Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Carvalho, Maria do Socorro Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEncruzilhadas no coração de Shirley: a cidade, o gênero e o corpo no cinema de Edyala Iglesias(2015-03-09) Brito, Jober Pascoal Souza; Carvalho, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Sayonara Amaral de; Lima Neto, Djalma RodriguesEste trabalho adota a cidade, o gêneroe o corpocomoelementos temáticos queatraem a nossa atenção e nos ajudam a compreender o curta-metragem realizado em 2002 por Edyala Iglesias,o qualnos serviráde escopocientífico. Tomamos diferentes acessospor onde circundamfragmentos, mitos, fantasmas,imagens, ritoscomo uma via produtiva para chegaraocoração de Shirley.A cidade invisível, o desdobramentodas inúmeras redes discursivas que contemplamo gênero do/no cinema, bemcomoas imagens de umcorpo-labirínticorepresentado emEvae Shirley, personagens do filme, serão nossas encruzilhadas. O coraçãoé o grande circuitopor onde se entrecruzamas metáforas que inseremo mundo convulso das personagenseexibem, alegoricamente, as novas centralidades do mundo contemporâneo. A partir de uma constatação do atual contexto de espetacularização das cidades contemporâneas, procuramos investigar quais “micro-resistências”resultam desse processo e quaisexperiênciasurbanassão estimuladasno corpo das personagens,configurando diferentes corpografias.No cruzamento de saberes, vozes, imagens, olhares, femininos e masculinos, vemos emergir na contemporaneidade uma pulsão muito particular do cinema pelo entrelugar, através da figura emblemática da travesti, como uma tentativa de escamotear as próprias definições classificatórias do que vem a ser um homem e uma mulher. O efeito é arrebatador,principalmente porque essas entidadestendem a dar significado à dissolução de inúmeras fronteiras e guardam, como no mito de Pandora, a caixa de segredosentre o que é e o que parece ser, num jogo de espelhos estilhaçados ante o desejo humano
- ItemUm olhar sobre o cinema experimental de Edgard Navarro, o Superoutro(2017-06-08) Barbosa, Maiara Bonfim; Carvalho, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Sayonara Amaral de; Brasil, José Umbelino de Sousa PinheiroEdgard Navarro é um dos representantes de um grupo marginado de realizadores audiovisuais que começou a filmar usando Super-8 na década de 1970, na Bahia. O preço mais acessível e o manejo simples do equipamento contribuíram para a difusão do estilo entre aspirantes como Navarro, que passou a usar o cinema como forma de expressão criativa. Começou com realizações que até hoje são lembradas: Alice no país das mil novilhas, O rei do cagaço; e Exposed. Ele exibiu seus filmes e a si mesmo, se envolvendo em polêmicas nas telas e fora delas. Navarro tenta manter o espírito superoitista, mesmo filmando em outras bitolas. Esse trabalho se propõe a analisar o emblemático Superoutro (1989), como exemplo da sua prática experimental, em consonância com o conceito de “invenção” descrito pelo crítico de cinema e realizador Jairo Ferreira (1986). O premiado média-metragem traz para a história um doido varrido que vira morador de rua, e, usando a imaginação, se transforma em um herói sem superpoderes que busca a própria liberdade. Superoutro é identificado como síntese da produção prévia e uma chave que pode facilitar a compreensão das realizações seguintes, que o retomam como lamento ou buscando a leveza propalada pelo personagem central, que desafia a lei da gravidade e se livra das prisões. A filmografia de Navarro e um documentário sobre ele, Edgard Navarro: as faces do cineasta gauche, são revisitados e usados como fontes. Textos escritos pelo próprio realizador e entrevistas concedidas por ele são articulados para apontar que a sua postura experimental desliza entre vida e obra. Tendo em vista a dificuldade de acesso aos materiais sobre a temática abordada, e visando colaborar com investigações futuras, a pesquisa sistematiza, nos apêndices, textos que estão atualmente dispersos na Internet, como um dos resultados do trabalho de pesquisa realizado.