Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Orientador "Andriano Eysen, Rego"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagens da Geografia Urbana: uma proposição didática a partir de filmes no Centro Municipal de Educação Santa Rita de Cássia.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-03) Martins , Ely Makeise Araujo dos Santos; Andriano Eysen, Rego; Portugal, Jussara Fraga; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaEsta dissertação situa-se no âmbito das pesquisas que discutem o ensino de geografia e o cinema, numa perspectiva de novas aprendizagens sobre o fenômeno da Geografia urbana no Centro Municipal de Educação Santa Rita de Cássia, com alunos/as do 7° ano dos anos finais do ensino fundamental, a partir da análise de duas películas fílmicas: Mauá, o imperador e o rei e, Trash: a esperança vem do lixo. Tem como compreender como a linguagem cinematográfica pode potencializar o ensino/aprendizagem da Geografia urbana em sala de aula. A questão que nos moveu foi: Como a linguagem cinematográfica pode potencializar o ensino/aprendizagem da Geografia urbana em sala de aula? Nessa perspectiva, a investigação teve como aporte metodológico a abordagem qualitativa colaborativa, baseado em Ibiapina, (2006) e Flick, (2009). Com efeito, fizemos uma revisão bibliográfica elegendo alguns teóricos da Geografia Cultural, a exemplo de: Claval, (1997), Corrêa (2007, 2009), Cosgrove, (1983), Rosendahl (2007), Sauer, (1931). Nas discussões sobre urbanização, esta investigação esteve pautada em estudiosos/as, como: Santos, 1997; Carlos, (2013); Calvalcante (2008), Lefebvre, (2002); Sposito, (2004); Sposito, (2006). Certamente, para tratar dos diálogos relacionados ao cinema e a Geografia, temos o embasamento dos(as) autores(as) como: (Portugal, (2013); Oliveira, (2011); Morin, (2002); Cousin, (2012); Duarte, (2002), dentre outros(as) autores(as) que deram embasamento teórico e metodológico para a identificação da importância do filme no ensino da Geografia urbana, considerando-o como instrumento responsável por um ensino lúdico e potente na formação crítica/reflexiva do(da) estudante no seu processo de formação crítica. Como produto, foi criada uma página no instagram com a participação dos(as) alunos(as), onde será divulgado dicas de filmes que possa ser correlacionados com conceitos geográficos, a partir dos momentos experienciados durante a participação nos Ateliês Geo-cinematográficos, com o propósito de fazer os educandos refletirem acerca da utilização do cinema em sala de aula como suporte didático-pedagógico para potencializar a compreensão dos conceitos, temas, fenômenos e processos da geografia urbana, assim, oportunizando uma formação crítica/reflexiva a partir do cinema.