Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Paiva , Carla Conceição da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs representações sociais de professoras dos anos iniciais do município de Juazeiro- Bahia acerca do letramento(UNEB, 2018-02-26) Silva, David de Souza; Paiva , Carla Conceição da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Andrade, Erika dos Reis GusmãoO letramento é normalmente caracterizado como um fenômeno que se constitui a partir das práticas sociais do uso da leitura e escrita, imbricadas na sociedade, sendo estas transpassadas pela cultura. Face ao exposto, pretendemos investigar quais as representações sociais das professoras das escolas de tempo integral Carlos Marighella e Stuart Edgar Angel Dones sobre o letramento, tendo como base as suas práticas cotidianas. Inúmeros teóricos serviram para o embasamento deste trabalho, como Kleiman (2010), Santos (2011), Soares (2009) e Street (2014), com os estudos do letramento; passando pela Educação Integral fundamentada em Paro (1988) e Cavaliere (2002); e na perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB), a partir de Martins (2006), Elmo (2007), Carvalho (2013) e Reis (2013). Com base na Teoria das Representações Sociais, segundo autores como Jodelet (2001) e Moscovici (2007), nossa investigação, de natureza qualitativa, utilizou como estratégias metodológicas para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, observação direta em lócus, diário de campo, questionário e análise de conteúdo. As participantes desta pesquisa se constituíram por sete professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino. Os principais resultados apontam que essas educadoras não possuem familiaridade com alguns termos relacionados ao letramento, como: eventos, agência, agente e prática de letramento. Identificamos também que, a concepção do letramento, apresentada pelas professoras é condizente com o que os teóricos defendem, porém percebemos uma imprecisão na distinção entre alfabetização e letramento. Concernente a ECSAB, observamos que as alfabetizadoras buscavam evidenciar a contextualização dos saberes locais, apontando para a perspectiva de uma educação associada ao contexto social do estudante.