Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
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Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Orientador "Amorim, Angelo Mauricio"
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- ItemA produção do conhecimento em educação na formação em educação física do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV - Jacobina.(2013) Bispo, Kátia dos Santos; Amorim, Angelo Mauricio; Mussi, Ricardo Francli de Freitas; Maturino, ElmoEste trabalho é fruto de uma pesquisa documental de natureza quantitativa de caráter descritivo que aborda a Produção do Conhecimento em Educação Física no Curso de Educação Física da UNEB – Campus IV, Jacobina, Bahia. Tendo como objetivos apresentar considerações sobre o percurso histórico das concepções de currículo e formação profissional em Educação Física; Identificar as áreas temáticas e tipos de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos em Educação Física, UNEB, Campus IV, Jacobina-Ba. Para esclarecer tais objetivos foi feito a análise de 40 monografias produzidas no curso de educação física, e para tratar as informações colhidas foram utilizados gráficos e análise de conteúdo. Neste sentido, ficou evidente que se faz necessárias construções de debates a cerca das necessidades, dificuldades e métodos utilizados nas abordagens relacionadas à formação dos acadêmicos.
- ItemA psicologia do esporte como conhecimento a ser tratado na iniciação de jogos esportivos coletivos(2013-11-12) Santos, Nathanna Sales Pereira; Amorim, Angelo Mauricio; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Silva, Osni Oliveira Noberto daA psicologia do esporte vem sendo pesquisada e estudada com mais constância devido ao reconhecimento, por parte dos psicólogos e dos profissionais do esporte, pois o fenômeno esportivo é uma perspectiva de extrema relevância no comportamento humano e tem como objetivo a obtenção de dados e a consequente intervenção na melhoria da atuação dos esportistas. Os psicólogos do esporte estão diretamente envolvidos na investigação das relações entre exercícios e estados de humor e emoções, com a finalidade de ajudar atletas a usar os princípios psicológicos para melhorar o desempenho e compreender como a participação em esportes afeta o desenvolvimento psicológico, principalmente se tratando de iniciação esportiva, o qual de maneira geral é o período no qual a criança começa a aprender, de forma específica, a prática de um ou vários esportes. Sendo assim, o presente trabalho apresentará a relação da psicologia do esporte com os esportes coletivos, visto que o mesmo têm se manifestado significativamente no cenário nacional. Os objetivos são: apresentar o processo histórico e aplicações da psicologia do esporte; descrever as bases metodológicas sobre iniciação em jogos esportivos coletivos e; identificar de que forma os conhecimentos da Psicologia do Esporte contribuem no processo de iniciação em jogos esportivos coletivos. Para obtenção dos resultados a pesquisa foi de cunho bibliográfico, onde se trata de levantamento de bibliografias já publicadas, que tem como instrumento para coleta de informações livros, artigos e periódicos. Conclui-se que a Psicologia do Esporte tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem-treinamento, o componente psicológico é constituinte da capacidade de rendimento esportivo e esta área do conhecimento analisa as bases e os efeitos psíquicos das ações esportivas e dos conhecimentos advindos deste assunto, o qual deve haver uma cautela quando inseridos no contexto de iniciação aos jogos esportivos coletivos, tratados nesta pesquisa no que tange a motivação, estresse, emoção e preparação para competição.