Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Orientador "Lima, Iva Autina Cavalcante"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTecnologias digitais na educação: desafios da inclusão digital na Escola Osório Teles e na EMEI Amélia Borges, em Carnaíba do Sertão, Juazeiro – BA(UNEB, 2024-07-19) Silva, Jaciara Candido da; Lima, Iva Autina Cavalcante; Guedes, Neuma de Sá; Gomes, Tadeu FerreiraEste artigo tem como objetivo descrever os desafios apresentados pelos docentes da Escola Osório Teles de Menezes e EMEI Amélia Borges Souza ao integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, neste trabalho, buscou-se diagnosticar quais os recursos digitais estavam disponíveis nas escolas, além de identificar as formações realizadas pelos docentes para o uso das tecnologias na educação e detectar, junto aos docentes, os desafios que enfrentam para o uso das tecnologias digitais nas suas aulas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, delineando-se para um estudo de caso. Os dados analisados foram recolhidos por meio de aplicação de questionário junto aos docentes de ambas as escolas, durante o mês de maio. No que diz respeito à oferta de recursos, a conectividade e a formação docente continuada para o uso das tecnologias digitais no exercício profissional, conclui-se que há uma grande necessidade, apesar de os docentes já terem as tecnologias digitais como aliadas nas suas práticas, pois confessaram a possibilidade de melhora do processo de interação professor-aluno, bem como do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes a partir da utilização das tecnologias digitais.