Graduação
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Navegando Graduação por Orientador "Santos, Elzicléia Tavares"
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- ItemPercepções das bolsistas de iniciação à docência do PIBID (2022 a 2024) sobre suas experiências com as tecnologias digitais na sala de aula.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-14) Viana, Rutielhe da Cruz; Santos, Elzicléia Tavares; Pereira, Priscila Alves; Carvalho, Luzeni Ferraz de OliveiraEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou compreender as percepções das bolsistas de Iniciação à Docência (IDs), no tocante às experiências, desafios e aprendizados no desenvolvimento das práticas interdisciplinares com as tecnologias digitais no subprojeto do PIBID/Pedagogia: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”. Além disso, buscou-se conhecer de que forma essa vivência contribuiu para a formação das licenciandas. O subprojeto em questão era vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, entre os anos de 2022 e 2024. A pesquisa foi fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa e como instrumento metodológico, foi realizado um questionário junto às bolsistas que participaram do subprojeto do PIBID/Pedagogia no período de sua vigência. A análise se deu a partir das percepções sobre a experiência das 21 bolsistas do PIBID/Pedagogia que responderam ao questionário voluntariamente. A análise se deu a partir das informações produzidas das respostas nos questionários em consonância com os objetivos da pesquisa e os estudos teóricos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que nas três escolas municipais, nas quais o subprojeto PIBID/Pedagogia atuou, havia escassez de equipamentos tecnológicos, ausência de laboratório de informática, notebooks e Tablets em número reduzido para as turmas, instabilidade da rede wifi disponibilizada. Tal realidade constituiu uma significativa barreira enfrentada pelas bolsistas que criaram estratégias para adequar as atividades propostas com o contexto da escola. Nas falas das bolsistas foi possível perceber que suas percepções sobre a concepção de uso da tecnologia na educação foram ampliadas, sinalizando que a vivência no subprojeto permitiu construir uma visão crítica e contextualizada do ensino público e as limitações no acesso e uso das tecnologias digitais na educação. Participar de um subprojeto voltado ao uso das tecnologias digitais no contexto escolar escasso de recursos, fragilizou as atividades propostas, ao mesmo tempo que fez com que as bolsistas aproximassem da realidade da escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental e vivenciassem as dificuldades das professoras regentes, ampliando suas experiências e conhecimento da dinâmica escolar durante o processo formativo no Curso de Pedagogia. Dessa maneira, a vivência no subprojeto PIBID/Pedagogia, contribuiu no fortalecimento da escolha das licenciandas pela docência e na permanência no curso devido a contribuição da bolsa.