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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Barros, Edonilce da Rocha"
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- ItemNarrativas (auto) biográficas e vivências de gêneros de mulheres transexuais em Senhor do Bonfim - Bahia(2022-09-26) Silva, Thaynara Oliveira da; Barros, Edonilce da Rocha; Rios, Pedro Paulo Souza; Avelar, Rezende Bruno deA presente dissertação tem como objetivo analisar, por meio de narrativas autobiográficas, as vivências de gênero de mulheres transexuais egressas do ensino médio de escolas públicas estaduais em Senhor do Bonfim – Bahia. Evidencia a fluidez identitária contemporânea, o trânsito de uma desconstrução social da heteronormatividade a partir do emergir de corpos difusos e plurais. A concepção do que é ser mulher, as performatividades desse ser mulher, a binaridade dos sexos até as identidades de gênero. Visibilizando como foi o acesso desses corpos aos diferentes espaços, principalmente o espaço escolar, a reflexão das vivências de diversidades no currículo. A discussão teórica dessa pesquisa é fundamentada nos estudos queer, por corroborar com os processos de subjetivação e diferenças. Este estudo tem como base epistemológica os estudos pós-críticos que trazem uma discussão sobre as diferenças, transgressões e subjetividades; questionam as relações entre currículo, identidade e poder. A base investigativa é fundamentada na abordagem autobiográfica, partindo das minhas vivências enquanto docente nas escolas estaduais, sendo a entrevista narrativa o instrumento de coleta de dados, visando profundidade em aspectos específicos, a partir dos quais emergem histórias de vida. As colaboradoras da pesquisa foram (04) mulheres egressas, sendo (03) mulheres transexuais e (01) mulher travesti, auto identificação delas. A pesquisa evidenciou esse não lugar, ou melhor, outro lugar vivenciado por essas mulheres egressas. Nesse sentido, suas narrativas apontaram vivências dessas infâncias trans, as estratégias de sobrevivência dentro do espaço escolar e em outros espaços no Semiárido. Aponta a emergência de visibilizar corpos trans como o emergir de um novo paradigma a partir desses corpos, para além da fronteira, do não lugar, também de (re)estruturar o espaço escolar, o Ensino Superior, a formação docente, a construção heteronormativa social no Semiárido.
- ItemNarrativas de vida e formação de mulheres privadas de liberdade na cadeia pública de Petrolina – PE(2022-07-22) Lima, Ebbe Humberta Fernandes; Barros, Edonilce da Rocha; Rios, Pedro Paulo Souza; Paiva, Carla Conceição da Silva; Dias, Alfrancio FerreiraPoucos são os estudos em torno do sistema prisional feminino na perspectiva de gênero e do acesso à educação. Partindo desse pressuposto, a presente dissertação propõe-se a compreender as trajetórias de vida e os processos formativos, formais ou não formais, das mulheres privadas de liberdade na Cadeia Pública de Petrolina-PE. A discussão teórica fundamenta-se nas contribuições dos estudos feministas e estudos de gênero que, a partir de uma perspectiva interseccional, tratam sobre as categorias de gênero, raça, classe e sexualidade e os mecanismos de opressão por meio do racismo e do sexismo em espaços prisionais. Suscitando o debate traz também os enfrentamentos vivenciados por elas sobre seus processos formativos dentro e fora do espaço prisional. A abordagem qualitativa desta pesquisa toma como base as narrativas (auto)biográficas como método e instrumento de investigação, uma vez que evidencia as subjetividades e as concretudes das histórias de vida e formação das mulheres privadas de liberdade. As cartas (auto)biográficas, entrevistas narrativas (auto)biográficas e a observação direta foram as principais técnicas utilizadas na coleta de dados. Seis mulheres da Cadeia Pública de Petrolina-PE participaram diretamente da pesquisa. Os resultados demonstram que as opressões de gênero vivenciadas pelas mulheres privadas de liberdade ocorrem em todas as esferas sociais, sendo estas perpetuadas num espaço constituído pela lógica punitiva e pela vigilância, a cadeia. As reproduções de violências exercidas sobre seus corpos, dentro e fora desse espaço, se entrecruzam com suas relações interpessoais e afetivas. Ao relacionar essas questões aos aspectos educativos, formais e não formais, percebe-se que esses enfrentamentos interferem em suas vidas formativas, dificultando o (re)fazer-se enquanto pessoas autônomas. Sob esse prisma, faz-se necessário compreender e refletir sobre as formas de violências de gênero perpetuadas pelos agentes da lei sobre essas mulheres que reforçam o racismo e o sexismo. A partir dos achados desta pesquisa, fica em evidência que é preciso propor outras formas de fazer justiça social e de mecanismos de combate à violência contra as mulheres, tanto pelas vias da lei, quanto pela educação. As quais se entrecruzem com o reconhecimento das diferenças de gênero e sociais. E assim, alcancemos políticas públicas educacionais transgressoras que de fato, possibilitem a prática da liberdade.
- ItemOrganização pedagógica da educação profissional e tecnológica da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-06-17) Lima, Cleiton de Oliveira; Barros, Edonilce da Rocha; Sena, Ivania Paula Freitas de Souza; Oliveira, Adelson Dias deEsta pesquisa tematiza a educação profissional e tecnológica enquanto espaço-tempo de formação humana. Tem como objetivo geral compreender a organização do currículo do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA, sendo essas escolas a base empírica da pesquisa. É uma pesquisa do tipo qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza o estudo multicaso como método de pesquisa de campo. As bases teóricas da pesquisa fundamentam-se em autores que abordam a Educação Profissional, o trabalho como princípio educativo, a Pedagogia Tecnicista e da Alternância, além das normas e leis sobre a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa revela que as duas escolas, embora ofertando o mesmo curso, o modo de organização curricular se diferencia em vários aspectos, principalmente no que tange à formação dos sujeitos aprendizes. A EFAS fomenta uma educação com foco em uma sociedade solidária, coletiva e ambientalmente sustentável, enquanto o CETEP fomenta uma educação na perspectiva do modelo do antigo desenvolvimentismo a serviço do capitalismo globalizado. As Especialidades Curriculares das duas unidades de ensino, tomando como parâmetro os enfoques no DCRB, apresentam distanciamentos muito sensíveis. Fica evidente que, embora a base curricular dos dois cursos siga as diretrizes do DCRB, as práticas e as metodologias de ensino são diferenciadas; enquanto uma escola qualifica a mão de obra juvenil para atender ao mercado de trabalho (CETEP), a outra se atenta para uma formação omnilateral vislumbrando uma juventude que se engaje, criticamente, na sociedade, numa nova visão de educação profissional e tecnológica.
- ItemProtagonismo das mulheres de Massaroca a partir dos processos educativos do Comitê das Associações Agropastoris(UNEB, 2023-03-31) Santos, Ana Paula Silva dos; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Rios, Pedro Paulo SouzaA participação da mulher rural na produção agrícola é um fato incontestável, mas quase sempre invisibilizado, restrito ao espaço doméstico e privado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o protagonismo e a participação social de mulheres rurais vinculadas ao Comitê das Associações Agropastoris de Massaroca (CAAM), com enfoque nos processos educativos. A base empírica da pesquisa foi o distrito de Massaroca, Juazeiro, Bahia, sede do CAAM. É um estudo de caso de abordagem qualitativa. Utiliza diferentes técnicas de coleta de dados como a observação direta, visitas, entrevistas semiestruturadas e entrevistas com grupos focais. Os resultados demonstram que as mulheres rurais de Massaroca vêm exercendo um protagonismo nos espaços de poder e decisões, como presidentes das associações rurais e do CAAM; coordenadoras de projetos produtivos, dentre outras atividades que em passado recente eram atribuídas somente aos homens. A pesquisa evidencia também o papel das mulheres rurais como provedoras do lar, no exercício de atividades geradoras de renda familiar que tem sido fundamental para sua autonomia. Esses aspectos também implicam na sua condição de liberdade e de visibilidade perante a sociedade. O estudo demonstra ainda que a condição das mulheres no espaço rural pesquisado tem passado por uma transformação social significativa, que segundo elas próprias tem a ver com os processos formativos que elas vêm participando dentro e fora do CAAM. Os espaços públicos que elas frequentam têm lhes permitido sair da invisibilidade e as colocando como protagonistas de suas histórias de vida, como também têm permitido que elas adquiram mais autonomia e liberdade, o que as diferenciam do lugar comum da mulher rural historicamente subalternizada.