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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Vieira, Josenilton Nunes"
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- ItemA leitura a partir do leitor: retratos sociológicos do habitus leitor de coordenadoras pedagógicas(UNEB, 2025-03-18) Nobrega, Keren Priscila da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Santos , Cosme Batista dos; Gondim, Janedalva PontesA presente pesquisa tem como principal objetivo compreender, por meio da construção de Retratos Sociológicos — dispositivo metodológico empregado por Bernard Lahire (2008a) —, o habitus leitor (disposições de leitura) de duas coordenadoras pedagógicas, atuantes na rede estadual da Bahia, especificamente no Núcleo Territorial de Educação-10, incorporados na história-longitudinal, de modo a analisar a complexa rede de relações materiais e simbólicas que estruturam e influenciam suas disposições leitoras. Nesse contexto, a leitura é analisada como uma prática cultural, com base em Chartier (2002a, 2002b, 2011), e fundamentada na noção de habitus de Pierre Bourdieu (1983, 2007, 2015, 2022), além das atualizações teóricas propostas por Bernard Lahire (2001, 2008a, 2008b) do ator plural, ancorando-se em um debate histórico, cultural e sociológico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota a perspectiva de Lahire (2001, 2008a, 2008b) e utiliza os Retratos Sociológicos com caráter aplicado, conforme o modelo proposto por Bóia e Lopes (2012). A coleta de dados ocorreu em duas etapas: um questionário inicial, para identificação das participantes, e entrevistas semiestruturadas, divididas em três sessões e em duas fases: a extensiva, contendo relatos livres sobre as trajetórias de vida, e a fase intensiva, centrada nas práticas de leitura e trajetórias acadêmicas e profissionais. Nesse contexto, o estudo destaca que a formação do habitus leitor é um processo construído ao longo da trajetória do sujeito, sendo influenciado por disposições, crenças e comportamentos moldados pelas matrizes socializadoras. Esses ambientes de socialização desempenham um papel fundamental na maneira como os indivíduos interagem com a leitura e desenvolvem suas práticas leitoras, considerando a pluralidade de disposições e os diferentes contextos de ativação. Além disso, este estudo contribui ao campo educacional ao expandir investigações biográficas, por meio do método Retratos Sociológicos, além de correlacionar as teorias de Bourdieu e Lahire para a discussão da abordagem conceitual do habitus leitor. A pesquisa também reflete sobre o papel do coordenador pedagógico, suas limitações profissionais e questões ligadas a identidade no campo educacional.
- ItemDança e campo educacional: uma história construída no semiárido Baiano(2022-08-12) Pontes, Geraldo Correia; Vieira, Josenilton Nunes; Borges, João José de Santana; Freire, Luiz Alberto RibeiroEsta dissertação tem por objetivos contar a história da Escola de Ballet Geraldo Pontes e refletir acerca da sua importância para a construção da autoexpressão e liberdade de corpos bailarinos por meio do cultivo ao gosto, à formação e ao acesso ao Ballet clássico na cidade de Juazeiro, Território do Sertão do São Francisco, Bahia, Brasil. A discussão abordada neste texto delineia-se nos paradigmas da pesquisa qualitativa e foi construída a partir do método autobiográfico, realizado por meio da narrativa autobiográfica que tece diálogos relacionados ao tempo e às memórias a partir de crônicas, da história de vida, comendas, ilustrações e fotografias que se constituem como dispositivos verbo-visuais que aproximam o passado e o presente na tessitura da história dessa escola. A autobiografia possibilita refletir sobre as subjetividades e trajetórias de vida pessoais e profissionais que constituem os sujeitos sociais. Propicia, ainda, a percepção de si sobre ser, sentir, estar e interagir nos diversos contextos sócio-históricos, educacionais e culturais; possibilita o autoconhecimento e a autocompreensão acerca da vida e dos sentimentos que interpelam e ressignificam a (re)existência humana. Nesta narrativa autobiográfica, vinculada à linha de pesquisa Campo Educacional, Currículo e Cultura Escolar do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos do Departamento de Educação, Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, descortino a minha história de vida - um corpo masculino e suas sapatilhas, que encontrou na Arte da dança um espaço de acolhimento e realização pessoal e profissional. Um corpo hétero pode dançar forró, samba, axé dentre outras, mas sofre preconceito ao dançar ballet. Assim, meu corpo, a minha trajetória de vida e a escola de Ballet Geraldo Pontes assumem um comportamento insurgente, quando me torno bailarino e crio também uma escola de Ballet clássico em terras sertanejas no ano de 1978, rompendo preconceitos e abrindo caminhos para quem quiser aprender e dançar ballet, considerada dança para meninas e de elite na década de 70. A história do bailarino Geraldo Pontes intersecciona-se com a da Escola de Ballet Geraldo Pontes e se tornou um marco na cultura do semiárido baiano. O aporte teórico fundamentou-se em Cristine Josso (2012), Ferraroti (1998), Foucault (2010), Langendonk (2004) entre outras referências. A Escola de Ballet Geraldo Pontes iniciou com o Ballet clássico e propiciou o acesso e a experimentação de corpos dançantes e criativos que contam histórias; estimulou e incentivou o fazer artístico por meio de uma metodologia somática e performática, agregando valores à profissionalização e capacitação de jovens que hoje atuam no mercado de trabalho em territórios semiáridos e no exterior. Há mais de quatro décadas, segue despertando o gosto pela dança clássica, inovando com dança de matriz afro-indígena e festivais de dança, envolvendo estudantes de escolas públicas por meio de projetos no cenário artístico, social e cultural na cidade de Juazeiro, Bahia.
- ItemEducação para o trânsito (EPT): reflexões teóricas e concepções de estudantes e professores do ensino médio de escolas do município de Paulistana-PI(UNEB, 2024-04-11) Carvalho, Helma Campos de; Vieira, Josenilton Nunes; Brito, Mirian Ferreira de; Schneider, Elmir JorgeEste trabalho traz uma reflexão acerca da importância da EPT no ensino médio, em que os discentes estão próximos de atingirem a maioridade e assim serem condutores de veículos. Consideramos esta fase um período propício para a construção e ensino de práticas de cidadania e a postura humanizada no trânsito, a fim de evitar o alto índice de mortalidade e de acidentes que ocorrem diariamente. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço que contribui decisivamente para a formação de uma consciência cidadã, em que essas práticas podem ser desenvolvidas por meio do ensino. A partir disso, o estudo buscará responder a uma problemática de pesquisa, que se constitui: de que modo a EPT (EPT) pode ser direcionada aos adolescentes, estudantes do ensino médio? Para responder à indagação, partiremos de um objetivo geral, que é desvelar as possibilidades de abordagem da EPT para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas em Paulistana-PI. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, foi feito um estudo de abordagem qualitativa, dialógica, que parte de princípios descritivos. Também foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como lócus escolas da cidade de Paulistana-PI e um levantamento bibliográfico, bem como a análise em vídeos de campanhas educativas produzidos e divulgados pelos Departamentos de Trânsito dos estados do Paraná, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, com o objetivo de buscar formas e métodos de abordar a EPT no ambiente escolar. Os dados mostram que o trabalho com EPT no ensino médio ocorre por meio de palestras, grupos de estudo, conteúdos associados ao tema, especialmente na disciplina de língua portuguesa. Os professores se mostraram interessados na abordagem do tema em sala, e os alunos apontaram, durante as oficinas, que esse trabalho poderia ocorrer por meio de um trabalho interdisciplinar na escola, com projetos, palestras e produções textuais. A análise mostrou ainda que os estudantes assistiriam às campanhas realizadas pelo Detran, caso essas fossem divulgadas nas mídias sociais, especialmente o Instagram, a maioria dos estudantes demonstrou preferência pelas mídias digitais, especialmente Instagram, pois consideram o método mais adequado para tratar da EPT, o que mostra que os adolescentes estão cada vez mais conectada e familiarizados com o uso da tecnologia e das redes sociais. Além do mais, se mostraram a favor de penas mais rígidas para infratores de trânsito, mesmo a maioria tendo admitido já ter conduzido motocicleta sendo menor de idade. Defendemos, portanto, a inclusão da EPT no currículo do ensino médio, integrada às disciplinas existentes, o que é fundamental para preparar os jovens para a vida adulta e promover uma cultura de paz e respeito no trânsito. Ao fornecer conhecimentos, habilidades e valores necessários, capacitamos os estudantes a se tornarem condutores responsáveis e a contribuírem para uma convivência mais segura nas vias públicas.
- ItemEscola, família e aprendizagem: uma análise sobre as experiências de sucesso no colégio Antonílio Da França Cardoso(2022-07-25) Alves, Macileide Ferreira Passos; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Paulo César Marques de AndradeEste trabalho propôs-se a fazer uma reflexão sobre as relações entre família, aprendizagem, escola e as experiências de sucesso, tendo como foco um grupo de estudantes do nono ano identificados como casos de possíveis experiências exitosas, do Colégio Antonílio da França Cardoso, localizado na cidade de Juazeiro – BA. O estudo contou com a participação de seis estudantes, suas famílias, professores, gestor e coordenador pedagógico. No tocante ao aporte teórico trilhou pelas contribuições de estudiosos como Engels, Arendt, Lacan, Vygotsky, Paulo Freire, Saviani, Bordieu, Marx, Durkheim, dentre outros. Fazendo também uma analogia sobre os estudos da origem histórica da família, sua evolução e a conquista da educação à luz dos processos de efetivação da escolarização, enquanto direito dos cidadãos. A pesquisa buscou analisar as causas que motivam os bons resultados escolares, verificando o engajamento com as propostas escolares, bem como realizar uma reflexão sobre o protagonismo estudantil e seu impacto no aprendizado. Também foram coletados dados sobre o perfil socioeconômico e cultural das famílias dos estudantes e a participação destas nas atividades integrativas na relação família/escola, buscando desvelar as possíveis contribuições das experiências escolares e familiares para o sucesso na aprendizagem dos saberes escolares entre alunos do 9º ano participantes. A pesquisa ocorreu durante o período da pandemia do COVID 19, que impôs algumas restrições e causou algumas dificuldades, como por exemplo os contatos iniciais com a escola devido a suspensão de atividades presenciais. Teve como recurso metodológico uma análise por triangulação de métodos, que incluiu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários. Também foi prevista uma análise documental, que pudesse aprofundar o estudo, confrontando os resultados e notas, mas esta etapa ficou comprometida devido a algumas situações não previstas. A coleta e apreciação das informações constatou a importância da família nos casos de êxito escolar, pois a maior parte dos estudantes afirmou contar com o apoio de suas famílias, porém também constatou que alguns alunos contam com a ajuda parcial, havendo também casos de quem não dispõe deste apoio e mesmo assim consegue lograr êxito, visto que assumem com responsabilidade e autonomia o rumo de sua vida escolar.
- ItemA implementação do ensino de música na percepção de Professores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA(2022-05-10) Barbosa, Ingrid Torres; Vieira, Josenilton Nunes; Rodrigues, José Roberto Gomes; Barros, Matheus Henrique da FonsêcaA implementação da Lei n° 13.278/2016 que altera a LDB tem gerado implicações quanto aos aspectos pedagógicos do ensino de música, por todo o Brasil. À vista disso, essa pesquisa tem por objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino de música em escolas básicas, a partir da percepção de professores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em atendimento ao que estabelece a Lei n° 13.278/2016, tornando obrigatória a oferta da música, das artes visuais, da dança e do teatro no componente curricular Arte. Para isso, esse estudo de campo levanta dados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir do método de abordagem dialética com 10 professores de música de escolas básicas dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA e por meio de uma análise da legislação nacional sobre o ensino de música, evidenciando as implicações conceituais da aplicabilidade dos termos disciplina, componente curricular, conteúdo e linguagem. Os dados coletados foram analisados com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) e à luz da fundamentação teórica composta, principalmente, por Maura Penna (PENNA, 2015); Keith Swanwick (SWANWICK, 2003, 2014) e Hans-Joachim Koellreutter (KOELLREUTTER, 2018) para tratar dos aspectos significativos do ensino de música e Moacir Gadotti (GADOTTI, 2006, 2010, 2014), Émile Durkheim (DURKHEIM, 2011) e Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 2007), quanto à Instituição Escolar. Os resultados encontrados apontaram que, a partir da implementação do ensino de música em escolas básicas nos municípios pesquisados, nos últimos 10 anos, vem se efetivando um processo de disciplinarização1 desse saber. Desse modo, com base procedimentos sintáticos realizados nas narrativas dos professores entrevistados, percebeu-se que, embora os professores empreguem com frequência a palavra luta em seus discursos, o fato de poucos deles conhecerem bem as leis e documentos que asseguram a presença da música nas escolas enfraquece o movimento de luta coletiva, enquanto exercício da cidadania dos Professores.