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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Barbosa, Anna Christina Freire"
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- ItemEducação escolar no quilombo do Sítio Araçá: memória histórica, direitos fundamentais e ecologia humana no sertão de Pernambuco(UNEB, 2025-08-06) Farias, Enos André de; Barbosa, Anna Christina Freire; Carvalho, Reinaldo Forte; Oliveira, Edivania Granja da Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sá , Gabriela Barretto deEsta tese analisa o papel da educação escolar no Quilombo Sítio Araçá, localizado no município de Afrânio, Estado de Pernambuco, a partir de três eixos de discussão: a relação entre educação e memória histórica; a luta pelo reconhecimento dos direitos fundamentais da Comunidade; e a promoção da ecologia humana enquanto abordagem interdisciplinar. O estudo contextualiza o cenário local ao traçar a trajetória histórica da região, abordando a formação do Sudeste do Piauí, no século XVII, e do Sertão Pernambucano, no século XVIII, como forma de compreender o surgimento do território e os processos que conduziram à sua conformação atual. A pesquisa adotou uma abordagem mista, com ênfase etnográfica, permitindo uma imersão no lócus de análise por meio da observação participante. As atividades foram devidamente registradas, proporcionando subsídios para evidenciar aspectos consolidados do diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com a ecologia humana. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças locais e do núcleo político municipal, além de entrevistas estruturadas com moradores do Quilombo Sítio Araçá e com professores que atuam na escola da Comunidade. Foram realizadas também análise documental e bibliográfica, consulta em Arquivos Públicos nos Estados do Piauí e da Bahia, no acervo do Museu Pai Chico, e nas evidências do que sobrou da “Casa de Pedra”, sítio arqueológico que traz marcas da história local, que somados, serviram para embasar o referencial teórico. O estudo também considerou os marcos legais referentes à educação étnico-racial, além de utilizar instrumentos de análise discursiva para a compreensão das narrativas comunitárias, estando sua estrutura organizada em seis artigos. Os resultados indicam que a educação escolar no Quilombo Sítio Araçá, integrada à rede municipal de ensino de Afrânio/PE, tem apresentado avanços significativos, refletidos em indicadores quantitativos, como demonstram os resultados obtidos nas avaliações do SAEPE/SAEB. Contudo, observa-se que a implementação dos princípios orientadores da Educação Escolar Quilombola, estabelecidos pela Resolução nº 08/2012 do CNE/CEB, ainda enfrentam desafios significativos na sua prática. Destaca-se, sobretudo, a fragilidade na oferta de formação continuada específica para os docentes que atuam na referida Unidade de Ensino. Apesar de possuírem formação acadêmica e experiência no território, esses profissionais não tiveram acesso a processos formativos alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ), o que compromete a plena efetivação de práticas pedagógicas culturalmente contextualizadas e sensíveis às especificidades da comunidade quilombola. Como conclusão, evidencia o papel fundamental da educação como instrumento de resistência, de formação identitária e promoção da dignidade humana, destacando o apoio às melhorias educacionais, de modo a formar gerações cada vez mais conscientes de sua inserção na luta comunitária por políticas públicas destinadas aquele espaço do território Afraniense, reconhecendo-se como sujeitos de direitos e deveres, e plenos de cidadania, reafirmando a necessidade de um currículo escolar específico para a realidade quilombola, distinto daquele aplicado nas demais escolas municipais, contemplando as especificidades das DCNEEQ.
- ItemProcessos identitários e formação do território da comunidade quilombola de São Tomé em Campo Formoso – Ba(UNEB, 2025-07-10) Martins, Rita de Cássia Souza; Barbosa, Anna Christina Freire; Lopo, Alexandre Boleira; Lira, Kalline Flávia Silva de; Araújo, Carlos Wagner Costa; Santos, Andrea Cristiana; Rocha, Gabriel Kafure daA presente pesquisa analisou as contribuições das memórias coletivas para a formação dos processos identitários e do território da Comunidade Quilombola de São Tomé, Bahia. As bases epistemológicas ancoraram-se nos conceitos de identidade étnico-racial com: Fanon (1968; 2008); Memória: Ricoeur (2007); Barth (2011); LeroiGourhan (1965); Halbwachs (1950); Território: Haesbaert (2021); Santos (2021); Quilombos: Nascimento (2019); Nascimento (2021); Bispo dos Santos (2023). A abordagem metodológica seguiu os moldes da pesquisa qualitativa com natureza interdisciplinar na tríade da pesquisa bibliográfica, documental e o viés da pesquisaação, subsidiada pelas histórias orais para a melhor compreensão do contexto dessa comunidade quilombola. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas e observações participantes de eventos diversos culturais, educacionais e atividades do cotidiano. Os procedimentos seguiram na perspectiva bibliográfica, documental e das observações e pesquisa-ação no campo e lócus da pesquisa. Os produtos, conforme regulamentação da Capes, através do Manual Técnico (2019), apresentam-se como uma atividade de intervenção, mas na perspectiva dialógica e participativa com os(as) sujeitos(as) atuantes do percurso da pesquisa e caracterizam-se como partes constituídas da feitura da Tese e dos demais Produtos: o Sítio Eletrônico, o Museu Virtual da Comunidade Quilombola de São Tomé – BA, caracterizados no item 2 - “Ativos de Propriedade Intelectual Patente”; a logomarca do Museu Virtual e as Histórias em Quadrinhos da Comunidade intitulada “Tomelinhos”. Dessa maneira, o conjunto dessas produções apresentam-se como um vislumbre e uma importante contribuição para que, a partir desses resgastes culturais e históricos, através da memória coletiva e social, a identidade étnico-racial continue resistindo e o território da Comunidade, que segue sem ser titulado como quilombola por “escolha” da coletividade, resista aos interesses macroeconômicos locais, regionais e nacionais.