Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Orientador "Martins, Adeilda Ana da Silva"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças(2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Sá, Francisca A. deA literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
- ItemAlfabetização e ludicidade: as contribuições de jogos contextualizados para a convivência com o Semiárido na aprendizagem de crianças nos anos iniciais de escolarização(UNEB, 2025-01-09) Silva, Evelyn Leticia Domingos da; Oliveira, Lívia Brites de; Martins, Adeilda Ana da Silva; Silva, Elis Rejane Santana daEste memorial trata da escrita teórico-metodológica do trabalho de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- Campus III. Em que descreve o produto pedagógico chamado Bingo FonoLúdico do Semiárido, um jogo que tem como objetivo discutir as contribuições acerca de jogos lúdicos e contextualizados para convivência com o Semiárido brasileiro, dentro do processo de alfabetização/letramento, a fim de ajudar no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos, este foi experienciado em uma escola pública no município de Juazeiro-BA. A pesquisa tem natureza qualitativa, com abordagem exploratória. O bingo foi aplicado em uma turma de 25 alunos do Ensino Fundamental I, além de uma entrevista realizada com a professora após a aplicação do jogo e rodas de conversas com os alunos. Através da análise desses dados, foi observada uma interação espontânea e significativa por parte da turma e da professora, que culminou em resultados positivos onde concluímos que os jogos lúdicos- contextualizados com a realidade das crianças, possuem um papel fundamental no processo de alfabetização/letramento, contribuindo veemente para uma educação mais inestimável e dinâmica, proporcionando assim um ensino de mais qualidade.
- ItemFamília e escola: o incentivo para as crianças avançarem na educação(2021-12-13) Mesquita, Patrícia dos Santos; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares, José Flávio; Vieira, Josenilton NunesO presente trabalho aborda o incentivo da família e da escola para as crianças avançarem na educação. Considerando que este foi e continua sendo um tema relevante no processo ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa sobre o mesmo que redundou neste TCC. O presente estudo teve como objetivo compreender o processo educativo das crianças da rua Sete do Bairro Antônio Guilhermino na relação família-escola-família. Para a realização desta monografia foi feito um estudo bibliográfico das obras de importantes estudiosos do tema abordado destacando-se entre eles Gabriel Chalita (2001), Maria Silva de Araújo (2016), M. F. A. Enguita (1989), dentre outros. Com relação ao tipo de pesquisa, foi adotado o estudo fenomenológico, com uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com procedimento de uma pesquisa de campo, que juntos delinearam e resolveram a problemática sobre quem mais tem incentivado as crianças da rua em questão a seguir no processo ensino-aprendizagem. Foram adotadas como técnicas a observação, além de entrevistas informais e formais a quatro jovens que assim como eu, conseguiram avançar na educação. Mediante o uso das técnicas de pesquisa foi identificado que embora a escola tenha papel importante e seja indispensável, a família é a maior incentivadora para a criança avançar na educação. Foi comprovado que os familiares mesmo dispondo de pouco tempo, são capazes de participar ativamente da educação das crianças, demonstrando interesse, atuando com o incentivo mesmo quando não conseguem ajudar nas atividades.
- ItemO olhar narrativo de alunas da multissérie: percorrendo caminhos, revelando histórias(2021-07-06) Silva, Cleidiane Ferreira da; Santos, Jozely Samara Cardoso; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Sandra Novais; Vieira, Josenilton Nunes; Martins, Adeilda Ana da S.A proposta desta pesquisa consiste em analisar o contexto das salas Multisseriadas e da Educação do Campo, buscando compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem nesse espaço diversificado, resgatando as experiências das pesquisadoras enquanto alunas dessa modalidade de ensino e, a partir desse contexto, produzir um cordel reavendo aspectos dessa nossa caminhada. A escolha do cordel como produto midiático se deu por ser uma literatura nordestina que valoriza e representa a identidade da população do campo, nesse sentido consideramos que a produção do cordel vai contemplar a sua função social de informar e questionar, mas também proporcionar alegria aos leitores. O interesse em realizar essa pesquisa se dá em decorrência de experiências vividas ainda na infância onde as investigadoras em questão, fizeram parte de turmas Multisseriadas em escolas da zona rural de Juazeiro – BA. Ainda que em escolas diferentes, as experiências são semelhantes. Por esse motivo a nossa curiosidade em entender melhor como se faz a organização, como é a prática em uma turma tão diversificada, as estratégias para desenvolver o ensino-aprendizagem, os desafios de ser educador (a) em uma escola do campo; como lidar com as dificuldades que se encontram nas salas Multisseriadas e escolas do campo; Em meio a tantas dúvidas, surgiu assim o interesse em buscar respostas para tantos questionamentos.
- ItemAs possibilidades do ensino à distância para conciliar trabalho e ensino noturno em EJA e reduzir a evasão/abandono escolar(2021-12-16) Paraguassu, Ingridy De Jesus; Martins, Adeilda Ana da Silva; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lima, Irailde Gonçalves deO escopo da presente pesquisa é tecer reflexões a cercada modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência a questão do abandono escolar e as razões que se relacionam diretamente com as dificuldades de conciliação do trabalho e a manutenção dos estudos por parte desse público específico. Objetiva-se ainda responder ao questionamento: Quais são as razões do abandono/evasão dos alunos de EJA? Questionamento que serviu de fio condutor para esse estudo. O abandono escolar dos alunos de EJA requer atenção particular por se tratar de um grupo que, por motivos diversos não puderam ou não quiseram estudar antes, no período mais adequado à sua faixa etária. Contudo, resolveram retornar e dar continuidade aos estudos. Porém, outros entraves surgem, dificultando a permanência desses alunos na escola. Um desses obstáculos é a conciliação entre trabalho e estudo. É justamente por esse motivo que boa parte desses jovens e adultos opta por estudar à noite, o que não garante a continuidade dos seus estudos, visto que algumas pessoas precisam trabalhar até mais tarde, adentrando inclusive no horário que eles já deveriam estar na escola. A pesquisa foi exploratória e de cunho bibliográfico, utilizei a abordagem qualitativa. Para embasar o estudo, foi analisada a legislação brasileira, livros, trabalhos e revistas científicas que abordam a temática. Como resultado, percebeu-se que a necessidade de trabalhar, figura como o principal motivo da evasão escolar dos alunos dessa modalidade de ensino. Apesar de constatar que já houve alguns avanços na legislação educacional, ainda há muito caminho a ser percorrido para que os jovens, adultos e idosos possam ingressar na escola e permanecer, pelo menos até a conclusão do ensino médio. O trabalho pedagógico consciente e comprometido com a aprendizagem, considerando suas necessidades nas suas relações sociais, que, inclusive motivam a retomada dos estudos desses alunos, pode contribuir, para alterar os índices de analfabetismo e contribuir para o pleno exercício da sua cidadania.