Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Orientador "Guedes, Neuma de Sá"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFanfarra de inclusão musical Paulo VI: Vozes e Acordes de um Trabalho Pedagógico (vídeo documentário)(UNEB, 2024-07-19) Sales, Bruno Sávio Santos de; Menezes, Hortência Maria c. O. De; Santos, Ligiane de Souza; Guedes, Neuma de Sá; Lima , Iva Autina Cavalcanti; Alencar , José Renner BenevidesO presente Memorial do Produto Pedagógico na forma de Vídeo Documentário intitulado Fanfarra de Inclusão Musical Paulo VI: Vozes e Acordes de um Trabalho Pedagógico visa contribuir para produção e difusão de conhecimentos no âmbito acadêmico sobre a trajetória histórica dessa agremiação como projeto sociocultural musical e pedagógico que existe e resiste há mais de três décadas, em Juazeiro-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória, e por meio de entrevistas abertas foram ouvidas as vozes de atuais e ex integrantes acerca da importância da Fanfarra de Inclusão Musical Paulo VI e de seus processos formativos como elemento influenciador na formação musical, cultural e profissional dessas pessoas. Almeja-se com este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC fomentar a pesquisa sobre essa importante manifestação cultural e contribuir com a (re)construção de políticas públicas educacionais destinadas às Fanfarras nas redes públicas de ensino e a inclusão de crianças e jovens às expressões artísticas que as constituem.
- ItemA história da professora Terezinha Elvira de Macêdo: trajetória e marcas na educação em Carnaíba do Sertão(2021-07-12) Santos Neto, Anderson Dionísio dos; Guedes, Neuma de Sá; Antunes, Cláudia Maísa; Sá, Francisca de AssisA inspiração para a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na modalidade produto midiático, materializado em um vídeo documentário sobre a referida professora tem origem nas minhas relações sociais e afetivas com pessoas que conviveram e que ainda convivem com a grande educadora professora-gestora Terezinha, e também pela minha experiência pessoal de escrever o memorial autobiográfico sobre minha trajetória de escolarização. Daí, a minha opção por realizar este TCC fundamentado numa concepção de pesquisa em educação que compreende a importância do lugar que as experiências de vida ocupam na formação do professor, visto que evidências de histórias vividas no dia a dia desse profissional proporcionam o conhecimento de outros saberes, que estão no seu substrato e muitas vezes não são levados em conta e passam despercebidos.