Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Orientador "Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças na docência rural(2016-07-26) Mota, Charles Maycon de Almeida; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Fontura, Helena Amaral daEste trabalho apresenta um plano para a formação docente, oriundo de uma pesquisaformação realizada junto aos professores que atuam em classes multiseriadas em territórios rurais. Objetiva compreender como os docentes das escolas rurais do município de Várzea do Poço lidam com as diferenças, em sala de aula, visando a construção de um plano de formação continuada voltado para as diferenças presentes no meio rural. Para discutir os pressupostos teóricos que fundamentam esta produção, tomamos como base os estudos de Josso, Silva, Bauman, Moreira e Rios; os pressupostos metodológicos apoiam-se nas obras de Delory-Momberger, Pineau, Dominicé e Souza. Colaboraram nesta pesquisa sete professores que atuam na docência, em escolas rurais municipais de Várzea do Poço, interior da Bahia. Como caminhos metodológicos para o desenvolvimento da investigação que fundamenta este documento, temos a pesquisa-formação, a partir do método (auto)biográfico, organizada em duas etapas: Pesquisa Exploratória (1), para o levantamento inicial de informações sobre os espaços, os sujeitos da pesquisa e a seleção final dos colaboradores; e as Oficinas Formativas (2), que possibilitaram a elaboração do Plano de Formação Continuada para os docentes das escolas rurais – produzido e aplicado no decorrer do desenvolvimento da pesquisa-formação – e a produção do memorial de formação, como resultante do processo formativo vivido pelos professores. O presente trabalho evidencia alguns resultados que compreendem a diferença, a partir de variados sentidos, sendo demarcada pelas narrativas dos professores da roça e pelo fator social de seus alunos, bem como pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, suscitando o entendimento de que a diferença ainda se encontra atrelada aos elementos que normalizam e normatizam os sujeitos na escola.
- ItemDocência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID(2017-12-15) Santos, Hilderlândia Penha Machado; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nogueira, Eliane Greice Davanço; Souza, Elizeu Clementino; Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoO Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.
- ItemIdentidades e cultura afro-brasileira na docência da roça: documento de referência para educação básica.(2016-07-25) Souza, Antonio José de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Botelho, Denise Maria; Carvalho, Luzinei de DouradoO presente Documento de Referência é resultado de um estudo acerca das questões étnico-raciais na Educação Básica, cujo objetivo foi identificar como a identidade e a cultura afro-brasileira emergiam nas histórias de vida e formação-profissão de docentes de classes multisseriadas na roça. Buscou-se compreender, ainda, os sentidos construídos pelos/as docentes, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais, tendo em vista produzir este documento de referência para as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas rurais. Trata-se de um produto decorrente de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da fenomenologia e da hermenêutica, e que, através da metodologia (auto)biográfica e do uso das histórias de vida e formação, revelou a relutância, a hesitação e o despreparo dos/as docentes da roça em cumprir a Lei Federal nº 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira. As condições apresentadas pelos/as docentes conduziram à reprodução negativa da identidade e da cultura negra, impactando, de maneira determinante, as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento deste documento, realizamos o Ateliê (auto)biográfico no município de Itiúba, interior da Bahia, com docentes de classes multisseriadas, no intuito de oportunizar a produção de experiências de formação, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais. A pesquisa-formação revelou o quão distantes estão os/as docentes de classes multisseriadas da roça dos estudos, leituras e materiais pedagógicos que os auxiliem na prática educativa, no tocante às identidades e à cultura afro-brasileira. No entanto, percebeu-se que antes mesmo de se recorrer às informações contidas em compêndios, livros e pesquisas acerca das questões já mencionadas, foi preciso refletir sobre o lugar do negro nas histórias de vida desses professores/as, para que, dessa maneira, fosse possível pensar em uma proposta construída com eles/elas, a partir de suas próprias trajetórias de vida/formação/negação. As falas dos/as professores/as desvelaram o que se tornou escondido e marginalizado nas relações familiares, na iniciação escolar e em todo o percurso da educação básica, culminando nos espaços formativos intrínsecos à profissão docente, no que respeita ao estudo da identidade e da cultura afro-brasileira. Portanto, este documento pretende ser um aporte para estudos e formação acerca das questões étnico-raciais e, consequentemente, aproximar o disposto na Lei nº 10.639/2003 da prática pedagógica dos/as docentes de classes multisseriadas.
- ItemIdentidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA(2017-07-17) Anjos, Virgínia Alves Lima; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nogueira, Eliane Greice Davanço; Souza, Elizeu Clementino de; Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoEste estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT.