Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Porto, Helânia Thomazine"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGêneros textuais e letramento: ánalise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) França , Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Santos, Ireni Alves dos; Pereira, Priscila AlvesNas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
- ItemGêneros textuais e letramento: análise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025) França, Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Pereira, Priscila Alves; Santos, Ireni Alves dosNas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
- ItemLetramento literário na brinquedoteca do DEDC-X: Potencialidades da contação de história(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Costa, Franciely Moreira; Porto, Helânia Thomazine; Santos, Irene Alves dos; Pereira, Priscila AlvesO estudo em questão tem como tema Letramento literário na Brinquedoteca do DEDC - X/UNEB: potencialidades da contação de história. O objetivo geral que norteia a pesquisa-ação: analisar a potencialidade de contação de histórias como prática pedagógica no processo de letramento literário, a partir da aplicação de sequências didáticas realizadas na Brinquedoteca do Departamento de Educação – Campus X, da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa fundamenta-se nos princípios de letramento literário, apresentados por Cosson, (2006), que propõe um modelo de sequência básica estruturado em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa-ação por sua abordagem qualitativa, a qual permitiu a participação ativa da pesquisadora no planejamento, execução e análise das oficinas de contação de história. As três sequências desenvolvidas tiveram por suporte textual as literaturas: Chapeuzinho Vermelho (Irmãos Grimm, 1996), Era uma vez o Gato Xadrez (Villela, 2016) e A Infância na Aldeia (Kambeba, 2023), estas narrativas foram apresentadas a partir de brincadeiras, brinquedos e expressões grafo-plásticas. O estudo dialoga com autores como Cosson (2006), Kishimoto (2011), Santos (1995; 2007; 2011). A análise dos dados evidenciou que a contação de histórias, mediada pedagogicamente e associada a atividades lúdicas, potencializa a escuta atenta, a expressão oral, a criatividade e a interpretação textual, fortalecendo a formação de leitores críticos, desde a infância. Sugeriu ainda que a contação de histórias, quando mediada intencionalmente e articulada a experiências estéticas, sensoriais e criativas, favorece o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da interpretação, promovendo um letramento literário mais significativo e transformador.
- ItemPolítica, educação e desinformação: desafios e possibilidades de uma cidadania comunieducacional(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-10) Silva, João Victhor Alves da; Porto, Helânia Thomazine; Nascimento, Aline Santos de Brito; Carvalho, Cecília Maria MourãoA desinformação enquanto estratégia política, ainda que configure crime eleitoral, infelizmente, nos últimos anos, tem marcado o cenário político brasileiro. A disseminação de fake news, no intuito de desmoralizar partidos políticos e/ou agentes políticos, tem sido comum no Brasil, principalmente, na internet, através de publicações caluniosas. Esse fenômeno, prejudicial à democracia, vem ocasionando inúmeras fragilidades à Constituição Federal (1988), sobretudo, ao sistema eleitoral do país. Frente a esse cenário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil tem buscado adotar medidas de enfrentamento às fake news, como exemplo, a instituição de investigações, para identificar e penalizar legalmente os agentes que promovem desinformações para fins eleitorais. Dentre essas medidas, o TSE tem instituído processos como a “CPI das fake news”, cujo instrumento legal visa examinar os disparos em massa de fakenews políticas nas redes sociais. No entanto, ainda que a “CPI das fake news” seja um aparato essencial à defesa das eleições no Brasil, durante a sua vigência, ela não surtiu resultados significativos, inclusive, foi encerrada sem que houvesse a conclusão devida das investigações que seriam promovidas pela CPI (RESENDE, 2022). Desse modo, dada a gravidade das fake news na política, ao que diz respeito às fragilidades que elas proporcionam ao tecido social brasileiro, considerando a ineficiência do Estado à elaboração de meios eficazes para combater essa prática eleitoral criminosa, é fundamental pensar maneiras que corroboram à defesa da política no Brasil. Por isso, este estudo busca discutir meios de enfretamento às desinformações no campo político, tendo a comunieducação enquanto principal forma de combate às fake news. Afinal, por meio da educação, que possibilite emancipar e prover autonomia ao indivíduo (FREIRE, 2020), há o estímulo de uma consciência crítico-reflexiva capaz de romper com as obscuridades advindas das fake news. Entende-se que, por meio da comunieducação, o sujeito social é capaz de combater qualquer influência oriunda de desinformações, em quaisquer campos, especialmente, da política. Nesse contexto, este trabalho, por objetivo geral e específico, busca: registrar e interpretar as desinformações (fake news) em circularidade em contexto digital, no período da eleição presidencial do Brasil, em 2022.