Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Orientador "Gomes, Antenor Rita"
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- ItemCultura visual e compreensão crítica: construções de sentidos na interação do educando com as hiperimagens(2017-12-15) Fonseca, Camila Heveline Santos da; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho investigativo tem a sua gênese centrada na concepção de que o advento da sociedade da informação e da sociedade em rede, além do avanço da tecnologia, especialmente no tocante às mídias digitais, possibilitaram o surgimento de aplicativos e acessórios variados, os quais vêm alterando o comportamento do indivíduo diante das imagens, implementando formas diferenciadas de leitura que os sujeitos praticam no cotidiano, bem como a produção de sentidos e desenvolvimento de habilidades leitoras para atuar no ciberespaço - comportamento que se estende também ao âmbito escolar. Tais transformações instituíram outras perspectivas discursivas que se tornaram muito comuns no infindável espaço cibernético. A democratização da utilização de mídias digitais impactou significativamente nas práticas discursivas dos sujeitos envolvidos cujos hábitos eles também levam consigo para outros espaços, inclusive a escola, local que ainda não lida muito bem com a infinidade de possibilidades pedagógicas das hipermídias. O objeto de investigação estabelecido nessa pesquisa volta-se para a análise dos processos de produção de sentido na utilização pedagógica das representações visuais, especialmente as que são veiculadas/elaboradas através das TDCIs. Discute ainda em que medida a escola tem promovido ações que aprimorem as habilidades de leitura e interpretação crítica das hiperimagens. Esta pesquisa de abordagem qualitativa com o método de pesquisa-ação se propôs em desenvolver um trabalho investigativo para compreender como se operacionaliza a construção de sentidos e a compreensão crítica da cultura visual na interação do educando com hiperimagens. Utilizou como dispositivos para levantamento dos dados o caso de ensino, a observação, diário de bordo e grupo focal. Os procedimentos utilizados para a análise dos dados foi inspirado na Análise de Discursos Francesa (ADF), por entender que esta seria um caminho viável para se compreender os dados construídos por intermédio da implementação da pesquisa ação. Os participantes são os professores que ministram as Oficinas do PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador e alunos da Oficina do PROEMI do Colégio Estadual Normal Arnaldo de Oliveira no município de Caém, unidade escolar integrante do Núcleo Regional de Educação (NRE-16). Elaboramos como produto final dessa intervenção, um manual pedagógico composto pela coletânea dos casos de ensino constituído por uma coletânea de sequências didáticas, considerando as produções realizadas nas oficinas, a fim de que seja utilizado em momentos formativos nas Atividades Complementares (AC) da referida Unidade de Ensino ou como subsídio para os professores incluírem as visualidades de forma criativa e inovadora em suas práticas pedagógicas, além da dissertação como relatório final da pesquisa realizada.
- ItemCultura visual, diferenças e representações identitárias dos trabalhadores rurais do Tapuio (Jacobina – BA)(2017-07-07) Sampaio, Síria Lima; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Paula, Ercilia Maria Angeli Teixera deEsta pesquisa se situa na concepção que as visualidades, a partir dos meios de comunicação de massa, assumiram na contemporaneidade e de que modo elas estão sendo mostradas. Teve como lócus da pesquisa a região do Tapuio, localizada na zona rural da cidade de Jacobina Bahia. Os colaboradores desta pesquisa foram os trabalhadores rurais da referida localidade. Como questão norteadora, o estudo se propôs a investigar, por meio de oficinas, entrevistas narrativas e questionários visuais, de que forma estas visualidades representam a figura do trabalhador rural e de que maneira estes se representam diante destas visualidades. Os objetivos que alicerçaram este estudo, permearam em torno de identificar e descrever estas representações identitárias dos trabalhadores rurais que estão presentes nos elementos da cultura visual. A presente pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, seguindo estudos fenomenológicos. Como pressupostos metodológicos, o trabalho adotou o método da pesquisa etnográfica, como escolhas fundamentadas. Do ponto de vista teórico, o referido trabalho se pauta na teoria da Cultura Visual, Representações Identitárias, Diversidade e o Espaço Rural, à luz dos autores, como: Sardelich, Hernández, Martins e Tourinho, Hall, Silva, Rios, Gomes, Freire, dentre outros. Todo material pedagógico, bem como os registros utilizados durante toda a oficina, resultaram em proposições pedagógicas para educadores do campo, intitulada “LIÇÕES DO CAMPO – Breves Proposições sobre Ensinar e Aprender com as vivências de trabalhadores rurais”. Tais proporções terão como finalidade, auxiliar os educadores do campo com o material didático a ser direcionado ao público da zona rural. De modo geral, este estudo contribuirá, não só com a comunidade do Tapuio, mas sim, com todas às comunidades rurais, ou mesmo outros espaços que almejarem trabalhar com tal temática, no sentido de considerar a relação entre os indivíduos e o contexto social e identitário, ponderando os limites das diversidades existentes, bem como oportunizar e desenvolver aprendizagens subjacentes às imagens.
- ItemÉ do jeito da gente que eu vou contar! Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares(2016) Araújo, Nádia Barros; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Dantas, Vera Lúcia de AzevedoEste trabalho resulta da pesquisa sobre as narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva fenomenológicohermenêutica. Inicia-se por enfatizar as narrativas orais como produções culturais composta de elementos do imaginário que apontam para as representações sociais, ideológicas e identitárias dos sujeitos. Considera o potencial das narrativas orais como fonte de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo. Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.
- ItemFotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial(2022-03-30) Miranda, Vasti Sampaio de; Gomes, Antenor Rita; Brazão, José Paulo Gomes; Oliveira, Valter Gomes Santos deA pesquisa intitulada Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial tem como objetivo geral compreender de que forma as memórias estimuladas pela fotografia do patrimônio contribuem para a educação de jovens estudantes do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: descrever as experiências pelas quais as fotografias possibilitam o acesso às memórias e às informações sobre o patrimônio; identificar contribuições das memórias motivadas pelas fotografias da Educação Patrimonial e proporcionar o diálogo entre gerações a partir dos registros fotográficos e das memórias. Desse modo, elegemos a seguinte questão norteadora: de que forma as memórias despertadas pela fotografia contribuem para a Educação Patrimonial de jovens estudantes e favorecem o diálogo entre as gerações? Os principais referenciais teóricos foram centrados, principalmente, em: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), na abordagem da categoria memória; Sontag (2004), Flusser (1985) e Kossoy (2001, 2002, 2005), no estudo sobre fotografia e, por fim, Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) e Scifoni (2017), no aporte do eixo educação patrimonial. Pautamo-nos nessa última categoria teórica, a fim de transcender a perspectiva tradicional, buscando uma educação de cunho dialógico, reflexivo e plurissignificativo, que considere a coletividade, o território, a diversidade cultural e os saberes de cada um. O percurso metodológico se baseia na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma epistemológico fenomenológico, tendo como método a pesquisa-ação colaborativa. Para a construção dos dados, utilizamos os seguintes dispositivos: entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras e grupo focal com os estudantes; análise documental; fotografias dos patrimônios histórico e cultural da cidade de Jacobina, Bahia, e as narrativas tecidas nos encontros virtuais com o grupo de discussão. Como produto final, propomos a construção de um Museu Virtual. Os estudos e relatos comprovaram o quanto as fotografias condensam uma sucessão de dados, fatos e manifestações enriquecedoras para uma educação nos ambientes formal e informal.
- ItemFotografia, pronunciamentos visuais e formação crítica: a produção de sentido como experiência formativa com a comunidade de Barrocão de Cima (Mirangaba, BA)(2019) Lima, Laila Sampaio; Gomes, Antenor Rita; Carvalho, Emanuela Dourado; Silva, Sergio Luiz Pereira daA pesquisa consiste em organizar, subsidiar e acompanhar a formação e desenvolvimento de um grupo de discussão sobre “fotografia e formação crítica” na comunidade do Barrocão de Cima, visando compreender como os pronunciamentos visuais da fotografia contribuem para a formação crítica dos sujeitos. As pautas que farão parte da formação foram escolhidas coletivamente pelos sujeitos envolvidos após uma oficina formativa (intervenção) que terá como ponto de discussão o reconhecimento dos problemas e demandas sociais da comunidade por meio da produção e recepção da fotografia. No que diz respeito à orientação metodológica, encontra inspiração na Fenomenologia e no instrumento de pesquisa Grupo de Discussão para construção das questões norteadoras de investigação. Assim, esse projeto busca compreender como a fotografia e os pronunciamentos visuais contribuem para a formação crítica e engajada dos sujeitos, com objetivo de tencionar reflexões e discussões sobre práticas pedagógicas com imagens e suas possibilidades educativas.
- ItemJornalismo “educolaborativo” e (In)Formação Crítica: uma Experiência na/para a diversidade(2018) Sá, Verusa Pinho de; Gomes, Antenor Rita; Santos, Andrea Cristiana; Oliveira, Diogo Lopes deEsta dissertação apresenta os relatos e "achados" de experiência investigativoformativa que teve como principal dispositivo metodológico um curso de extensão com duração de três meses, a fim de compreender de que modo o Jornalismo “Educolaborativo” pode contribuir para a (in)formação crítica na e para a diversidade. Para amparar a pesquisa, utilizamos como referencial teórico os autores Mario Kaplún, Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares e José Marques de Melo, destaques em Educomunicação; Pierre Lèvy, André Lemos/Marcos Palácios e Roberto Aparici, no âmbito das práticas colaborativas potencializadas pelo ciberespaço; para fundamentar a temática Comunicação/Mídias como campo de mediações, Martín-Barbero e Thompson; ao lado de Hall e Canclini, no campo das identidades/diversidade/hibridizações. Nesse sentido, o presente estudo teve como método predominante a pesquisa-ação colaborativa, sendo de natureza qualitativa e abordagem interpretativa. Por meio da aplicação de questionário, realização de entrevistas, observação participante, oficinas formativas e grupo focal, foram estabelecidos os pilares do neologismo proposto a partir da práxis, resultando na elaboração de matérias de diferentes gêneros, sob orientação desta pesquisadora, a partir de pautas sugeridas e viabilizadas pelos partícipes, em geral, formadores de opinião (educadores, comunicadores, lideranças comunitárias e militantes de causas sociais). Ao longo do processo, organizou-se o Portal da EduColaborAção, que funcionou também como instrumento para construção de dados, fonte de interação e consulta, reunindo os saberes relacionados à investigação em prol de práticas “educolaborativas”. Entre desafios e possibilidades, identificamos a relevância desse modo ressignificado de (in)formar, visando à melhoria da qualidade jornalística nesta era fast news. Ao problematizar o potencial educativo dos conteúdos noticiosos, consideramo-los propulsores da reflexão, criticidade e transformação social, com foco no protagonismo dos leitores que, concomitantemente, atuam como produtores de mídia e cidadãos do mundo.
- ItemPresenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça(2016) Araújo, Henrique Oliveira ; Gomes, Antenor Rita; Macedo, Roberto Sidinei; Moreira, GisleneO presente trabalho parte do seguinte questionamento: poderia a comunicação popular, exercida como expressão cidadã se transmutar numa prática educomunicativa transformadora? Procuramos as respostas para essa questão não somente com uma revisão teórica, mas sim com a estruturação de uma possibilidade prática de uma educomunicação que se faça popular, colaborativa e mestiça. Dividido em cinco partes, essa dissertação, apresentado como conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, propõe, a partir de uma metodologia qualitativa (mesmo que lidando com quantidades) e fenomenológica, a construção de uma práxis estruturada. Nesse sentido, buscamos consolidar um caminho colaborativo (DESGANGNÈ, 2007) no sentido de uma prática educomunicativa que se concretize como possibilidade de aceitação da conjugação conflituosa do Eu (compreendido como ego) com o Tu (compreendido como alteridade). Com o estímulo da eclosão de EMIREC´s (KAPLUN, 1998) mestiços, percebemos a não possibilidade de um ciclo colaborativo controlável, mas sim vimos nascer uma educomunicação de modelos decompostos – estruturada como mosaico. É desse movimento que nasce o compromisso desse estudo com a promoção do acesso e participação educomunicativas. Para tanto, durante cinco meses, trabalhamos junto a um grupo colaborativo de comunicadores populares, estudantes e professores do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – (CETEP). E, com eles, num exercício hermenêutico denso, como outro aporte metodológico, nos propusemos a defender a ideia de que, através da colaboração, se pode estruturar um ecossistema educomunicacional problematizador da realidade antropossocial. Chegamos assim ao confronto com essa espécie de mitologia fluida que é a educomunicação mestiça, concretizada enquanto compromisso político com o fazer comunicativo e educacional.
- ItemA produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada(2017-07-25) Nunes, Inaiara Lima de Souza; Gomes, Antenor Rita; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Amorim, Ricardo; Brazão, PauloEste estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica.
- ItemO Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação(2018) Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.; Gomes, Antenor Rita; Santos, Terezinha Oliveira; Silva, Obdália Santana FerrazEste trabalho de pesquisa visa entender como se processa os discursos dos professores sobre diversidade e como estes foram (re)produzidos durante uma formação de professores de Educação Básica. O lócus é a Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, de Ensino Fundamental II, da cidade de Jacobina-BA, e os colaboradores são cinco professoras. O estudo teve como objetivo geral compreender os processos de (re)construção discursiva das professoras sobre as diversidades socioculturais na/da escola por meio de ações de formação reflexiva e autorreflexiva em torno das práticas formativas escolares. A pesquisa tem como foco central o discurso das professoras em formação sobre as diversidades socioculturais na/da escola. Aborda três temáticas principais: Discurso, Diversidade e Formação de Professores, tendo como base teórica as ideias dos pensadores e estudiosos: Foucault (2014), Spink e Medrado (2013), Gamboa (2012), Ghedin e Franco (2011), Creswell (2014), Candau (2013), Canem (2007), dentre outros. A pesquisa visa não só compreender o discurso das professoras sobre diversidade sociocultural, mas envolvê-las na reflexão sobre seus discursos ao longo de todo o processo formativo, pois foram tensionadas e confrontadas com os seus próprios discursos, aliando teoria e prática como dimensões de uma mesma realidade. A abordagem adotada se ancora na Pesquisa Qualitativa, de base hermenêutica, cujo método é a Pesquisa-ação Colaborativa, tendo como paradigma teórico e metodológico o Construcionismo, utilizando a análise interpretativa do discurso para compreendê-lo. A centralidade da pesquisa é a aprendizagem conjunta em um movimento circular. Além disso, construímos coletivamente um espaço midiático, intitulado Portal da Diversidade, em parceria entre a pesquisadora e as professoras colaboradoras, evidenciando o engajamento das docentes nessas ações. O processo de formação aconteceu através dos Círculos Reflexivos e do Fórum de Discussão no Portal da Diversidade, espaços que possibilitaram a formação de identidade(s) e a reflexão de concepção de diversidade.
- ItemSertão, imagem e movimento: um estudo de práticas escolares inspiradas em cinebiografias sertanejas(2016-07-25) Rios, Edilene Alcântara Ribeiro; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Silva, Sergio Luiz Pereira daEste estudo parte da compreensão de que na contemporaneidade as visualidades exercem fortes influências sobre as formas como sujeitos se veem e são vistos, uma vez que elas estão por toda parte, constituindo-se como produções socioculturais, carregadas de intencionalidades discursivas e ideológicas. Desse modo, objetivouse compreender como práticas escolares que promovam reflexões críticas e analíticas em torno de representações contidas em cinebiografias de personalidades sertanejas podem contribuir para a compreensão das sertanidades em suas complexidades e suas transformações. Assim, tomamos estudos de Gomes (2012), Hernández (2000, 2007, 2009 e 2010), Martins (2008 e 2011), Martins e Tourinho (2011 e 2013) e Sardelich (2006), para defender a proposta de que visualidades precisam ser analisadas a partir da perspectiva cultural que as marca e da multirreferencialidade que as constitui. Dialogamos com os conceitos de identidade enquanto construção social movente, performática e inconclusa, apresentados por Bauman (2005) e Hall (2000 e 2014), para sustentar nossa discussão acerca das sertanidades, às quais concebemos como múltiplas. Ainda, defendemos que o sertão caracteriza-se como um lugar multifacetado e em movimento, conforme estudos de Albuquerque Jr. (2001), Santos (2005), Vasconcelos (2007) e Veiga (2002). O trabalho de pesquisa em campo se desenvolveu numa perspectiva colaborativa, contando com momentos (auto) formativos nos quais foram realizadas oficinas com um grupo de alunos e, posteriormente com os docentes do Colégio Estadual do Icó – Morro do Chapéu-Ba. Também, contou-se com relatos de sertanejos e sertanejas moradores de três cidades baianas: Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Várzea Nova, os quais contribuíram, de forma incisiva, para as conclusões formuladas e resultaram, também, na produção audiovisual: Sertão em Movimento. A análise toma as atividades desenvolvidas nos processos de escuta de todos os sujeitos participantes da pesquisa, contando com questionários e entrevistas (semiabertas e narrativas), contando com a Análise do Discurso como base interpretativa. Desse estudo depreendemos que: os artefatos visuais em análise (cinebiografias), ainda, são marcados por olhares superficiais e reducionistas no que tange às identidades sertanejas; o sertão é um lugar dinâmico e multifacetado, como bem ressaltam os sujeitos desta pesquisa, ao longo da mesma; A formação para o trabalho pedagógico com imagens, na perspectiva da cultura visual, potencializa práticas docentes contextualizadas, contribuindo, significativamente, para a formação de sujeitos críticos.