Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Freitas, Juliana Cortes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio em Escolas do Município de Campo Formoso - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Maria Mônica de Jesus; Freitas, Juliana Cortes deO livro didático é um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, sendo muitas vezes o único material de apoio didático disponível para professores e alunos. Os conteúdos de Genética são abordados em livros didáticos de Biologia do 3º ano do Ensino Médio, e contribuem com um papel muito importante na formação de um cidadão crítico, pois estar presente e todo momento em discussões éticas. Este trabalho visa analisar os conteúdos de Genética em livros didáticos de Biologia adotados pelas escolas públicas e particulares do município de Campo Formoso-BA, bem como conhecer o perfil dos professores de Biologia do 3º ano do Ensino Médio das respectivas escolas, abordando aspectos relativos a escolha do livro didático e o ensino de genética. Para análise dos livros foi utilizado um roteiro adaptado, segundo os critérios de análise do PNLD-2012 de Biologia. Os critérios levados em consideração para análise dos livros foram: conteúdo teórico, recursos visuais, exercícios propostos, recursos adicionais e preceitos éticos. A partir dos resultados, verificou-se que a escolha do livro adotado foi realizada por apenas 70% do total de professores participantes da pesquisa, o critério mais utilizado foi uma linguagem clara e de fácil compreensão, o recurso mais utilizado, além do livro didático para ministrar as aulas sobre genética foi o uso de vídeos. Nenhum professor identificou erro nos conteúdos de Genética, todavia partir da análise realizada nesta pesquisa nos livros didáticos encontrou¬se algumas falhas tais como, conceitos e conteúdos resumidos, ausência de conteúdos importantes, erros ortográficos em algumas ilustrações e recursos visuais precários. O livro que mais apresentou falhas, diante dos critérios adotados, foi o Revisional: Biologia (2011). Por isso destacamos a importância da adoção de obras analisadas segundo os critérios do PNLD pelas escolas.