Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Paiva, Carla Conceição da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCinema e educação: um estudo de caso da experiência fílmica do prove em Escolas estaduais de Juazeiro (BA)(2022-08-22) Barbosa, Patricia da Silva; Paiva, Carla Conceição da Silva; Nascimento, Jairo Carvalho do; Silva, Josias Pereira daO projeto “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema nas escolas da rede estadual de ensino. A partir das ações desenvolvidas nesse projeto, buscamos identificar as relações entre educação e cinema que são estabelecidas em escolas estaduais do Semiárido urbano de Juazeiro (BA). O referencial teórico está fundamentado, principalmente, nas questões relacionadas às abordagens contemporâneas entre cinema e educação e na articulação entre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) e Educomunicação. Além da natureza qualitativa, a investigação adotou, como estratégia metodológica, o estudo de caso, que nos permitiu um conhecimento detalhado e amplo da realidade do Prove nas escolas estudadas, em seus aspectos teórico-práticos. Os principais instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Compreendemos que as relações entre cinema e educação estabelecidas pelo Prove, nessas escolas, variam conforme o grau de conhecimento sobre a sétima arte que o (a) docente à frente do projeto possui. Todas as narrativas estudantis analisadas apresentaram importantes reflexões acerca de temas sociais que, muitas vezes, não compõem o cotidiano das grades curriculares. Além disso, apresentaram potencial para a construção de novas visibilidades e dizibilidades sobre o contexto semiárido, ao discutir sobre realidades vivenciadas nesse território, que não são amplamente pautadas pela grande mídia.
- ItemCinema piauiense: análise das representações sociais da paisagem sertaneja, da religiosidade e das relações de gênero(2022-07-18) Pereira, Isael de Sousa; Paiva, Carla Conceição da Silva; Lima, Frederico Osanan Amorim; Silva, Mariana Duccini Junqueira daAs produções fílmicas nacionais já se mostraram, ao decorrer dos anos, um campo vasto de estudos acerca das representações sociais sobre o Nordeste. Neste trabalho, contudo, o foco é analisar como a paisagem sertaneja, a religiosidade e as relações de gênero estão presentes nos filmes O Pescador e o Rio (2018), O Diário de Enoe (2016) e Kátia (2012), respectivamente. Para tanto, a investigação de natureza qualitativa, seguiu à luz da análise de conteúdo e da análise da imagem. A pesquisa aponta que o cinema piauiense, considerando sua influência muito grande sobre a cultura desse estado e seu poder de massificação, tem funcionado como uma ferramenta educacional, voltada para a construção de uma identidade social que novas questões de gênero, valoriza uma paisagem piauiense mais próspera, bem mais viva e exuberante, com a presença de rios, lagos, pastagem verde, entre outras e delineia um possível sincretismo religioso bastante influenciado pelo catolicismo.
- ItemAs representações sociais da educação nas páginas do Correio do São Francisco (1903-1904)(2022-07-12) Santos, Ingryd Hayara dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Santos, Andrea Cristiana; Pinto, Adriana AparecidaEsta pesquisa se dedica a analisar as principais representações sociais de educação presentes na produção jornalística do Correio do S. Francisco (1903-1904), que circulou em Juazeiro, no início do século XX, período concomitante ao processo de modernização da sociedade brasileira, no qual os jornais desenvolveram um papel essencial na divulgação de estratégias educativas, fomentando diversos valores e código morais. Nesse sentido, esta investigação adotou a natureza quanti-qualitativa, partindo da pesquisa documental das edições desse periódico. A coleta e a apreciação de dados foram baseadas na análise de conteúdo dos textos jornalísticos presentes no jornal. Os resultados apontam que o Correio do S. Francisco trazia representações da Educação que estavam alinhadas diretamente aos valores que ganharam ascensão e visibilidade no Regime Republicano por meio da divulgação de posturas e medidas que deveriam ser adotadas como condutas desejáveis para serem seguidos no coletivo, discussões sobre o modo de viver e exercer a cidadania, medicalização preventiva do espaço público e a organização do espaço citadino e rural, reforçando o papel da imprensa em contribuir para a divulgação de ideias que, muitas vezes, não tinham a devida propagação, assim como o seu papel em esclarecer e instruir as camadas da sociedade por meio da difusão de conhecimentos “úteis e necessários” aos homens.