Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Orientador "Amorim, Ângelo Maurício de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDitadura militar e o ensino do esporte no Brasil(2012) Silva, Geane Rodrigues da; Rocha Filho, Hamilton Heroclides; Silva, Rosimary dos Santos; Almeida, Sandra Conceição Soares; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Teixeira, Leila Maria Prates; Estrela, Rafael Leal DantasEsta pesquisa possui como área temática a Ditadura Militar e o Ensino do Esporte no Brasil, onde foi discutida e analisada a evolução histórica do esporte como conteúdo especifico da Educação Física e como fenômeno social, abordando a relação entre a Educação, a Educação Física e o esporte com o período da Ditadura Militar no Brasil, analisando também os ranços e avanços no ensino da Educação Física pós 1985. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: contextualizar o histórico do esporte e da Ditadura Militar no Brasil; descrever como os militares utilizaram o ensino do esporte para promover a ideologia, o civismo e a disciplina do regime no espaço escolar e; identificar os ranços e os avanços da Ditadura Militar no ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Baseando-se nos estudos de Oliveira (2009), Melo (1999), Tubino (2001), Bracht (2005), Ghiraldelli (1988) e outros que encaminharam e fundamentaram este trabalho de pesquisa foi possível concluir que o esporte no decorrer da sua história esteve ligado aos interesses da classe dominante, portanto, não só foi privilegio da Ditadura Militar, utilizar o mesmo como aparelho ideológico do Estado. Do mesmo modo que apesar de muitos avanços pós 1985 ainda temos muitos problemas na questão da formação dos professores, ficando evidente que muitas discussões nesta área ainda se encontram no campo teórico dentro das universidades e pouco foram materializadas no cotidiano escolar.
- ItemPossibilidades pedagógicas para o ensino da educação física no EJA(2013) Paula, Clívia Silva de; Amorim, Ângelo Maurício de; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Costa, Salomão Cleômenes LimaEste trabalho possui como objeto de estudo a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é fruto de uma pesquisa bibliográfica de natureza predominantemente qualitativa. Tendo como objetivo apresentar possibilidades pedagógicas para o ensino da Educação Física na formação dos alunos que cursam Educação de Jovens e Adultos. Para esclarecer o objetivo foi feito um levantamento de informações e diálogo com a literatura, materiais estes indispensáveis e que facilitou a analise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação à EJA. Foi possível fazer a discussão da relação entre esses dois segmentos da educação, construindo assim o processo teórico/metodológico, sendo possível constatar que EF e EJA podem se relacionar trazendo resultados satisfatórios e benéficos para o público a que atende essa modalidade. É perceptível, também, que a EF ganha importância no seu cotidiano, e deve ser reconhecida como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.