Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Orientador "Sales, Marcea Andrade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSingularidades e diversidades socioculturais na educação profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA- Campus Seabra(2017-12-15) Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa; Sales, Marcea Andrade; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Faria, Marcelo Oliveira deO presente trabalho resulta da pesquisa sobre as Singularidades e Diversidades Socioculturais na Educação Profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA, Campus Seabra, que surgiu da inquietação em compreender como se constitui a identidade dos discentes dessa instituição, considerando a diversidade sociocultural existente nesse Campus. Na pesquisa investiguei a identidade do estudante da Educação Profissional, sua origem socioeconômica, seu modo de ser e estar no mundo, seu sentimento de pertencimento ao lugar onde vive. Atenta a isso, busquei desenvolver o estudo através do objetivo de identificar as contribuições do processo educativo no IFBA para os deslocamentos da identidade estudantil, fortalecendo a construção de novas identidades e caracterizar os elementos da identidade pessoal do estudante do IFBA, que relacionados aos elementos constitutivos da identidade dos demais discentes, o identifique como educando desse Instituto. Para embasamento teórico da pesquisa no que se refere à Educação Profissional, dialogo com Bezerra (2013) e Pereira (2012), para entender o processo histórico da Educação Profissional e o sujeito a quem destina. Para discutir identidade trago as contribuições de Hall (2015), Santos (2008), Taylor (2005), Binja (2015) e Silva (2014), como aporte para entender o processo de deslocamento da identidade discente; e para discutir a diversidade cultural na educação recorro a Candau (2012), Fleuri (2009) e Canen (2001), dentre outros que trouxeram rica contribuição a outras temáticas surgidas ao longo da pesquisa. Em se tratando de uma pesquisa em educação foi adotada a abordagem qualitativa, com a vertente fenomenológica, do tipo de pesquisa participante. Como dispositivos para a construção de informação foram utilizados questionário, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise documental. A escuta dos participantes da pesquisa resultou nesse Documento Referencial, organizado através de proposições compostas de um conjunto de ações para o processo educativo do Instituto, envolvendo os servidores (docentes e técnicos), bem como os educandos, a serem implantadas no IFBA Campus Seabra, que objetivam fortalecer a valorização das identidades existentes nas diversidades socioculturais dos estudantes, objetivando contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas no Instituto.