Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
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Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Orientador "Amorim, Eliã Siméia Martins dos S."
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- ItemDe escolas multisseriadas à escola nucleada: análise sobre a percepção dos atores sociais envolvidos(UNEB, 2009) Santos, Nilton Alves dos; Amorim, Eliã Siméia Martins dos S.; Bandeira, Jacy; Leal, Ione Oliveira JatobáEste trabalho analisa o processo de transição da escola multisseriada para a escola nucleada, decorrente das políticas educacionais levadas a efeito ao longo da década de 1990 em todo Brasil. Para tanto, delineia alguns traços do programa de nucleação no Município de Várzea Nova Bahia, adotado a partir do ano de 1998. Discute os aspectos positivos e negativos da concepção e consolidação do Programa da nucleação, a partir da percepção dos atores envolvidos, tais como coordenadores, professores, Secretários da Educação Municipal e as comunidades alcançadas pelo processo. Identifica a capacidade de envolvimento e adaptação dos pais e alunos ao novo Programa, superando a resistência inicial e a dúvida quanto aos benefícios. Porém, destaca alguns itens que ainda devem ser ajustados, como o transporte escolar, adequação de prédios que comportem a demanda de alunos, a formação continuada dos profissionais, assim como a nostalgia existente nas comunidades pelo desaparecimento da escola, principalmente por parte dos mais idosos. Por fim, compreende que houve uma expressiva melhoria na qualidade do ensino, com a elevação dos índices de aprovação e a diminuição da evasão; objetivos intrínsecos para uma educação atual e de qualidade.
- ItemOs programas ambientais da televisão e sua contribuição na conscientização dos alunos do Ensino Médio de Caém, Bahia.(UNEB, 2009) Oliveira, Cristiane Santana Barbosa; Amorim, Eliã Siméia Martins dos S.; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Leal, Ione Oliveira JatobáEste artigo aborda a influência da mídia televisiva sobre o comportamento das pessoas para com o meio ambiente. Questiona a questão ambiental, que apesar de estar muito presente no nosso cotidiano, ainda sofre com a degradação do meio, ou seja, o desperdício dos recursos naturais e da poluição geradas pelo consumo desenfreado e movido pelo capitalismo; sendo estes temas abordados constantemente pela mesma mídia, que estimula tais ações, com propagandas de apelo ao modismo. Analisa a preocupação com o meio ambiente, no atual panorama mundial; de mercado consumidor; onde pessoas de instituições governamentais e não governamentais têm buscado encontrar soluções que minimizem os impactos causados por atitudes irresponsáveis para com o meio ambiente e incentivar práticas de preservação e conservação do ambiente em que vivemos. Discute a importância, então, da conscientização da população e por isso aborda de que forma a Televisão, através dos programas de Educação Ambiental impactam sobre os jovens estudantes do Ensino Médio em Caém, Bahia. Conclui que é preciso adotar medidas em que a escola aproveite as informações advindas de tais programas, para a construção de conceitos e ações de educação planetária sustentável.