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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Bomfim, Luciano Sérgio Ventin"
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- ItemAs contribuições dos processos educativos do colégio Rosalvo Luiz Celestino para a formação da identidade étnico racial da comunidade quilombola de laje dos negros – Ba(UNEB, 2018) Martins, Rita de Cássia Souza; Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Barros, Edonilce da Rocha; Almeida, Claudio Roberto dos SantosEsta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições dos processos educativos do Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino na formação da identidade étnico-racial dos quilombolas de Lajes dos Negros, Campo Formoso-BA. A metodologia desenvolvida de abordagem compreensivista entrecruzou elementos qualitativos e quantitativos, assumindo que as subjetividades orientam a construção do mundo, a partir da forma como esse mundo para elas se apresenta, numa contínua produção autoral, sem, no entanto, desconsiderar que o mundo também forja as compreensões, e, portanto, estabelecem o tenso encontro da fenomenologia com o materialismo dialético. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, observação diretiva, análise imagética. Os sujeitos da pesquisa foram três educadores/as e três líderes comunitárias. Somam-se os relatos e registros documentais visuais da história construída da Comunidade, bem como as observações de práticas educativas desenvolvidas dentro e fora desse Colégio. Como técnicas de análise de dados, foi utilizado a Análise do Discurso (AD) para interpretar as falas e histórias de vida e a Análise de Conteúdo (AC) para enfatizar presenças e silêncios. Os resultados apontam que os processos educativos do Colégio Rosalvo Luiz Celestino contribui timidamente para o fortalecimento da identidade étnico racial e realiza pontualmente diálogos com a comunidade com vistas a trocas de saberes e experiências objetivando o conhecimento da cultura local.
- ItemEscola que ginga: tessituras com a contextualização a partir do ensino da capoeira(UNEB, 2018-02-03) Silva, Kleyton Gualter de Oliveira; Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Paiva, Carla Conceição da Silva; Almeida, Cláudio Roberto dos Santos deEste trabalho ressalta a importância das aulas de capoeira na escola, seja como prática de origem afrodescendente, criada no Brasil pela união das diversas nações africanas, ou como uma atividade que chega e incomoda, realçando a existência do preconceito, racismo e práticas discriminatórias, ou ainda como espaço de valorização do brincar, proporcionando uma aprendizagem em movimento. Nesse norte, pensando a capoeira e a escola como ferramentas humanas criadas para facilitar a conexão com o mundo, que a partir dos encontros mostram as semelhanças e discrepância do pensamento. A capoeira a partir da suas bases na história afrodescendência e a escola, pela composição do sistema de ensino, refletido nas disciplinas escolares e seus conteúdos tradicionalmente trabalhados. Sendo assim, esse encontro nos permite analisar a questão: Quais as implicações das atividades de capoeira nas atitudes de aprendizagem dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, beneficiados pelo Programa Mais Educação? Nesse caso, as ações executadas na Escola Municipal José Freire dos Santos, do povoado de Brejo de Fora em Sento-Sé-Ba, realizadas em 2015, fazem parte do conjunto de acontecimentos que produziram as circunstâncias aqui analisadas. Um trabalho de pesquisa com características qualitativas que usa aspectos do método, dialética materialista com bases marxianas, auxiliado pela aplicação de entrevistas semiestruturados com 6 (seis) professores que possuem nas suas turmas alunos/alunas que participaram das atividades em questão, e por fim, a análise dos conteúdos produzidos nas entrevistas. Com base nessa estrutura de pesquisa, sistematizamos os fundamentos culturais da capoeira; Explicitamos o papel pedagógico da capoeira na formação da identidade étnico-racial dos educandos, a partir dos conhecimentos históricos intrínsecos à prática da capoeira; Caracterizamos as atitudes de aprendizagem dos estudantes antes do ensino da capoeira na escola e, posteriormente, identificamos as mudanças atitudinais dos estudantes nas demais disciplinas escolares. Um trabalho com os pés no “chão” do PPGESA- Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, visibilizando as identidades como fator necessário para fortalecer o encontro dos saberes para luta por mais direitos e qualidade de vida. Uma caminhada que descobriu resultados expressivos, produzidos a partir das aulas de capoeira, quando crianças aprenderam o sentido e a importância da convivência saudável, deixando de agredir com palavras ou fisicamente os colegas, gerando com isso, atitudes expressivas, percebidas em um espaço de tempo e trabalhos destinado ao Programa Mais Educação, 4 (quatro) meses.
- ItemEscola, contexto e práticas pedagógicas: estratégias e possibilidades para esse diálogo em uma escola municipal de Juazeiro-BA(UNEB, 2021-05-28) Silva, Lucivânia de Sousa; Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Carvalho, Luzineide Dourado; Pereira, Jocilene Gordiano Lima TomazEsta pesquisa de mestrado, intitulada Escola, contexto e práticas pedagógicas: estratégias e possibilidades para esse diálogo em uma escola municípal de Juazeiro-BA, foi realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), teve como questão norteadora: em que medida as práticas didático pedagógicas desenvolvidas em uma escola municipal de Juazeiro-BA correspondem às demandas de uma educação contextualizada para o combate da evasão escolar? O objetivo geral propôs apreender a correspondência entre as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas em uma escola municipal de Juazeiro-BA e as demandas de uma educação contextualizada para o combate da evasão escolar. Os objetivos específicos são: especificar os dados de evasão escolar na instituição, considerando a última década; investigar se as práticas didático-pedagógicas se orientam para a motivação e consequente (re)integração dos alunos com a escola; identificar se a dialogicidade está presente na relação professor-aluno dentro e fora da sala de aula;analisar como os alunos se percebem e se encontram no espaço escolar, considerando as práticas didático-pedagógicas, o território e a escola. O lócus de pesquisa foi uma escola municipal de Juazeiro-BA. Para responder à problemática da pesquisa, realizou-se revisão de literatura, para melhor avaliar a posição do objeto de estudo no meio social e educacional. No aporte teórico, utilizamos autores como Franco (2015), Freire (2014) e Freire (2001), falando de práticas pedagógicas; Dewey (1979), Reis (2019), Carvalho (2006), Martins (2006), especificando educação contextualizada; Albuquerque (2011), colaborando com a questão da nordestinidade; Claval (2002), Haesbaert (1997; 2004; 2005), Santos (1980; 1996), com a questão do território; Saviani (2000, 2003), com a evasão escolar, entre outros. Na metodologia, optamos pelo estudo de caso com viés autoetnográfico, porque se pesquisou um contexto e utilizou-se da memória da pesquisadora como base que alicerçou as motivações para o desenvolvimento. Na análise dos dados, usamos a triangulação de dados, através da análise documental, da observação e entrevistas. Tratou-se de pesquisa quali-quantitativa, com observação participante. Propusemo-nos a experienciar a instituição analisando como se dá a prática pedagógica. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com 14 alunos, 3 professoras a coordenação e a direção, totalizando 19 entrevistados. Foram analisados o Projeto Político Pedagógico da escola, como também as atas com os registros de evasão, do ano de 2009 à 2019. Usamos o diário de bordo e câmeras fotográficas para fazer os registros. Relacionamos a teoria com a prática, compreendendo o conceito de prática didático pedagógica, educação contextualizada e evasão escolar, apreendendo a aproximação ou distanciamento entre elas nesse lócus, com um olhar livre de (pre)conceitos, visto que o ambiente pesquisado é naturalmente meu local de fala da pesquisadora. Nos resultados da pesquisa, encontramos práticas pedagógicas em processo de conscientização da educação contextualizada, com um bom retorno na questão da evasão escolar, mas carentes, ainda, nas bases de sustentação para uma sala de aula dialógica, contextual e autônoma.
- ItemOs impactos da aplicação do Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto na rede pública municipal de ensino de Petrolina-PE para uma prática pedagógica contextualizadora(UNEB, 2020-03-03) Ramos, Conceição Angélica dos Santos; Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Vieira, Josenilton Nunes; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaAs reformas do Estado têm se configurado na redefinição de seu papel perante a prestação de serviços à sociedade. Direcionando o olhar para educação, é possível reconhecer o discurso de descentralização de políticas públicas num deslocamento de responsabilidades estatal para o não estatal, mediante parcerias público-privadas. Em razão da presença desse movimento entre a esfera municipal e o Instituto Alfa e Beto na cidade de Petrolina-PE, decidimos realizar este processo investigativo. Dito isto, a pergunta norteadora foi assim elaborada: Que impactos o Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto exerce sobre a produção de uma prática pedagógica contextualizada numa escola pública municipal de Petrolina-PE? Esta pesquisa tem como objetivo geral apreender os impactos que o Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto exerce sobre a produção de uma prática pedagógica contextualizada numa escola pública municipal de Petrolina-PE. Apresentamos como objetivos específicos: sistematizar os fundamentos da educação contextualizada, segundo documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases(LDB), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (DCN) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); identificar os fundamentos que embasam o Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto; analisar as concepções dos docentes, coordenadores e gestor sobre o currículo na perspectiva da contextualização, bem como do processo educativo frente à aplicação do Programa e, por fim, descrever o desenvolvimento, em sala de aula, das competências e habilidades elencadas pelo Programa. Enquanto percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, ancorada no estudo de caso. Para análise dos dados, recorremos à técnica de triangulação dos dados, através da análise documental, da observação de aula no contexto das orientações do Instituto Alfa e Beto e de entrevistas semiestruturadas. Essa pesquisa teve como lócus uma escola municipal de Petrolina-PE, contando com a participação dos seguintes colaboradores: 03 professoras do 1º ano, a gestora e 01 coordenadora. Com relação ao embasamento teórico, alicerçamos a investigação nos documentos legais da educação contextualizada como LDB/96, PCN/97 e DCN/2013, sendo o último a fonte principal. Ademais, os estudos de Peroni (2012) e Adrião et al. (2009) contribuem na problematização da redefinição do papel do Estado a partir de políticas públicas advindas do Plano Diretor da Reforma do Estado. Em seguida, abordamos a privatização do currículo no âmbito de Petrolina-PE, considerando a atuação do Instituto Alfa e Beto, destacando características gerais do Programa de Alfabetização do referido instituto, além das transformações ocorridas com o professor no contexto da mercantilização da educação, recorrendo aos estudos de Contreras (2002), Apple (1999) e Ball (2010). Esses autores apontam a proletarização da profissão, a desqualificação, a requalificação e a performatividade como princípios do neoconservadorismo na educação. Os resultados dessa pesquisa revelam que ao limitar a prática pedagógica à aplicação de programas, o(a) professor(a), mesmo aquele(a) que tem consciência do que seja a prática pedagógica calcada a partir de saberes significativos para o aluno, pode ter que abrir mão dessa prática, servindo assim à lógica tarefeira e cumprir os ditames expressos no Programa.