Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Rodrigues, José Roberto Gomes"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCreche professora Cristina Braga: uma instituição de educação infantil em Juazeiro - Bahia (1990 – 2025)(UNEB, 2025-04-01) Batista, Denise Amaral; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Benevides, Silvia Lúcia Lopes; Gallego, Rita de CassiaEssa dissertação investiga as relações sócio-históricas que influenciaram a fundação e o desenvolvimento da Instituição Filantrópica Professora Cristina Braga em Juazeiro-BA, desde sua origem, no final da década de 90, até os dias atuais como extensão de uma escola municipal. Operando com uma abordagem tanto sócio-histórica quanto relacional, inspirada nas teorias de Bourdieu, o estudo utiliza fontes variadas e entrevistas para reconstruir a trajetória da instituição. A coleta de dados incluiu análise documental e entrevistas com gestores, funcionários, ex-alunos e colaboradores. A análise foi conduzida através de uma abordagem interpretativa das conexões e temas recorrentes relacionados à evolução da escola e às influências políticas e sociais. O objetivo é analisar as relações que influenciaram a fundação e o desenvolvimento da instituição desde sua origem. Como resultados, tem-se a compreensão de que a institucionalização da creche não se constituiu sem os conflitos e lutas que se entrelaçaram durante o tempo do seu percurso histórico e que os processos de mudanças ocorridos ao longo desse tempo foram pontuais a cada momento percorrido e garantiram sua existência até os dias atuais, como também a afirmação de que, mesmo se tornando uma extensão de uma creche municipal, a escola não perdeu sua identidade enquanto instituição filantrópica. Como também foi identificado que a creche foi uma das formas de escolarização que ocorreu na cidade de Juazeiro.
- ItemFinanciamento e gestão de escolas públicas: uma análise da aplicação dos recursos em duas escolas da rede do ensino fundamental de Juazeiro-BA(2022-07-22) Brandão, Luana Mayara de Souza; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Galleco, Rita de CassiaEste trabalho de pesquisa constituiu em analisar o financiamento e a gestão financeira de escolas públicas da rede municipal de Juazeiro-BA, a partir dos recursos, da sua aplicação e do seu controle. O financiamento e a gestão são importantes dimensões da qualidade da educação, na qual a aplicação e a administração dos recursos devem ser realizadas com o objetivo de alcançar uma educação melhor. Para isso, a responsabilidade do financiamento da educação é repartida entre os entes federados. O gerenciamento dos recursos e a gestão escolar, com as mudanças sociais, passaram a ser pensados, normatizados e realizados com a participação da comunidade. Na busca para saber quais são os recursos financeiros repassados às duas escolas desse município, como são gerenciados e o controle exercido para a sua devida aplicação, a realização de entrevistas, a aplicação de questionários e os documentos coletados na Secretaria de Educação de Juazeiro-BA foram procedimentos de fundamental importância. Para analisar esses dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise documental. Diante disso, verificou-se que as duas escolas públicas municipais de Juazeiro-BA participantes dessa pesquisa receberam recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa para Autonomia Financeira da Escola (PROAFE). Para aplicar esses recursos, essas escolas seguiram alguns procedimentos: analisaram as necessidades da escola; definiram as despesas que seriam realizadas; fizeram as cotações dos preços e contrataram a empresa com menor preço. Verificou-se que essas escolas municipais aplicaram a maioria dos recursos recebidos em aquisição de materiais, especialmente, materiais pedagógicos, pois são as maiores demandas. Por isso, definiram os percentuais dos recursos do PDDE em 70% para despesas de custeio e 30% para de capital. Ademais, para realizar a prestação de contas desses recursos na Secretaria de Educação essas escolas precisaram agendá-la e levar, no dia marcado, os documentos necessários, tais como: atas da reunião, cotações de preços, notas fiscais, cópias de cheques, dentre outros. Para o controle dos recursos, averiguou-se que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado Bahia e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Juazeiro-BA têm papéis importantes, no qual fiscalizam os recursos do Fundeb, fundo esse essencial para a educação.
- ItemLibras como primeira língua (L1): análise de uma sala de aula bilíngue no município de Petrolina, Pernambuco(2023-03-30) Oliveira, Francisco Everaldo Candido de; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Albuquerque, Roque do NascimentoA presente produção pretende compreender como vem sendo utilizada a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como primeira língua (L1) da pessoa surda, em uma sala de aula bilíngue da rede de ensino municipal de Petrolina-PE, bem como tem ocorrido as interações neste contexto/espaço, a partir da análise de uma experiência desenvolvida na referida instituição. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, com coleta de dados, para observação direta, e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apresentam-se aspectos relativos às interações no espaço escolar; à aquisição linguística como L1; a fatores que compõem a estrutura da sala bilíngue; às atividades desenvolvidas neste espaço; a questões culturais evidentes; e ao fomento da experiência bilíngue na educação de surdos. A partir desta pesquisa, considera-se relevante a sala bilíngue para a educação de crianças surdas, já que esta pode agregar significativo aprendizado linguístico e cultural aos estudantes, levando em conta que a presença de um professor surdo nesse ambiente proporciona inúmeros benefícios, que vão desde a identificação como uma referência para aprendizado até a figura que propicia uma construção de identidade e cultura - através do uso da Libras como base linguística para instrução no processo de formação escolar. Almeja que, através desta pesquisa, haja contribuição para o campo científico, no sentido de ampliar as discussões acerca da educação bilíngue da pessoa surda.
- ItemO ginásio cenecista de Pilão Arcado-BA: uma análise sobre a sua instauração e o seu desenvolvimento entre 1969 – 1977(UNEB, 2024-08-29) Silva, Marcos Antônio Pereira da; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Cardoso, Fernando da SilvaA presente pesquisa teve como objetivo compreender as circunstâncias da instauração e do desenvolvimento do Ginásio de Pilão Arcado, em Pilão Arcado-Ba. A análise compreendeu o percurso de 1969, com a inauguração do referido ginásio, até o ano de 1977, quando foram encerradas as suas atividades na antiga sede da cidade, que foi transferida devido a construção da Barragem de Sobradinho. A fundamentação teórico-metodológica atende à perspectiva sócio-histórica e recorre a referências conceituais como cultura escolar, formas de escolarização e instituição escolar, a partir de autores que desenvolveram obras com essas abordagens a citar (Bourdieu, 1998), (Julia, 2001), (Rodrigues, 2018), (Saviani, 2002), dentre outros. Buscou-se desenvolver uma análise documental, utilizando-se de atas, memorandos e relatórios. A coleta de dados envolveu também a realização de entrevistas semiestruturadas, com pessoas que participaram direta e/ou indiretamente das atividades da referida instituição escolar. Com vistas a resgatar a historicidade do Patrimônio Histórico Educativo de Pilão Arcado e, consequentemente, os agentes do fato em questão, tem-se como um dos principais resultados a compreensão dos itinerários geradores do “Centro Educacional Cenecista de Pilão Arcado” (CECPA), cujos benefícios são inestimáveis para a população até os dias atuais, uma vez que parte do corpo docente da cidade estudou na referida instituição. Ainda, de acordo com os resultados obtidos por meio das entrevistas e da pesquisa documental, ficou constatada a relevante participação do Padre João Myers para a consolidação desse espaço formativo. Ficou constatado, também, a importantíssima passagem do professor Cipriano Carlos Luckesi, como o primeiro diretor do Ginásio de Pilão Arcado em 1969. Sugere-se que os resultados alcançados possam servir de base para novos estudos e pesquisas, principalmente para professores e alunos.
- ItemPetrolina, cadê a sua história? Um estudo sobre o ensino da história local na rede escolar do município(2022-07-12) Ferreira, Anna Wannessa Nunes; Rodrigues, José Roberto Gomes; Barros, Edonilce da Rocha; Sobrinho Neto, Joachin de Melo AzevedoO presente trabalho busca refletir sobre o ensino da história local através de um olhar voltado à legislação educacional vigente, à perspectiva dos docentes sobre o tema e os recursos didáticos e metodológicos utilizados pelos professores na disciplina de História na Educação Básica na cidade de Petrolina-PE. A pergunta de pesquisa está ancorada no seguinte questionamento: De que forma o ensino da história local está, ou não, inserido na disciplina de História do Ensino Fundamental – Anos Finais das Escolas Municipais de Petrolina-PE? Nesse sentido, para alcançar resposta a esta questão-problema está expresso como objetivo principal: analisar a inserção do ensino da história local na disciplina de História do Ensino Fundamental – Anos Finais na rede escolar do município, e como objetivos específicos: a) compreender a relação da história, da memória e da identidade com a história local; b) examinar o respaldo legal sobre o ensino de história local na legislação educacional vigente (Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Base Nacional Comum Curricular); c) Conhecer as concepções dos professores de História sobre história local; e d) identificar os recursos didáticos e metodológicos acerca do ensino da história local utilizados pelos docentes para compartilhar as experiências das escolas municipais de Petrolina-PE. A metodologia adotada parte de uma pesquisa educacional, baseada no método da observação participante, com uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e explicativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: pesquisa documental, questionários e entrevistas semiestruturadas pela perspectiva da história oral. Os resultados deste estudo demonstraram que existe previsão curricular para o ensino de história local na rede escolar do município de Petrolina-PE, contudo ele ocorria de forma pontual a partir da iniciativa docente, tendo em vista que os professores reconhecem a importância do ensino da história da cidade para a construção da identidade dos estudantes, mas apontam a necessidade de formação continuada articulada entre universidade, Secretaria de Educação e professores a fim de fornecer os subsídios essenciais à prática docente sobre o tema. Além disso, abriu um horizonte de possibilidades para novas pesquisas como a didatização de trabalhos acadêmicos para a Educação Básica, produção de material alusivo ao tema pelos docentes, análise comparativa do ensino da história local nas escolas municipais após a inserção do paradidático sobre a cidade adotado, pela primeira vez, para toda a rede de ensino, entre outros.