Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9 por Orientador "Oliveira, Leandra Brito de"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de qualidade fisiológica em sementes de soja submetidas a testes de vigor(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-08) Macêdo, Danna Borja de; Oliveira, Leandra Brito de; Silva Júnior, Jorge da ; Stefanelo, Daniela RossatoPara garantir a produção, as sementes de soja devem apresentar atributos físicos, fisiológicos, genéticos e sanitários, como alta porcentagem de vigor, germinação e sanidade, bem como características de purezas físicas e varietais. Neste trabalho, o objetivo foi avaliar a qualidade fisiológica de quatro cultivares de soja, relacionando os dados obtidos no teste de germinação, com os alcançados nos testes de vigor. Para o teste de condutividade elétrica foram testados sete períodos de embebição – sendo seis deles com intervalos de 1,5h e um após. Na realização do teste de tetrazólio, fez-se o pré-condicionamento dos tratamentos, as amostras de sementes foram embebidas em solução de tetrazólio 0,075% a 35ºC por 150 minutos, alcançando coloração ideal. Após lavagem com água corrente, foram seccionadas longitudinalmente para análise individual. No teste de germinação, as sementes foram colocadas em papel germinativo e avaliadas em primeira contagem, percentual germinado e índice de velocidade de germinação. Utilizou-se 100 sementes para cada análise. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com 4 repetições de 25 sementes por cultivar. Os resultados demonstraram qualidade fisiológica diferente entre as cultivares testadas, com maior exatidão no teste de tetrazólio que os testes comuns de caracterização fisiológica de sementes. De acordo com os teste realizados, as cultivares ‘Juruena’ e ‘M8644’ se mostraram as mais vigorosas.
- ItemAvaliação de qualidade fisiológica de sementes de algodão através do teste de condutividade elétrica(2021-12-17) Santos, Emyle da Silva; Oliveira, Leandra Brito de; Oliveira, Uldérico Rios de; Reis, Tadeu CavalcanteOs testes rápidos de vigor, que são capazes de produzir informações consistentes, envolve, geralmente processos fisiológicos da deterioração, como é o caso do teste de condutividade elétrica, que tem se mostrado eficiente na estimativa do vigor. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade fisiológica das sementes de quatro diferentes cultivares de algodão (Gossypium hirsutum L.), através do teste de condutividade elétrica. Utilizou-se 75 sementes, com três repetições de 25 sementes para cada cultivar, com seis períodos de embebição – 2, 6, 10, 18, 20 e 24 h - e mantidas em BOD na temperatura de 34º C. Para o teste de caracterização fisiológica das cultivares foi realizado a semeadura com três repetições de 25 sementes para cada cultivar, a uma profundidade de ± 3 cm. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com três repetições de 25 sementes por cultivar. Os resultados demonstraram qualidade fisiológica diferente entre as cultivares testadas, com maior exatidão no teste de condutividade elétrica que os testes comuns de caracterização fisiológica de sementes. A cultivar ‘FM 910’ obteve os melhores resultados para o teste de condutividade elétrica, apesar de não ter tido uma porcentagem boa de plântulas normais, devido à baixa emergência das plântulas ao decorrer dos 15 dias após semeadura. Na seleção de lotes com alto vigor, a cultivar ‘DP 1746B2RF’ seria a escolhida, por apresentar baixo valor de lixiviados, bons resultados de IVE e PC, apresentando também alta porcentagem de plântulas normais, e baixa porcentagem de plântulas anormais. As cultivares ‘IMA 6501 B2FF’ e ‘FM 983GLT’ são consideradas de qualidade inferior pelo teste de CE, sendo que a ‘FM 983GLT’ teve uma alta porcentagem de plântulas anormais.
- ItemAvaliação do manejo químico via aplicação de herbicida 2,4 diclorofenoxiacético (2,4d) em soqueira de algodão no oeste baiano(2019-09-27) Medeiros, Marcus Aurélio de; Oliveira, Leandra Brito de; Soares Neto, Joaquim Pedro; Silva Júnior, Jorge daA destruição dos restos culturais de Gossypium hirsutum, é uma das técnicas conhecidas mais antigas e importantes de combate a pragas como o bicudo e a lagarta-rosada, além de determinadas doenças. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do herbicida 2,4-D, em doses crescentes, aplicado isoladamente em horários distintos, para entender a influência deste sob o controle da planta Gossypium hirsutum. Par isso o experimento foi conduzido em área experimental da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IX, no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Comparou-se o efeito do herbicida 2,4 Diclorofenoxiacético em duas doses (670 e 1340 g ha-1 ) em quatro horários distintos de aplicação (00, 06, 12 e 18 horas). Avaliando a eficácia dos tratamentos pela porcentagem de controle, avaliada em três épocas, em relação à testemunha. O 2,4- D proporcionou controle excelente (>95%) aos 15 DAA (dias após tratamento) para as duas doses, no entanto os horários aos quais foram aplicados interferiram, sendo o horário de 6:00 horas o melhor período de aplicação deste herbicida. Escolhendo assim a menor dose para o controle das plantas de rebrota, visto que esta acarreta em menor ônus ao produtor e é a que menos agride o ecossistema.
- ItemCultivo de tambaquis: biometria e variáveis físicoquímicas da água em unidade de produção familiar de Barreiras(2021-12-01) Pereira, Leide Day Souza; Oliveira, Leandra Brito de; Oliveira, Uldérico Rios; Stefanelo, Daniela RossatoA piscicultura é um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo, se tornando cada vez mais uma atividade voltada para rentabilidade do produtor de unidade familiar, e também uma prática destinada ao lazer e ornamentação. Devido a isso tem se buscado cada vez mais a especialização da mão – de – obra e a execução do manejo correto dos animais. Por se tratar de organismos aquáticos, a qualidade da água é fundamental para a sobrevivência, desenvolvimento e reprodução dos peixes. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo analisar as propriedades físicas e químicas da água utilizada no viveiro e sua interferência na biometria de peixes. O trabalho foi conduzido nos meses de abril a outubro de 2021 no assentamento Santa Rita de Cássia no município de Barreiras Bahia, com 1200 peixes da espécie Tambaqui na forma juvenil. As biometrias dos mil e duzentos peixes, foram realizadas a cada 30 dias com uma determinada amostra e depois foi feito as estimativas. As propriedades físico-químicas da água (PH, cor e transparência) também foram avaliadas, que foi medida mensalmente, entre as 10 e 14 horas do dia, sendo utilizado o disco de Secchi de 30 cm de diâmetro e a cor, e também verificou o peso médio dos peixes, abiomassa e a conversão alimentar dos menos. A adição de outra espécie no tanque, causou uma influência na conversão alimentar do Tambaqui, gerando a necessidade de maior disponibilização de ração para a obtenção do peso ideal para ser disponibilizado ao mercado. Foi verificado que os parâmetros de qualidade da água estavam dentro dos parâmetros aceitáveis para criação de peixes.
- ItemEfeito alelopatico do extrato aquoso de eucalipto sobre a germinação e crescimento inicial de Eruca sativa L(2022-07-20) Carmo, Stefane Araújo; Oliveira, Leandra Brito de; Oliveira, Uldérico Rios de; Reis, Tadeu CavalcanteO gênero Eucalyptus é caracterizado por sintetizar aleloquímicos (mais concentrados nas folhas), que podem inibir a formação vegetativa de outras plantas, como por exemplo as hortaliças. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito alelopático do extrato aquoso de folhas de Eucalipto (Corymbia citriodora (Hook.) K.D. Hill & L.A.S. Johnson), sobre a germinação e crescimento inicial de Eruca sativa L. O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia de Sementes, localizado na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IX, Barreiras, Bahia, no período entre 22 de março a 4 de abril de 2022. Para formulação do extrato aquoso utilizou-se folhas maduras. Em seguida foi feita a pesagem de 25 g das folhas e posteriormente a trituração em um liquidificador, com 400 ml de água destilada, obtendo-se a concentração correspondente à 100%, e a partir desta solução T3-100%, realizou-se diluições, tendo como resultado: T1-50 % e T2-75%. O tratamento T0 (testemunha), foi composto apenas por água destilada. Foi utilizado o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) com quatro repetições e 4 tratamentos (Controle; 50%; 75% e 100%) de extrato aquoso de eucalipto C. citriodora. A semeadura foi realizada em copos plásticos descartáveis de 200 ml, contento substrato proveniente do processo de compostagem. Cada tratamento foi composto por 4 copos, organizados em bandejas. Em cada recipiente foram semeadas 4 sementes, com profundidade de ± 0,5 cm. Posteriormente borrifou-se 10 ml dos respectivos tratamentos sobre os substratos. Sendo isso, feito diariamente até o término do experimento. Analisou-se as seguintes variáveis: Índice de Velocidade de Germinação (IVG); Porcentagem de germinação (PG); Comprimento radicular (CR) e Massa fresca (MF). Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e teste de Tukey (p<0,05). Para as variáveis com interação significativa, realizou-se a análise de regressão. Todos os parâmetros apresentaram comportamento linear decrescente verificando que o extrato aquoso de eucalipto afetou a germinação e crescimento inicial da rúcula, a partir do tratamento 50%.
- ItemHorários e dosagens de aplicação de herbicida para controle de soja voluntaria resistente a glyphosate(2019-09-24) Medrado, Gabriel Amorim; Oliveira, Leandra Brito de; Soares Neto, Joaquim Pedro; Silva Júnior, Jorge daA soja por ser a principal cultura na produção agrícola do Oeste da Bahia e com isso o manejo de plantas voluntarias deve-se fazer parte da programação do produtor. Devido aumento da utilização de plantas resistentes ao glyphosate há a necessidade de utilizar-se outros herbicidas com a melhor eficiência. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do herbicida 2,4D em função das dosagens e horários aplicados no controle de plantas voluntárias de soja resistentes ao glyphosate. O trabalho foi conduzido com quatro repetições sendo três dosagens de 2,4-D (0g.ha-1 , 670 g ha-1 e 1.340 g ha-1 de princípio ativo) com 4 horários diferentes de aplicação do herbicida (6 horas, 12 horas, 18 horas e 24 horas) e sendo avaliado com 7, 15 e 21 dias após a aplicação para verificar a mortalidade. A eficiência do herbicida 2,4D no controle das plantas voluntarias da soja na concentração 1340 g ha-1 não sofreu influência no horário de aplicação em todos períodos de tempo avaliados e há possibilidade de aplicação da menor concentração do herbicida (670 g ha-1 ) nos horários de 12:00 e 18:00 com a mesma eficiência da maior dosagem.
- ItemProdução e avaliação sensorial dos licores artesanais a base de jenipapo e de tamarindo(UNEB, 2022-12-15) Carvalho, Leticia Zorilda Sousa Ribeiro de; Oliveira, Leandra Brito de; Costa, Adilson Alves; Reis, Tadeu CavalcanteOs licores se destacam entre as bebidas alcoólicas obtidas por misturas, formulação de matérias-primas variadas com sabores adocicados. É produzido no Brasil de forma artesanal sendo uma bebida tipicamente brasileira. É importante destacar que a bebida agrega valor à produção agrícola. Neste contexto presente trabalho teve como objetivo determinar a produção e avaliar os parâmetros sensoriais dos licores de jenipapo e tamarindo utilizando o álcool de cereais e licores contendo a cachaça. As duas formulações preparadas foram denominadas J1 = jenipapo (álcool de cereais), T1 = tamarinho (álcool de cereais), J2 = jenipapo (cachaça) e T2 = tamarinho (cachaça). Os resultados foram realizados, utilizando o Programa SigmaPlot (2007), versão 10. As avalições sensoriais dos produtos foram bem aceitos pelos provadores. Quanto a análise de intenção de compra conclui-se que os provadores certamente comprariam os licores, no entanto o licor de T2 = tamarinho (cachaça) foi obteve maiores notas e intenção de compra. O que permite concluir que o licor de Tamarindo com cachaça é uma alternativa viável, que além de colaborar na região e ser fonte de renda para agricultura familiar e aproveitamentos dos frutos, reduzindo perdas.