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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Barros, Edonilce da Rocha"
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- ItemAlém do preto no branco: feituras curriculares e ações Afirmativas negras do centro territorial de educação profissional do sertão do São Francisco (Juazeiro/Ba)(UNEB, 2016-02-26) Santos Júnior, Antonio Carvalho dos; Barros, Edonilce da Rocha; Martins, Josemar da Silva; Silva, Janaina Guimarães da Fonseca eProvocado pela insurgência da lei 10.639/03, que torna obrigatória o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira na educação básica, nossa pesquisa tem o seguinte objetivo: Compreender como são construídas políticas afirmativas negras nas práticas escolares/curriculares de alunos/as e professores/as negros/as do Centro Territorial de Educação Profissional Sertão do São Francisco. Metodologicamente nossa pesquisa se fez como estudo de caso, com a perspectiva etnográfica, utilizando-se da observação participante e entrevistas como estratégia de construção de dados. Para isso ancoramos nossas reflexões no campo dos estudos do currículo. No entanto, pensamos o currículo como lugar de produção de representação; como movimento de forjamento de identidades, essas que se fazem em relações de poder. Pensamos a escola aqui a partir da política de afirmação da identidade, a desnaturalizamos, para assim, evidenciarmos sua atuação em torno das questões raciais. Observamos que no CETEP um movimento afirmativo se faz nas práticas de professores negros, estes contrariam o silêncio institucional em relação às questões raciais e promovem práticas pedagógicas que disputam o currículo, operando um enegrecimento deste. A partir do encontro com Leonardo foi possível também observar que a identidade religiosa do candomblé transita na escola. Em nossa perspectiva, a raça não funciona como uma categoria que se explica basicamente a partir de características fisionômicas e genéticas dos indivíduos, ela funciona como operadora de um sistema de exclusão econômica, social e simbólica que, ao produzir narrativas sobre o outro, naturaliza seu lugar de subalternidade. Desse modo, a política afirmativa, dizer-se negro, é o esforço de ruptura com essa lógica de representação e exclusão, construindo significados positivos a cerca do povo negro a partir do próprio negro. Isso foi o que podemos observar em ações pedagógicas erigidas no CETEP, onde três professores negros encampam uma afirmação negra nas dinâmicas curriculares. Afirmação essa que também se faz entre os alunos, inclusive na vivência da fé.
- ItemDescolonização do currículo nas experiências de educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: um olhar sobre as escolas do campo no território sertão do São Francisco(UNEB, 2017) Ribeiro, Ana Paula Santos Granja; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Silva, Maria do SocorroEste estudo analisa como a proposta de Educação Contextualizada está sendo implementada nas escolas do campo, no Território Sertão do São Francisco, para perceber se, de fato, está ocorrendo a descolonização dos currículos e a promoção do protagonismo dos sujeitos do campo. A pesquisa foi realizada em três escolas do campo, localizadas nos municípios de Juazeiro, Uauá e Curaçá, no território Sertão do São Francisco. O embasamento teórico-metodológico fundamenta-se na fenomenologia, optando como método de procedimento o estudo de caso, do tipo qualitativo. Para a pesquisa de campo, foram utilizadas as técnicas de entrevistas com pessoas chaves (Secretários/as de educação, gestores/as, técnicos e técnicas de educação e professoras das escolas pesquisadas), além da observação direta por meio de visitas às escolas do campo, eleitas como lócus da pesquisa e do Diário de Campo. Para o embasamento teórico, foram acessados estudiosos como José de Souza Silva com a teoria do “Bem Viver”, Edmerson dos Santos Reis e Josemar da Silva Martins que discutem a Educação Contextualizada e o currículo descolonizado, além de Roseli Salete Caldart, Monica Castagna Molina e Celia Regina Vendramini, que trazem o debate sobre Educação do Campo, dentre outros. Os resultados apontam que, apesar das estratégias utilizadas pelos municípios pesquisados ao trabalharem um currículo contextualizado, essas não dão conta de abarcar o universo plural dos contextos escolares, visto que, para que esses instrumentos e ações venham obter uma eficácia, faz-se necessário e urgente a implementação de uma Política Pública que institucionalize a Educação Contextualizada como uma prática a ser incorporada pelas Secretarias Municipais de Educação, que precisa ir além do direito básico, que, por sua vez, não garante aos sujeitos do campo uma educação de qualidade, que respeite e contemple os seus contextos de vida. Embora haja esforços individuais e de um pequeno coletivo, a descolonização do currículo, nas experiências de educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro, ainda se mostra como uma não política pública, mesmo já existindo seus marcos conceituais, suas bases e diretrizes, em parte consolidadas.
- ItemEducação do campo: alfabetização com enfoque na educação contextualizada no município de Juazeiro/Ba(UNEB, 2017) Martins, Cleidinalva dos Santos; Barros, Edonilce da Rocha; Carvalho, Luzineide Dourado; Velloso, Tatiana RibeiroO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa com o objetivo geral de investigar como se deu a implementação das Diretrizes da Educação Contextualizada na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/BA e de que forma essas Diretrizes influenciaram no Ciclo de Alfabetização das Escolas do Campo. Trata-se de um estudo de caso, do tipo multicaso, de abordagem qualitativa, utilizando principalmente, as técnicas de entrevistas semiestruturadas e observação participante. As unidades de análise foram duas escolas do campo: Antonila Cardoso, fazenda Angico e Iracy Nunes, distrito de Itamotinga. Fundamenta-se no debate teórico sobre educação do campo e alfabetização, transversalizando com a questão agrária brasileira, trazendo para a cena do debate aspectos sobre a educação rural e educação do campo. Os resultados da pesquisa revelam que a implementação das Diretrizes foi uma ação importante da SEDUC, mas de forma limitada e pontual. As práticas pedagógicas contextualizadas do ensino são evidenciadas nas duas escolas, mais por iniciativa das alfabetizadoras do que pela ação política pública. Ao desenvolver, no Ciclo de Alfabetização das escolas do campo, um processo de ensino aprendizagem na perspectiva da ECSAB, vários desafios são encontrados, mas também surgem as possibilidades que favorecem a aprendizagem das crianças e precisam ser potencializadas para que o trabalho pedagógico seja consolidado na perspectiva da educação contextualizada. Mesmo com as dificuldades, as escolas do campo pesquisadas trabalham na perspectiva da contextualização, pois apresentam uma ação diferenciada, não está engessado nos conteúdos da Proposta Curricular do Município, mas na busca de favorecer a inter-relação dos saberes locais com conteúdos determinados para a série estudada. O trabalho revela ainda que a Educação Contextualizada está comprometida com um projeto de escola, mais tolerante com a diversidade, propondo uma troca constante de experiências entre professor-aluno-comunidade, na busca da formação de sujeitos críticos, reflexivos, questionadores e atuantes nos contextos em que estão inseridos.
- ItemNarrativas (auto) biográficas e vivências de gêneros de mulheres transexuais em Senhor do Bonfim - Bahia(2022-09-26) Silva, Thaynara Oliveira da; Barros, Edonilce da Rocha; Rios, Pedro Paulo Souza; Avelar, Rezende Bruno deA presente dissertação tem como objetivo analisar, por meio de narrativas autobiográficas, as vivências de gênero de mulheres transexuais egressas do ensino médio de escolas públicas estaduais em Senhor do Bonfim – Bahia. Evidencia a fluidez identitária contemporânea, o trânsito de uma desconstrução social da heteronormatividade a partir do emergir de corpos difusos e plurais. A concepção do que é ser mulher, as performatividades desse ser mulher, a binaridade dos sexos até as identidades de gênero. Visibilizando como foi o acesso desses corpos aos diferentes espaços, principalmente o espaço escolar, a reflexão das vivências de diversidades no currículo. A discussão teórica dessa pesquisa é fundamentada nos estudos queer, por corroborar com os processos de subjetivação e diferenças. Este estudo tem como base epistemológica os estudos pós-críticos que trazem uma discussão sobre as diferenças, transgressões e subjetividades; questionam as relações entre currículo, identidade e poder. A base investigativa é fundamentada na abordagem autobiográfica, partindo das minhas vivências enquanto docente nas escolas estaduais, sendo a entrevista narrativa o instrumento de coleta de dados, visando profundidade em aspectos específicos, a partir dos quais emergem histórias de vida. As colaboradoras da pesquisa foram (04) mulheres egressas, sendo (03) mulheres transexuais e (01) mulher travesti, auto identificação delas. A pesquisa evidenciou esse não lugar, ou melhor, outro lugar vivenciado por essas mulheres egressas. Nesse sentido, suas narrativas apontaram vivências dessas infâncias trans, as estratégias de sobrevivência dentro do espaço escolar e em outros espaços no Semiárido. Aponta a emergência de visibilizar corpos trans como o emergir de um novo paradigma a partir desses corpos, para além da fronteira, do não lugar, também de (re)estruturar o espaço escolar, o Ensino Superior, a formação docente, a construção heteronormativa social no Semiárido.
- ItemNarrativas de vida e formação de mulheres privadas de liberdade na cadeia pública de Petrolina – PE(2022-07-22) Lima, Ebbe Humberta Fernandes; Barros, Edonilce da Rocha; Rios, Pedro Paulo Souza; Paiva, Carla Conceição da Silva; Dias, Alfrancio FerreiraPoucos são os estudos em torno do sistema prisional feminino na perspectiva de gênero e do acesso à educação. Partindo desse pressuposto, a presente dissertação propõe-se a compreender as trajetórias de vida e os processos formativos, formais ou não formais, das mulheres privadas de liberdade na Cadeia Pública de Petrolina-PE. A discussão teórica fundamenta-se nas contribuições dos estudos feministas e estudos de gênero que, a partir de uma perspectiva interseccional, tratam sobre as categorias de gênero, raça, classe e sexualidade e os mecanismos de opressão por meio do racismo e do sexismo em espaços prisionais. Suscitando o debate traz também os enfrentamentos vivenciados por elas sobre seus processos formativos dentro e fora do espaço prisional. A abordagem qualitativa desta pesquisa toma como base as narrativas (auto)biográficas como método e instrumento de investigação, uma vez que evidencia as subjetividades e as concretudes das histórias de vida e formação das mulheres privadas de liberdade. As cartas (auto)biográficas, entrevistas narrativas (auto)biográficas e a observação direta foram as principais técnicas utilizadas na coleta de dados. Seis mulheres da Cadeia Pública de Petrolina-PE participaram diretamente da pesquisa. Os resultados demonstram que as opressões de gênero vivenciadas pelas mulheres privadas de liberdade ocorrem em todas as esferas sociais, sendo estas perpetuadas num espaço constituído pela lógica punitiva e pela vigilância, a cadeia. As reproduções de violências exercidas sobre seus corpos, dentro e fora desse espaço, se entrecruzam com suas relações interpessoais e afetivas. Ao relacionar essas questões aos aspectos educativos, formais e não formais, percebe-se que esses enfrentamentos interferem em suas vidas formativas, dificultando o (re)fazer-se enquanto pessoas autônomas. Sob esse prisma, faz-se necessário compreender e refletir sobre as formas de violências de gênero perpetuadas pelos agentes da lei sobre essas mulheres que reforçam o racismo e o sexismo. A partir dos achados desta pesquisa, fica em evidência que é preciso propor outras formas de fazer justiça social e de mecanismos de combate à violência contra as mulheres, tanto pelas vias da lei, quanto pela educação. As quais se entrecruzem com o reconhecimento das diferenças de gênero e sociais. E assim, alcancemos políticas públicas educacionais transgressoras que de fato, possibilitem a prática da liberdade.
- ItemO cotidiano das trabalhadoras da viticultura do vale do são francisco: um estudo fotoetnográfico(UNEB, 2017) Barbosa, Ianne Samara Bastos Lima; Barros, Edonilce da Rocha; Borges, João José de Santana; Oliveira, Lúcia Marisy Souza Ribeiro de; Santos, Márcia Guena dos; Silva, Pedro Carlos Gama daEste estudo se propõe investigar as estratégias e táticas utilizadas pelas trabalhadoras da viticultura do Submédio São Francisco, polo Juazeiro-BA/Petrolina-PE, e as singularidades do cotidiano delas, reveladas na narrativa das imagens sobre suas atividades laborais nas fazendas de uva. Para tanto, como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de José de Souza Martins sobre as sociabilidades cotidianas, os estudos de Michel de Certeau, que levam em conta os conflitos e a relação de força, estratégias e táticas, de Karl Marx e sua perspectiva de divisão social do trabalho, de Heleieth Saffioti, que trata sobre a dualidade entre trabalho e família e a posição da mulher no mercado de trabalho, e ainda de Joan Scott sobre a questão de gênero e a inseparável relação entre saber e poder. Quanto à metodologia, a pesquisa fundamenta-se no método fotoetnográfico, ancorado nas abordagens de pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, com base nos estudos de Luiz Eduardo Achutti, como também os estudos de Philippe Dubois e Roland Barthes que fazem a relação da fotografia com a etnografia e a antropologia. Para a análise e interpretação dos dados, o trabalho se ampara no metódo da Análise do Discurso (AD), de inspiração francesa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com as mulheres trabalhadoras de uma fazenda de uva da região e com outros atores sociais. Os resultados apontam que o trabalho feminino na viticultura do Vale tem uma representatividade significativa, embora não seja revelado nas estatísticas do sistema de produção da uva. Os dados também revelam o empoderamento das trabalhadoras da fruticultura, na medida em que elas se especializaram no manejo delicado dos frutos, requisitado pelos protocolos internacionais de produção. Isso se constitui em um espaço de poder no mercado de trabalho em que as mulheres conseguem se estabelecer em uma função, por vezes de liderança de equipes que é disputada também por homens, necessitando do frequente enfrentamento delas para a sua permanência na atividade. A pesquisa também evidenciou que, apesar de o agronegócio gerar empregos e criar novas fronteiras agrícolas para a região, o cenário em que as trabalhadoras rurais estão inseridas é de desigualdade social, onde a metade da população vive na faixa da linha da pobreza.
- ItemOrganização pedagógica da educação profissional e tecnológica da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-06-17) Lima, Cleiton de Oliveira; Barros, Edonilce da Rocha; Sena, Ivania Paula Freitas de Souza; Oliveira, Adelson Dias deEsta pesquisa tematiza a educação profissional e tecnológica enquanto espaço-tempo de formação humana. Tem como objetivo geral compreender a organização do currículo do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA, sendo essas escolas a base empírica da pesquisa. É uma pesquisa do tipo qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza o estudo multicaso como método de pesquisa de campo. As bases teóricas da pesquisa fundamentam-se em autores que abordam a Educação Profissional, o trabalho como princípio educativo, a Pedagogia Tecnicista e da Alternância, além das normas e leis sobre a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa revela que as duas escolas, embora ofertando o mesmo curso, o modo de organização curricular se diferencia em vários aspectos, principalmente no que tange à formação dos sujeitos aprendizes. A EFAS fomenta uma educação com foco em uma sociedade solidária, coletiva e ambientalmente sustentável, enquanto o CETEP fomenta uma educação na perspectiva do modelo do antigo desenvolvimentismo a serviço do capitalismo globalizado. As Especialidades Curriculares das duas unidades de ensino, tomando como parâmetro os enfoques no DCRB, apresentam distanciamentos muito sensíveis. Fica evidente que, embora a base curricular dos dois cursos siga as diretrizes do DCRB, as práticas e as metodologias de ensino são diferenciadas; enquanto uma escola qualifica a mão de obra juvenil para atender ao mercado de trabalho (CETEP), a outra se atenta para uma formação omnilateral vislumbrando uma juventude que se engaje, criticamente, na sociedade, numa nova visão de educação profissional e tecnológica.
- ItemPolitica de desenvolvimento territorial na Bahia: gestão social e aprendizagens coletivas(UNEB, 2017) Silva, Cleiton Lin Oliveira da; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Gehlen, Ivaldo; Martins, Josemar da Silva; Sarmento, Eva MonicaEsta dissertação analisa o papel do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) para a integração e articulação das políticas públicas de abordagem territorial no Piemonte Norte do Itapicuru. Parte do pressuposto de que embora teoricamente as bases da política de de-senvolvimento territorial, na Bahia, apresentem uma conformação adequada, inclusive com Lei sancionada orientadora de implementação dessa política, situações distintas nas rela-ções estabelecidas entre os atores sociais e governamentais acabam interferindo na gestão social e na governança territorial, na execução das referidas políticas. Como referência em-pírica da investigação, foi escolhido o (Codeter), no território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), um dos 27 territórios de identidade do estado da Bahia, no qual há mais de uma década vem sendo implementada a política de desenvolvimento territorial. A pesqui-sa ancora-se no método de concepções sistêmico pela possibilidade do seu emprego numa visão abrangente e no enfoque diferenciado que viabiliza a compreensão da realidade com-plexa do Codeter. É do tipo quali-quanti por reunir um potencial de revelação dos fenômenos sociais e de informações numéricas expressas em gráficos, tabelas e quadros sobre o terri-tório. O principal Instrumento de coleta de informações foi a aplicação do questionário do IGS, que mede o Índice de Gestão Social dos Colegiados territoriais, além da observação participante. O indicador IGS do Codeter foi classificado como “Médio-alto” (0,767), a di-mensão “Participação e Mobilização”, classificada como “Alto” (0,812) e a dimensão “Impac-tos do Funcionamento” do colegiado foi classificada como “Média-alta” (0,744). Estes índi-ces apresentaram-se melhores que os revelados no IGS nacional. Isso significa que o Code-ter/TIPNI tem um papel de relevância para a integração e articulação das políticas públicas de abordagem territorial no Piemonte Norte do Itapicuru, embora se apresente ainda com uma institucionalidade fraca. O colegiado vem se transformando em um espaço de formação de contínuo aprendizado.
- ItemProcessos formativos das trabalhadoras da fruticultura irrigada no Programa Chapéu de Palha Mulher (Petrolina-PE)(UNEB, 2020-02-17) Sousa, Raiane Barboza de; Barros, Edonilce da Rocha; Paiva, Carla Conceição da Silva; Cruz, Maria Helena Santana; Carvalho, Luzineide Dourado; Silva, Janaína Guimarães da Fonseca eEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar como as trabalhadoras rurais estão aplicando, em suas vivências, os conteúdos de gênero, ministrados nos processos formativos do Programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria, em Petrolina-PE. A investigação, de cunho qualitativo, que está ancorada nas metodologias feministas e na interseccionalidade, trata-se de um estudo de caso, prevalecendo diferentes técnicas de pesquisa, como a observação participante, pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente, com cinco mulheres trabalhadoras rurais, beneficiadas pelo PCPMFI. Os dados obtidos durante o estudo foram submetidos a Análise de Conteúdo, observando suas principais características, que consistem em pré-análise e exploração do material, bem como o tratamento dos resultados obtidos e a interpretação desses, além de respeitar as regras de pertinência, exaustividade e representatividade. Os resultados apontam a urgência de se observar as vozes dessas mulheres silenciadas, uma vez que elas possuem demandas específicas dentro de cada contexto, bem como a necessidade de promover estratégias de integração entre as ações governamentais de combate a vulnerabilidade social. Sinaliza ainda que a ECSAB pode ser agregada ao PCPMFI.
- ItemProtagonismo das mulheres de Massaroca a partir dos processos educativos do Comitê das Associações Agropastoris(UNEB, 2023-03-31) Santos, Ana Paula Silva dos; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Rios, Pedro Paulo SouzaA participação da mulher rural na produção agrícola é um fato incontestável, mas quase sempre invisibilizado, restrito ao espaço doméstico e privado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o protagonismo e a participação social de mulheres rurais vinculadas ao Comitê das Associações Agropastoris de Massaroca (CAAM), com enfoque nos processos educativos. A base empírica da pesquisa foi o distrito de Massaroca, Juazeiro, Bahia, sede do CAAM. É um estudo de caso de abordagem qualitativa. Utiliza diferentes técnicas de coleta de dados como a observação direta, visitas, entrevistas semiestruturadas e entrevistas com grupos focais. Os resultados demonstram que as mulheres rurais de Massaroca vêm exercendo um protagonismo nos espaços de poder e decisões, como presidentes das associações rurais e do CAAM; coordenadoras de projetos produtivos, dentre outras atividades que em passado recente eram atribuídas somente aos homens. A pesquisa evidencia também o papel das mulheres rurais como provedoras do lar, no exercício de atividades geradoras de renda familiar que tem sido fundamental para sua autonomia. Esses aspectos também implicam na sua condição de liberdade e de visibilidade perante a sociedade. O estudo demonstra ainda que a condição das mulheres no espaço rural pesquisado tem passado por uma transformação social significativa, que segundo elas próprias tem a ver com os processos formativos que elas vêm participando dentro e fora do CAAM. Os espaços públicos que elas frequentam têm lhes permitido sair da invisibilidade e as colocando como protagonistas de suas histórias de vida, como também têm permitido que elas adquiram mais autonomia e liberdade, o que as diferenciam do lugar comum da mulher rural historicamente subalternizada.
- ItemVozes no silêncio: um estudo sobre identidade e memória de quilombo na perspectiva do letramento (Sítio Boa Vista – Afrânio/PE)(UNEB, 2017) Gomes, Romana de Fátima Macedo; Barros, Edonilce da Rocha; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Jucélia Bispo dosO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a identidade e memória de quilombo no Sítio Boa Vista, Afrânio/PE, locus da pesquisa, em uma abordagem na perspectiva do letramento. Tem, como objetivo geral, analisar como os integrantes do Quilombo Sítio Boa Vista se apropriam do discurso de reafirmação de sua identidade étnica, considerando a intermediação do letramento institucionalizado na consolidação desse processo identitário e na (re) definição da memória coletiva. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de inspiração etnográfica, o qual definiu a história oral como principal método de pesquisa. Os resultados demonstram que a identidade e a memória, além de não serem homogêneas, uniformes, constituem-se construções simbólico-discursivas, pois, na comunidade quilombola pesquisada, os sujeitos tomam posse delas como instrumentais que os habilitem a usufruir de direitos sociais e políticos, instituídos em lei, e a transformar uma estrutura social injusta. No grupo de entrevistados composto por idosos, a memória da escravidão ocorre, ora na lembrança de referências ao passado feitas por ancestrais, ora na autoidentificação presente como trabalhadores braçais. As práticas culturais e padrões de comportamento da comunidade estudada são evidências da memória coletiva e da identidade quilombola. Entre os mais jovens e letrados, prevalece a assimilação do discurso da pertença étnica. Nesse cenário, a aquisição de tais construtos é mediada por textos integrantes do saber institucionalizado, os quais o Estado elege como mecanismos de significação nas interações com os quilombolas. Também é possível constatar a intervenção de uma jovem liderança em favor das demandas dos quilombos do município de Afrânio – Pernambuco (PE), numa atitude de ruptura para com a condição de silenciamento, vivenciada pela população negra local e brasileira.