Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Orientador "Almeida, Antonilde Santos"
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- ItemDoenças vivas em sala de aula: invisibilidade da cronicidade(UNEB, 2025-01-13) Santos, Margarida de Carvalho; Bacelar, Milena Lara Cardoso Ribeiro; Almeida, Antonilde Santos; Leal, Zulenilton Sobreira; Silva, Antoneide Santos Almeida; Silva , Francineide SantanaO memorial aqui apresentado objetiva trazer reflexões sobre o desenvolvimento do produto pedagógico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Pedagogia do Campus III/Uneb, em formato de podcast intitulado de Entre Cuidados e Lápis, destinado à educação e a inclusão de crianças com doenças crônicas em uma escola do 1º ao 5º ano do Município de Juazeiro-BA. O Podcast foi elaborado com profissionais da educação, saúde e responsáveis pelas crianças, destacando as vivências dessas crianças com doenças crônicas, os desafios das famílias e da escola. A metodologia do nosso estudo foi de natureza exploratória e de abordagem qualitativa trazendo para a coleta de dados usamos entrevistas divididas em dois formatos. Foi presencial com os responsáveis das crianças e a escola permitindo a observação do contexto escolar e algumas características como: formatos das famílias, perfil socioeconômico, escolaridade outros aspectos, já as entrevistas com as profissionais da saúde e da educação foram realizadas por meio de rede social (whatsapp). Apontamos como dessa nossa escrita, por acreditar que Doenças Vivas em Sala de Aula: invisibilidade da cronicidade, por acreditar que seja um tema que possa contribuir para dar mais visibilidade à criança com doença crônica no ambiente escolar, que infelizmente não possui a mesma visibilidade de outras crianças com outros tipos de doenças ou até mesmos com transtornos mentais. Nossa reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração deste memorial, se baseou em Freire, 1987, Castro, 2014, Vieira, 2002, Nonose, 2009 e Oliveira, 2011. Essas referências contribuíram para a nossa formação tanto na questão de identidade profissional quanto na valorização da escuta ativa e na questão de empatia. Esperamos que este estudo possa contribuir como fonte de inspiração para as famílias de crianças com doenças crônicas, para escolas e para pesquisadores em geral.
- ItemExperiências, vivências e aprendizagens sobre o autismo através de um olhar familiar(2022-12-20) Costa, Nêmora Claudiane Café Pereira da; Almeida, Antonilde Santos; Benevides, Sílvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda deA escrita desta pesquisa objetivou descrever a escuta de uma família sobre como ocorreram a descoberta do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA no filho mais velho, as adaptações e mudanças que os familiares tiveram que fazer e os desafios enfrentados, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem nos ambientes (familiar e escolar). O trabalho foi desenvolvido por meio de leituras bibliográficas relacionadas ao tema: Braga (2018), Mayer (2020), Cunha (2017) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5 - 2014) como fonte metodológica para o desenvolvimento dos resultados foi usado Bardin (2016). Essas fontes trouxeram a importância de conhecer a pessoa autista e sobre o que ocorre com ela, além de compreender como a afetividade é salutar no contexto familiar ou escolar. Através da abordagem qualitativa, essa escrita permeou um estudo de caso com observações para a identificação dos desafios e das adaptações que a família enfrentou, a importância dos profissionais especializados no atendimento e o diagnóstico precoce. Este estudo também mostra que o Transtorno do neurodesenvolvimento é descrito como um espectro, pois as características variam e podem comprometer o desenvolvimento do indivíduo, o convívio social, o comportamento e a comunicação, causando desafios específicos na aprendizagem em dois importantes ambientes para o desenvolvimento da criança: familiar e escolar. Esse trabalho pode ser uma contribuição para acadêmicos que desejam conhecer um pouco sobre a temática e o desenvolvimento educacional de crianças com TEA, tanto para a comunidade como para todas as famílias que desejam aprender através de uma descrição de uma experiência familiar. Experiência essa que foi discorrido de forma sensível e real, trazendo uma vivência que pode se desenvolver em outros estudos e pesquisas, e sobre o quanto a família se torna um porto seguro e ao mesmo tempo a porta voz da criança/pessoa com TEA.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: Experiências de Professoras no Ensino Remoto Emergencial(2022-07-21) Pereira, Cicera Aline França; Souza, Kamila de Oliveira; Silva, Terezinha Alves da; Almeida, Antonilde Santos; Sousa, Clara Maria Miranda de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente estudo objetivou investigar o processo da ludicidade na educação infantil vivenciado por professoras no ensino remoto de uma Escola Municipal de Juazeiro- BA e, de modo complementar, buscou-se identificar as atividades lúdicas que as professoras desenvolveram com as crianças no período das aulas remotas para, a partir das conversas, descrever as experiências da prática pedagógica de forma lúdica. Desse modo, falar sobre Ludicidade na Educação Infantil: experiências de professoras no Ensino Remoto Emergencial foi compreender como fizeram essa experiência e saber qual legado ficou no final. O estudo em questão foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa de campo e como instrumento da coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, apoiada por um questionário previamente organizado. As participantes da pesquisa foram duas professoras da educação infantil que ministraram aula no infantil V. Como produto da pesquisa foi elaborada uma série de Podcasts com o intuito de demonstrar através da pesquisa o que foi utilizado pelas professoras e com quais finalidades. Os resultados obtidos mostraram que trabalhar com educação infantil no ensino remoto emergencial trouxe muitos desafios ao exercício docente, como aquisição de equipamentos e se habilitar para utilizar mídias e programas nas aulas, entre outros, e a inclusão da ludicidade nas práticas pedagógicas foi uma forma de garantir aulas e atividades atrativas e proveitosas. Através desse estudo foi possível compreender a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, e dessa forma contribui para o estado da arte do tema em questão.