Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Neiva, Janine Marinho Dagnoni"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMapeamento de estratégias pedagógicas para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Coimbra, Elizângela de Sousa; Neiva, Janine Marinho Dagnoni; Costa, Guilhermina Elisa Bessa da; Ferreira, Cristiane GomesEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco na identificação de estratégias pedagógicas inclusivas. O objetivo principal foi mapear e analisar artigos científicos, publicados nos últimos 5 anos, que abordam estratégias pedagógicas voltadas ao ensino da leitura e escrita para crianças com TEA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, fundamentada na análise de dez artigos selecionados a partir de critérios de relevância científica e afinidade temática, disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam a eficácia de estratégias como o uso de tecnologias assistivas (Lina Educa, ABC Autismo e AlfabTEA), contação de histórias com mediação docente, multiletramentos, psicomotricidade e metodologias como TEACCH, ABA e o método fônico. Evidenciou-se também a importância da formação continuada de professores e das práticas pedagógicas colaborativas inspiradas na pedagogia freiriana. Considera-se que, a alfabetização de crianças com TEA requer um planejamento individualizado, recursos adaptados e professores preparados para atuar de forma sensível às necessidades específicas desse público. A pesquisa cumpre seus objetivos ao sistematizar conhecimentos que contribuem para a educação inclusiva e para a formação docente, abrindo possibilidades para investigações futuras em contextos escolares reais.