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Navegando Graduação por Orientador "Carvalho, Luzeni Ferraz de Oliveira"
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- ItemA atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares: uma análise do projeto politico pedagógico do curso de pedagogia UNEB/CAMPUS X(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-11) Santos, Maria Vieira; Carvalho, Luzeni Ferraz de Oliveira; Bogo, Maria Nalva de Araújo; Reis, Jessyluce Cardoso CanárioEste Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido a partir da análise documental, com enfoque qualitativo, tem como objetivo geral, analisar, no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X, o currículo (ementas) de 2024, em que medida o mesmo traz debates e proposições voltadas para a atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares. Nos objetivos específicos intentamos: Identificar no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X as atribuições do (a) pedagogo (a); Relatar na perspectiva de estudante do Curso de Pedagogia as vivências em espaços não escolares, apontando as potencialidades, também avaliar, nas Ementas do currículo em vigência, as proposições voltadas para os espaços não escolares. A pergunta norteadora da pesquisa se constituiu em saber “em que medida o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X (currículo redimensionado em 2020 e com reconhecimento renovado em 2024), traz debates e proposições voltadas para a atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares? Investigamos o objeto sob à luz dos seguintes teóricos: Feire (1987) nas discussões sobre educação e transformação social, Brandão (1981) nas discussões sobre a educação enquanto diálogo, Saviani (2013) nas discussões sobre politica, educação e sociedade, Brasil (1988) nas discussões sobre direitos e deveres do cidadão brasileiro, Brasil (1996) nas discussões sobre as leis que regem o Sistema Educacional brasileiro. Minayo (2001) nas discussões sobre a pesquisa social, Lakatos e Marconi (2017) nas discussões sobre a metodologia científica, dentre outros. Como resultados constatamos que, em alguns momentos o PPC traz este debate, mas de forma moderada em suas ementas do curso. Como oportunidade deixo aqui a minha sugestão, que trabalhe um pouco mais sobre os espaços não escolares, assim como também que, nas oportunidades de visitas aos espaços não escolares, que instiguem os discentes a levar um trabalho ou projeto para de fato ser desenvolvidos com as pessoas locais.