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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Amorim, Ricardo José Rocha"
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- ItemAs tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos: atividades digitais numa perspectiva contextualizada(UNEB, 2018-02-26) Cavalcante, Quécia Almeida; Amorim, Ricardo José Rocha; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaO presente trabalho aborda uma análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) cujo objetivo foi analisar, a partir da perspectiva da Educação Contextualizada, a prática educacional do Repositório da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da EJA. Assim, adotamos a análise documental para compreendermos o formato das atividades disponíveis no Repositório e realização do grupo focal com os estudantes a fim de conhecer as dificuldades encontradas nesta modalidade de ensino. Nesse sentido, direcionamos a questão norteadora como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva contextualizada, a partir das atividades realizadas pelo Repositório do Laboratório de Informática, no estudo identificamos a falta de materiais adequados para a EJA, pois as atividades disponibilizadas no Repositório eram direcionadas apenas a Educação Infantil. Diante a realidade encontrada e a ausência de contextualização destas atividades desenvolvidas, que muitas vezes são retiradas, sem as adaptações necessárias da Educação Infantil para serem utilizadas na EJA propomos reestruturar, a partir dos fundamentos da Educação Contextualizada, as atividades armazenadas no Repositório destinadas às I, II e III etapas da EJA, dessa forma, elegemos o método dialético como norteador de investigação para explorar e compreender o que acontece nesta determinada realidade. Após a análise do estudo foi possível criar o protótipo das novas atividades digitais numa perspectiva contextualizada para a EJA e realizar a entrevista semiestruturada com os estudantes no intuito de confirmar a aprendizagem significativa através do conjunto metodológico fundamentado por alguns dos princípios da Educação Contextualizada, articulando de forma interdisciplinar na construção do conhecimento e o diálogo das novas imagens disponibilizadas nas atividades digitais.
- ItemO sertão que a tv não vê: o jornalismo contextualizado com o semiárido brasileiro(UNEB, 2016-03-03) Santos, Fabíola Moura Reis; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Pereira Junior, Alfredo Eurico Vizeu; Reis, Edmerson dos Santos; Flores, Fúviu TorresNas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, respectivamente, a Universidade do Estado da Bahia, por meio de um projeto de extensão do curso de Jornalismo em Multimeios, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, desenvolvem duas iniciativas de telejornalismo educativo pela internet, a WebTV Uneb - Núcleo Juazeiro e a TV Caatinga, que possibilitam novas práticas jornalísticas e/ou educativas ao pautar um Semiárido Brasileiro (SAB), diferente do que é mostrado de forma estereotipada pela imprensa hegemônica. Dessa forma, tornou-se necessário entender: qual a colaboração dessas duas plataformas digitais para a representação contextualizada com o Semiárido? Assim, este trabalho objetivou investigar as contribuições desses projetos de telejornalismo para a representação contextualizada com os territórios Semiáridos, a partir de suas abordagens jornalística e educativa. Para tanto, foram selecionadas dentro da programação dessas webtvs, produções que abordam questões e temas ligados ao Semiárido, como Ciência, Educação Contextualizada e Contemporaneidade. O estudo identificou ainda na programação das duas plataformas estudadas, como os territórios Semiáridos são representados. Verificou também como os produtores de conteúdo desses projetos (os estudantes de Jornalismo e profissionais egressos do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb) absorvem a proposta de uma representação diferenciada sobre o Semiárido. Todo o material foi avaliado à luz da Análise do Discurso Francesa. Por fim, com a pesquisa foi desenvolvida a proposta do Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro (JCSAB), a partir da programação das referidas webtvs e seus produtores de conteúdo, além da contribuição de outros sujeitos que trabalham em entidades (governamentais ou não) que atuam como o objetivo de promover o SAB. O JCSAB é uma proposição que investe nas variadas possibilidades de representações sobre esses territórios que se aproximem da realidade, sem omissões e/ou distorções, com uma diversidade de produção de sentidos, temáticas e abordagens, onde o enfoque jornalístico caminha de forma equilibrada com a proposta educativa
- ItemO uso dos dispositivos digitais móveis em sala de aula como contribuição para o ensino/aprendizagem no curso de Administração da FACAPE(UNEB, 2019) Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos; Amorim, Ricardo José Rocha; Vieira, Josenilton Nunes; Duarte, Francisco RicardoAs Tecnologias Digitais Móveis de Informação e Comunicação estão presentes em vários setores da sociedade, sejam estes privados ou públicos, no mercado e na área acadêmica, o que vem sendo um dos principais temas discutidos na atualidade. Podem ser entendidas como um conjunto de equipamentos digitais, com ou sem acesso à internet, que propiciem a busca pelo conhecimento possibilitando o rompimento de práticas docentes e discentes culturalmente absorvidas. O avanço tecnológico que produz informação e conhecimento para todas as pessoas é incessante e a criação e/ou adaptação dessas tecnologias com aplicações diversas faz com que possamos indagar/questionar como elas estão sendo desenvolvidas e utilizadas, se adequadamente nas e para as escolas brasileiras e quais retornos estão produzindo. Salienta-se especificar o smartphone, datashow, tablets, computadores portáteis, dentre outros, como exemplos de dispositivos digitais que compõem as tecnologias informação e comunicação. É preciso termos profissionais capacitados trabalhando em uma estrutura adequada que possam antever as necessidades da sociedade e que também entendam como os mecanismos e ferramentas de trabalho funcionavam no passado. Esta preocupação em conjunto com as experiências do autor de cunho acadêmico despertou interesse em investigar, como questão norteadora desta pesquisa, se o uso de dispositivos digitais móveis da informação e comunicação por professores e alunos em sala de aula promove a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem no Curso de Administração da FACAPE. Diante desse breve contexto, pretende-se com este trabalho, elucidar os benefícios gerados por estas tecnologias voltados para as práticas do ensino/aprendizagem escolar, tanto com a participação dos professores quanto dos alunos, além de analisar e propor melhores formas de utilização delas, verificando também eventuais malefícios que possam trazer ao desenvolvimento do saber escolar. Pretendeu-se mostrar que os objetivos pedagógicos e assim a melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem estão também relacionadas e embasadas nas práticas da perspectiva tecnológica, como forma inovadora na educação, permitindo uma dinâmica simbiótica entre o ensinar e o aprender com uso das Tecnologias Móveis Digitais. Para isso, como caminho percorrido, foi realizado uma pesquisa de campo em forma de questionário on-line disponibilizada via Google Docs e aplicada na Instituição de Ensino Superior FACAPE (Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina-PE), junto ao corpo docente e discente, exclusivamente ao Colegiado do Curso de Administração, através da ferramenta específica, fundamentando concomitantemente através da literatura existente. Neste sentido, foi utilizado o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM - Technology Acceptance Model), o qual analisa o nível de satisfação e aceitação da tecnologia nas atividades acadêmicas. Os resultados alcançados foram que tais tecnologias digitais móveis utilizadas em sala de aula realmente venham a contribuir positivamente para a ampliação, intensificação e transformação da transferência de conhecimentos, com uso mais intenso delas direcionadas aos objetivos pedagógicos, propugnando maior qualidade no ensino/aprendizagem, tanto para professores quanto alunos, minimizando a lacuna existente entre tecnologia e educação.
- ItemProposta de metadados para objetos educacionais baseada no contexto da educação com o semiárido(UNEB, 2017) Queiroz, Márcio Pedro Carvalho Pataro de; Amorim, Ricardo José Rocha; Gómez, Gislene Moreira; Duarte, Francisco RicardoAs Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais inseparáveis do processo educacional. Interligadas pela Web, proporciona aos indivíduos envolvidos com o ensino e a aprendizagem a possibilidade de criar, reproduzir e disseminar conhecimentos através de uma gama de recursos digitais, como: vídeos, imagens, áudios, softwares, sites e textos, em qualquer lugar e a qualquer hora, consistindo em novas ferramentas de recursos didáticos. Esses instrumentos digitais podem assumir um papel de complementação a outros suportes didáticos ou suprir a ausência de conteúdos específicos a fim de serem aproveitados na aprendizagem. Mais conhecidos como Objetos Educacionais (OE), essas ferramentas encontram-se disponíveis na Web, entretanto por não estarem presentes em repositórios digitais adequados e catalogados da forma apropriada, à dificuldade em identificá-los e localizá-los com melhor precisão tornam-se obstáculos para sua utilização. A descrição catalográfica destes objetos deve fornecer informações fidedignas de seu conteúdo, principalmente a estes que possam atender demandas de contextos educacionais específicos, não presentes em alguns repositórios públicos atuais. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é propor um metamodelo de descrição catalográfica de OE baseado na Educação Contextualizada com o Semiárido. A partir de dois Mapeamentos Sistemáticos de Literatura (MSL) identificou-se lacunas que pudessem ser exploradas e auxiliassem na definição do objeto de estudo. A base teórica da investigação foi constituída a partir de uma pesquisa multirreferenciada e algumas visitas técnicas para a coleta das informações. A proposta de catalogação de OE baseou-se no padrão internacional Learning Object Metadados (LOM) e nas representações de recursos didáticos contextualizados com o Semiárido. Com o intuito de avaliar o uso potencial da proposta foi realizado um caso de uso que consistiu na catalogação de OE em formato de texto. Foram descritos seus principais metadados baseados na proposta, implementando-os a um protótipo de repositório digital desenvolvido recentemente e de código fonte livre, conhecido por RECOBA, que acompanha a uma tendência atual de software livre e de produção colaborativa. Alinhada aos anseios das Diretrizes da Educação Contextualizada para garantir a circulação de recursos educacionais digitais pelas escolas, a proposta deste trabalho visa em contribuir com a criação de um modelo de descrições catalográficas de OE com o intuito de recuperá-los em repositórios que possam ser usados no ensino do contexto Semiárido, auxiliando professores e alunos com a localização de conteúdos didáticos digitais, que estejam ausentes ou restritos nos livros adotados nas escolas municipais de Juazeiro-BA e Petrolina – PE. Os resultados alcançados na pesquisa dispõem que, o modelo proposto permite facilitar a localização e recuperação de OE em um repositório; que a construção dos conteúdos dos OE pode seguir as mesmas representações de conteúdos associadas aos livros didáticos contextualizados com o Semiárido; a disponibilização de um protótipo de repositório de OE na Web e por último a apresentação deste repositório com vistas possíveis a incidir como ferramenta tecnológica aliada ao ensino contextualizado.