todos os grupos foram submetidos ao mesmo protocolo hormonal básico, com uso de dispositivo intravaginal de progesterona por sete dias e aplicação de cloprostenol sódico no momento da remoção. Após 24 horas da administração de eCG, os animais foram expostos à monta natural controlada, na proporção de um carneiro para quatro fêmeas. O diagnóstico gestacional foi realizado por ultrassonografia transretal aos 35 dias após a cobertura. As taxas de concepção obtidas foram de 78,6% e 70,6% para os grupos controle e Hou Hai, respectivamente, sem diferença estatística significativa (P=0,872). Os resultados indicam que a aplicação de subdoses de eCG por farmacopuntura é eficiente para sincronização do estro, reduz custos hormonais e pode ser uma estratégia viável para sistemas de produção ovina.vina.
- ItemRedução da dose de gonadotrofina coriônica equina (eCG) por meio da farmacopuntura utilizando o acuponto Bai Hui em protocolos de indução e sincronização de estro em ovelhas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Santos, Gutemberg Gama Neiva; Brandão, Tiago OliveiraO objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da farmacopuntura com subdoses de gonadotrofina coriônica equina (eCG) no acuponto Bai Hui como alternativa à aplicação convencional por via intramuscular (IM) em protocolos de indução e sincronização do estro em ovelhas. Foram utilizadas 32 fêmeas das raças Dorper e Santa Inês, distribuídas em dois grupos: controle (300 UI de eCG por via IM) e Bai Hui (60 UI de eCG no acuponto Bai Hui). Todos os animais receberam dispositivo intravaginal de progesterona por sete dias e aplicação de cloprostenol sódico no momento da remoção. Após 24 horas da administração de eCG, as fêmeas foram expostas à monta natural controlada, com diagnóstico gestacional por ultrassonografia aos 35 dias. As taxas de concepção foram de 78,6% no grupo controle e 72,2% no grupo Bai Hui, sem diferença estatística significativa (p=0,872). A farmacopuntura com subdose de eCG demonstrou eficácia comparável à aplicação convencional, além de proporcionar redução de até 80% no custo hormonal, representando uma estratégia reprodutiva promissora, econômica e sustentável para a ovinocultura.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-22) Rezende, Eduardo Almeida; Brandão, Tiago Oliveira
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Araújo, Michelle Aires de; Brandão, Tiago Oliveira; Carneiro, Rodrigo Lima; Gonsiorkiewicz, Luiza LimaO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular obrigatório para a graduação em Medicina Veterinária. A Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, Artigo 1, parágrafo 2º defende que “o estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”, garantindo ao estudante universitário desenvolvimento máximo. A escolha da H.L.A Veterinária para a realização do ECS foi devido a rotina diversificada na área de Grande Animais, proporcionando a possibilidade de acompanhamento de consultas e atendimentos, cirurgias eletivas e diversas facetas da produção bovina, resultando em um rico aprendizado e garantindo uma boa qualificação profissional.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Almeida, Thaís Daiana dos Santos; Brandão, Tiago Oliveira; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Camillo, Jerusa CatarinaDurante o estágio, respeitando-se o plano de trabalho previsto, as atividades programadas foram: acompanhamento de consultas; realização de procedimentos simples como pesagem mensal, aferição de parâmetros, vacinação anual de cavalos atletas, e protocolo gestacional, vermifugação, medicação, e acompanhamento dos animais durante a alimentação quando estiver em observação; realização de coletas para análise laboratorial com supervisão do veterinário; acompanhamento de pequenas cirurgias a campo sob supervisão; suporte em consultas, ultrassonografia e raio x; realização da contenção dos animais; acompanhamento de éguas gestantes até o momento do parto. Além disso, foram executadas outras tarefas, de mesma natureza ou nível de complexidade associadas à sua especialidade ou ao ambiente de trabalho.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Horn, Mayara Alves; Brandão, Tiago Oliveira; Guimarães, Sandra Eliza; Júnior, Luiz Carlos de LucenaA disciplina de estágio curricular supervisionado (MEV 059), do curso de Medicina Veterinária, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visa segundo o regulamento de estágio curricular uma carga horária de 450 horas, as quais devem ser cumpridas nas diversas áreas dentro da Medicina Veterinária. A presente discente escolheu como área a Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, sendo assim, completou o seu estágio em uma clínica escolhida na cidade de Barreiras-BA, a Clínica Veterinária e PetShop All Pet. O estágio curricular supervisionado ocorreu do período do dia cinco (05) de março de 2024 a vinte e um (21) de junho do mesmo ano, completando as horas exigidas. Dentro desse período, a discente participou de diversos procedimentos veterinários, incluindo: atendimento clínico, vacinação, vermifugação, coleta de sangue, acesso venoso, exames para pesquisa de ectoparasitas, assim como, procedimentos cirúrgicos, entre outros. Além disso, a discente foi levada a analisar exames clínicos e biológicos, promovendo o raciocínio clínico. Também, esteve acompanhando pacientes internados, cuidando da sua alimentação, fazendo assepsia de feridas, antissepsia das baias, medicando, e demonstrando carinho e respeito pela vida que ali se encontrava.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Santos, Maria Eduarda Cerqueira Alcantara dos; Brandão, Tiago Oliveira; Silva , Vanessa Bonfim da; Cunha, Magda Danyella Xavier Leite daO estágio supervisionado do curso de bacharelado em Medicina Veterinária é uma etapa essencial e obrigatória que visa possibilitar aos estudantes, a aplicação prática do conhecimento teórico absorvido durante a formação acadêmica. Dessa forma, o estágio oferece aos alunos, a chance de aprimorar suas habilidades técnicas capacitando-os para atuar de maneira competente, independente e ética nas atividades específicas da profissão veterinária. A preferência na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais deriva do interesse e afinidade acadêmica, uma vez que a área está em crescimento no mercado de trabalho e se conecta a diversos segmentos da Medicina Veterinária. Além disso, o campo de atuação nesse ramo busca não apenas o bem-estar dos pacientes, mas também sua relação com a saúde humana, com implicações práticas em saúde pública, abarcando dessa maneira, a possibilidade de diversas áreas de atuação e especialização.