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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Pinho, Maria José Souza"
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- ItemApurando as “ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e direitos humanos(2023-07-12) Santos, Vera Lúcia da Silva dos; Pinho, Maria José Souza; Andrade, Elenise Cristina Pires de; Lima, Jamille da SilvaEsta é uma pesquisa intitulada Apurando as “Ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos, na qual “Ouças” remete-se a sentar e ouvir histórias, a ouvir narrativas, desse modo, buscamos compreender e discutir Direitos Humanos da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (transexuais e travestis), Queer, Intersexo e Assexuais) em uma escola da Bacia do Jacuípe III, na Bahia, com objetivos específicos de contribuir com a construção histórica dos direitos humanos na perspectiva das diversidades; compreender através das narrativas como as diversidades de gênero, em especial as pertinentes à população LGBTQIA+, emergem no cotidiano da escola; implementar ações que propiciem o reconhecimento das diversidades; entender, nas narrativas de vida dos estudantes, como suas subjetividades são construídas sensíveis aos direitos humanos. Assim, procuramos responder a questão-problema: “Como a educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos contribui para a inclusão e diminuição do preconceito?” Para adentrar na pesquisa e ouvir, sentir as falas, foram realizados encontros denominados “Ouças”, instrumentalizados por disparadores que conduziram a pesquisa, posteriormente categorizadas as falas, percepções dos sentimentos, em recortes que deram um delinear geral. O antagonismo das relações entre estudantes, famílias, professores, evidenciaram preconceitos sofridos, tendo como principais vertentes: a família; educadores, transpassando os muros da escola e reverberando como um todo, na qual estudantes LGBTQIA+ se sentem excluídos e professores não se sentem preparados para discutir a temática. O trabalho foi embasado nos estudos de Guacira Louro; Judith Butler, Kathryn Woodward, que ofereceram o aporte teórico para as discussões de gênero e diversidade, identidade; Boaventura de Sousa Santos; Flávia Piovesan; Herrera Flores; Luis Warat; aporte para direitos humanos; Vera Candau; Tomaz Tadeu da Silva; contribuíram sobre educação e identidade, além de outros autores que sobremaneira foram essenciais para o desenho da pesquisa, culminando com a parte jurídica, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Consituição Federal Brasileira, dentre outros documentos jurídicos, de autores que subsidiaram a pesquisa e a metodologia. A partir das análises das narrativas, elaborou-se a proposta de intervenção intitulada: Momento pipoca - vamos apurar as “ouças” para diversidades. Momentos que se darão em rodas de conversas a serem realizadas mensalmente na escola, envolvendo estudantes e professores para implementar discussões sobre a temática, objetivando melhor conhecer e debater, refletir sobre as diversidades e contribuir para uma escola mais inclusiva, mais humana, pautada “em e para” diversidades de gênero e dignidade da pessoa humana.
- ItemO artear de si e do outro: lugares de memória como prática colaborativa de educação(2021) Sá, Edicarla correia de; Pinho, Maria José Souza; Laranjeira, Lia Dias; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Carneiro, Rita de Cássia OliveriaA presente pesquisa tem por objeto o Museu Quilombola da Comunidade de Cazumba, que está localizada na zona rural do município de Senhor do Bonfim-BA. Temos por objetivo geral: analisar como um museu construído pela comunidade quilombola de Cazumba, um lugar de memória, pode servir como instrumento colaborativo de educação. O percurso foi motivado em buscar subsídios documentais para fundamentar a caracterização do locus de pesquisa; historicizar como se deu a implantação deste museu quilombola na comunidade de Cazumba, em Senhor do Bonfim-BA; perceber as relações que são estabelecidas na comunidade para analisar atividades educativas colaborativas ligadas ao museu quilombola; construir espaço de divulgação do lugar de memória, o museu, suas histórias tomando novos espaços. Os devires da pesquisa em educação sempre são imprevisíveis, nos trouxeram categorias que inicialmente não foram traçadas como palavras-chaves de estudo, cujas quais, reciprocidade e ancestralidade, que nos levaram a utilizar o recurso da fotografia para construção do museu virtual – desdobramento da pesquisa/produto. Pudemos perceber como a filosofia ancestral transpassa os saberes da comunidade, raízes fundantes para a concretização de práticas colaborativas em educação, de pedagogias como práticas para a liberdade. Caminhamos guiados pelos olhares paradigmáticos Interpretativistas. Um estudo de caso que empresta para nós a experiência da Análise documental e assim aprofundar nossos conhecimentos sobre a memória e vida da comunidade de Cazumba. A atividade utilizada para construção dos dados foi a Árvore dos Sonhos, um recurso freiriano adaptado para a educação, utilizado comumente para ações extensionistas em atividades socioambientais. Buscamos a Análise de conteúdo para aprofundarmos sobre as produções construídas colaborativamente nas atividades realizadas. Este relatório em formato de dissertação, completa-se em sete capítulos, desde a introdução às considerações finais, como principais autores utilizamos: Nora (1993), Munanga (2002), Freire (1967, 1987, 1981, 1996), bell hooks, (2017), Yin (2015), Sauborin (1999), Berth (2019), entre outros.
- ItemEducação em sexualidade: enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no espaço escolar(2023-03-30) Oliveira, Jesiane da Luz; Pinho, Maria José Souza; Fagundes, Tereza Cristina Paiva da; Suto, Cleuma Sueli Santos; Silva, Zuleide Paiva daA violência sexual contra crianças e adolescentes é uma violação de direitos que fere a dignidade da pessoa humana e compromete o seu desenvolvimento pleno e saudável. Dentre os diversos tipos de violência, torna-se uma discussão relevante, tendo em vista seus domínios de alcance nos diversos cenários de debate da sociedade. Sendo a escola um espaço dedicado à formação de sujeitos para a cidadania e transformação social, precisa ser esse, também, um espaço de diálogo e promoção de ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento das violências. Surge então a necessidade de responder a seguinte problemática: Como o espaço escolar pode atuar no enfrentamento e na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes na educação básica da rede pública municipal? Considerando o problema a ser respondido, propôs-se como objetivo geral: compreender como o espaço escolar atua no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Os objetivos específicos dessa pesquisa foram: analisar a concepção de docentes do ensino básico sobre as dificuldades e possibilidades de trabalhar a educação em sexualidade como prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes; identificar na perspectiva dos docentes a contribuição da educação em sexualidade para a promoção de habilidades de proteção à violência sexual contra crianças e adolescentes; e, desenvolver estratégias educativas com a finalidade de promover formação continuada de profissionais de educação para a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as. A metodologia deste estudo foi fundamentada na abordagem de pesquisa qualitativa em educação, e utilizou como estratégia de desenvolvimento a pesquisa do tipo colaborativa. Para subsidiar a pesquisa, os instrumentos utilizados foram: Grupos Focais e entrevista semiestruturada. Para analisar os dados coletados e produzidos utilizou-se como técnica a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que ainda não está presente na instituição escolar (lócus dessa pesquisa) uma orientação para os docentes de como proceder no caso de identificação, o que inviabiliza a intervenção mais cedo e assim evitando ou amenizando as consequências imediatas. A partir da constatação da existência de dificuldades ao abordar a violência sexual e educação em sexualidade no ambiente escolar sianlizadas pelos colaboradores construi-se como proposta de intervenção, um plano de formação continuada com a finalidade de contribuir com os diferentes olhares sobre a importância da educação em sexualidade, sinalizando possibilidades de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e requer uma ação constante e integral deve incluir a formação e capacitação dos/das professores para o tema, bem como uma abordagem curricular que contribua para a disseminação de conhecimento sobre esta temática visando, principalmente, a preparação de crianças e adolescentes para prevenirem-se de forma ativa contra a violência sexual.
- ItemEducar para sexualidade: dialogando estratégias com professores /as do ensino médio(2018) Linhares, Tatiane Pina Santos; Pinho, Maria José Souza; Paz, Maria Glória da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoEste trabalho final de conclusão de curso de mestrado profissional procurou compreender as concepções, opiniões, crenças e atitudes referentes à Educação Sexual (ES) no cotidiano de professores do ensino médio de uma escola pública, no município de Senhor do Bonfim-BA. A investigação sustentou-se no campo das Representações Sociais (RS), possibilitando a articulação com os referenciais de Foucault (1992, 2017). Para atingir o objetivo proposto, no campo empírico, realizou-se uma pesquisa exploratória, com a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, utilizando a metodologia de Associação Livre de Palavras (ALP), pautando-se nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa colaborativa - a qual propõe um equilíbrio entre pesquisa e formação - e nos pressupostos epistemológicos, os quais incorporaram a competência prática e reflexiva do ator em seu contexto natural, com base nos estudos de Ferreira-Ibiapina (2007). Utilizaram-se como instrumento de construção de dados os questionários e as sondagens das necessidades, ponto de partida para o segundo instrumento: os Ciclos de Estudos Reflexivos (CER). Para tratamento desses dados, realizou-se a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), através da triangulação à luz da teoria das relações de poder, em todas as instâncias: classe, gênero, saber e instituições. As informações obtidas nas sondagens das necessidades configuram duas categorias de preconceito: evidente e sutil. Com uma proposição reflexiva nas práticas educativas, realizaram-se os encontros dos ciclos reflexivos, a saber: orientação sexual nas vivências escolar segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); gênero na prática educativa e o produto da pesquisa. Nesse contexto, a combinação de várias lógicas de ação e de vivências múltiplas das relações sociais levou as colaboradoras à manutenção do preconceito sutil relacionado às questões de orientação sexual e relações de gênero. A manutenção dos preconceitos sutis se deve ao desconhecimento em decorrência da carência desse tema na formação inicial e continuada, e outras questões, tais como: as convenções religiosas. Dessa forma, oportunizou-se a construção de conhecimentos na área, dos quais se infere, conforme análise dos relatos, que os tentáculos dos preconceitos (representações manifestadas nas análises da ALP), mesmo que complexos, podem ser detectados e minimizados. Todavia, para tanto, necessita-se de ações coletivas e práticas sociais inovadoras, que sejam susceptíveis à decodificação da estrutura e da dinâmica do preconceito sexual e suas implicações para a conservação dos mecanismos de subordinação de grupos e sujeitos na sociedade. Considerando tais resultados, construiu-se, colaborativamente, uma proposta de formação docente na temática. Proposta que visa construir e reconstruir conceitos de forma reflexiva, no âmbito escolar, com inserção de uma política de educação continuada para promover a desconstrução dos preconceitos evidentes e sutis sobre sexualidade e gênero.
- ItemIdentidade profissional: narrativas dos enfermeiros docentes de um centro de formação em educação profissional(2018) Nascimento, Agnete Troelsen Pereira; Pinho, Maria José Souza; Miranda, Camérlia Aparecida Silva; Míssio, LourdesEsta dissertação discorre sobre a constituição identitária dos professores enfermeiros do ensino médio profissionalizante, tendo em vista que, nos últimos tempos, o enfermeiro vem buscando cada vez mais a docência, unindo seu conhecimento prático assistencial à sua carreira de professor. Para isso, a pesquisa intentou compreender as implicações da identidade profissional constituída na formação do enfermeiro para sua atuação docente no Centro Estadual de Educação Profissional/CEEP, em Saúde Tancredo Neves, no município de Senhor do Bonfim/BA. A fim de ampliar o olhar acerca da educação profissional, o embasamento teórico se deu a partir das produções de discutir a trajetória da formação e a identidade profissional desses sujeitos que se constituem professores. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, inspirada na pesquisa - formação colaborativa, na vertente filosófica da hermenêutica, e ancorada na abordagem (auto) biográfica. Nessa perspectiva, a investigação aconteceu em três momentos: no primeiro, foram construídos os dados com base nas entrevistas narrativas; no segundo, foi aplicada a técnica de “Opção de valores”, por meio de um questionário estruturado, que consistiu numa análise crítica dos problemas/temáticas, extraídos das narrativas, as quais os sujeitos colaboradores consideraram prioritários, para posterior construção colaborativa da Proposta de Formação Docente, desdobramento da pesquisa. Assim, participaram dez colaboradores enfermeiros que: atuavam em sala de aula e exerciam um tempo superior a dois anos de ensino na instituição. As narrativas envolveram as trajetórias familiares, escolares e profissionais dos docentes, permitindo conhecer as experiências que marcaram e tornaram-se ações formativas da pessoa e do profissional docente que eles se tornaram. Constatou-se que a identidade pessoal e profissional se desenvolve na teia de relações que vão se estabelecendo em seu desenvolvimento profissional, o que inclui a formação inicial, as experiências pedagógicas adquiridas, vivências familiares, espaços educacionais e sociais. Os resultados indicaram que os enfermeiros se tornam professores impelidos pelo desejo de ensinar, vocação e a possibilidade de estudar, como também como complementação da renda profissional, sendo influenciados por professores de sua trajetória formativa e por familiares. Desse modo, para a maioria, não houve um preparo sistemático e intencional para se tornarem professores. Os relatos revelaram também que a construção real do ser professor em enfermagem foi representada por sua experiência de estar professor. A formação do enfermeiro nos moldes de bacharelado visa preparar o acadêmico para atuar nas áreas específicas da saúde, em nível hospitalar ou de saúde pública. Nesse sentido, o estudo aponta para uma carência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no ensino profissionalizante de enfermagem, na medida em que os professores, para darem conta de seu trabalho, recorrem ao saber da prática e às referências acadêmicas passadas. Acredita-se, ser necessário, investir na dimensão pedagógica da docência, tanto na formação inicial, e aqui se evidencia a relevância da licenciatura, tanto na formação continuada dos professores, no empenho pessoal, institucional, para que se alcance um exercício emancipador e autônomo.
- ItemNarrativas das mulheres da comunidade quilombola de coqueiros acerca de suas vivências e trajetórias escolares(2022) Mendes, Alane Martins; Pinho, Maria José Souza; Rios, Pedro Paulo Souza; Pinto, Benedita Celeste de MoraisA presente pesquisa, “Narrativas das mulheres da comunidade quilombola de Coqueiros acerca de suas vivências e trajetórias escolares”, tem como questão principal entender como a educação escolar tem contribuído para o empoderamento feminino. Para tanto, analisamos as trajetórias escolares das mulheres de Coqueiros; problematizamos o processo histórico de inclusão das mulheres no sistema de educação escolar brasileiro, no intuito de entender como esta pode se configurar como um mecanismo para transformação social, interferindo positivamente na vida delas. Para dialogar sobre estas questões, subsidiamo-nos em autoras como: Ribeiro (2016); Saffioti (2013); Saviani (2013); Louro (2015); Almeida (1998); Hahner (2012); Monteiro (2015); Scott (2012); Arendt (2012). Também dialogamos com Baquero (2012); León (2013); Fagundes 2017; Sardenberg (2018), Berth (2019), que apresentam nuances epistemológicas sobre o termo empoderamento, permitindo-nos melhor compreendêlo em seus diferentes conceitos. Considerando que as participantes eram mulheres de uma comunidade quilombola, fez-se necessário também fazer uma abordagem sobre Feminismo Negro e Educação Quilombola, o que nos deu uma visão mais geral sobre o contexto socioeducacional e cultural em que elas estão inseridas, por meio de autoras como: hooks (2019); Ribeiro (2020); Carneiro (2011); Pinto (2010). Finalizando a discussão teórica com Munanga (2005); Barros (2005); Silva e Araújo (2005); Cunha (1999), dentre outros que problematizaram a Lei 10.639/03, bem como trataram da relevância desta na Educação Quilombola. A metodologia que norteia o processo investigativo fundamenta-se a partir das discussões de Gatti (2007); Veiga Neto (2002); Ghedin e Franco (2011); Luna (2011); Gil (2002); Fazenda (2010); Vieira Pinto (1997); Rocha (2004); Freire (2011); Souza (2007), e se deu por meio de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, cujo paradigma epistemológico é o Materialismo Dialético Histórico; tendo as entrevistas narrativas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. O lócus foi a Comunidade Quilombola de Coqueiros, em Mirangaba-Ba, e as participantes, mulheres que residem na comunidade. A trajetória escolar dessas mulheres foi e ainda é repleta de desafios, mas elas seguem firme no propósito de conquistar o espaço que desejam alcançar. São, ao final, símbolo de lutas e resistências.
- ItemUm olhar sobre os projetos artísticos e culturais e a construção dos saberes contextualizados na perspectiva da convivência com o semiárido no Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães – Várzea da Roça-Ba(2019) Oliveira, Johnny Gomes de; Pinho, Maria José Souza; Reis, Edmerson dos Santos; Lima, Elmo de Souza; Silva, Reginaldo Carvalho daEste trabalho de dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo principal compreender como o conjunto dos Projetos Artísticos e Culturais desenvolvidos no Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães, localizado na cidade de Várzea da Roça – BA, contribui ou pode contribuir para consolidação dos saberes contextualizados na perspectiva da convivência com o Semiárido. Os projetos foram idealizados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia para serem desenvolvidos nas escolas da rede estadual de ensino básico, e através das suas atividades, buscam incentivar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento das diversas expressões da arte no currículo escolar por meio de uma perspectiva contextualizada, valorizando o trabalho pedagógico, relacionando-os à vida dos sujeitos, suas problemáticas e as potencialidades do contexto local. Nesta perspectiva, buscamos através desta investigação, responder a seguinte problemática: Como os diversos projetos artísticos e culturais, desenvolvidos pela escola, tem contribuído, ou podem vir a contribuir para a construção dos saberes contextualizados na perspectiva da Convivência com o Semiárido? Para tanto, discorremos sobre as possibilidades de relações estabelecidas entre o trabalho pedagógico com esses projetos e as práticas de Educação Contextualizada, enfatizando de modo especial, às suas contribuições para o trabalho de convivência com o Semiárido, na busca por uma melhor compreensão dos sujeitos acerca do lugar em que vivem. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, ancorada nos princípios da pesquisa-ação. Os dispositivos para a coleta de dados no campo da investigação foram à observação participante, utilizada como protocolo observacional para registro de informações coletadas, pesquisa documental, entrevistas semiestruradas realizadas com professores e coordenação pedagógica da escola, e grupos focais, desenvolvidos com estudantes que já participaram das atividades dos projetos artísticos culturais desenvolvidos nesta unidade escolar. Os dados foram analisados através dos princípios da análise de conteúdo, e juntamente com os pressupostos que nos deram embasamento teórico, nos ajudam a compreender os impactos diretos desse trabalho no processo de ensino e aprendizagem. Através dos resultados obtidos por meio desta investigação, podemos constatar que apesar dos desafios enfrentados, a Unidade Escolar pesquisada tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho significativo de valorização dos aspectos culturais e sociais locais através de uma perspectiva contextualizada, a partir do trabalho com esses projetos. Propomos, desse modo, como produto dessa investigação, a continuidade deste trabalho, através de um plano de ações, construído de forma coletiva, cujos objetivos estão centrados principalmente em oportunizar aos estudantes a consolidação de conhecimentos críticos e úteis para a vida em sociedade.
- ItemTrilhando caminhos em sexualidade através das práticas integradoras(2023) Santana, Clara Gomes de; Pinho, Maria José SouzaDiante dos inúmeros desafios impostos ao processo educativo nas últimas décadas, dentre eles a inserção de temáticas de cunho social e a urgência em modernizar e dinamizar o currículo escolar, se faz necessário fortalecer um movimento de inserir a Educação em Sexualidade dentro das instituições de ensino. Nessa perspectiva, percebemos na formação humana integral, caminhos para auxiliar os estudantes e o corpo docente a construir conhecimentos, habilidades e potencialidades necessárias para uma educação em sexualidade emancipatória e positiva. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender, sob à ótica de professoras/professores e estudantes, as potencialidades do componente curricular Práticas Integradoras na formação da Educação em Sexualidade, sendo realizada com estudantes do terceiro ano do ensino médio e com os/as professoras das áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura, Física e Educação Física, e Geografia, buscando fomentar as discussões para elaboração de uma sequência didática para o trato da temática educação em sexualidade. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação colaborativa que se ancora no tipo de pesquisa qualitativa. O produto educacional fruto deste estudo, a sequência didática, assim como todo o aporte de referencial teórico foi elaborada a partir dos pressupostos metodológicos e pedagógicos defendidos, por Figueiró (2014), Werebe (1998), Louro (2004) e Maia; Ribeiro (2011), para fundamentar Educação e Sexualidade, e Gadotti, (2009), Sacristán, (2007) Guará (2006), Brandão (2007), Imbernón (2000), em relação a Educação Integral em Tempo Integral e Formação Humana. Durante a coleta de dados que ocorreu em modalidade presencial, utilizamo-nos das técnicas de grupo focal e oficinas autoformativas. A análise e interpretação dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2009), tendo como parâmetro a questão investigativa e os objetivos determinados para a pesquisa. Consideramos que a aplicação da proposta de ensino envolvendo uma Sequência Didática pautada nas Práticas Integradoras é satisfatória para favorecimento da integração da Educação em Sexualidade nos currículos formais e informais. Esperamos a partir desta pesquisa, contribuir para avanços no que diz respeito as potencialidades de inserir práticas integradoras no ensino de sexualidade nas instituições escolares.