Bacharelado em Farmácia - DCV1
URI Permanente para esta coleção
A criação do Curso de Farmácia pelo DCV-UNEB está pautada na preocupação fundamental, que é preparar o egresso não só em termos técnicos, mas integrado à realidade e às necessidades da sociedade e para tanto foi inserido o lado humanístico da profissão para que o exercício ético e pleno da profissão farmacêutica venha ao encontro das demandas sociais.
Autorizado pela resolução 288/98 do CONSU publicada em 13 de julho de 2004.
Navegar
Navegando Bacharelado em Farmácia - DCV1 por Orientador "Queiroz, Ana Patrícia Pascoal"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDepressão na adolescência e suas abordagens farmacológicas: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Mendes, Ana Luiza Mazetti; Queiroz, Ana Patrícia Pascoal; Paixão, Marcelo Ney de Jesus; Soares, Maria Isabel SilvaIntrodução: A depressão é um transtorno mental comum e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo sofram com esse transtorno. A adolescência é um período transitório turbulento entre a infância e a fase adulta, marcada por diversas mudanças fisiológicas e emocionais, portanto, diversos fatores de riscos estão envolvidos no desenvolvimento e agravamento da depressão nessa faixa etária. O tratamento da depressão na adolescência é baseado na psicoterapia e no uso dos antidepressivos de diversas classes farmacológicas, porém esses medicamentos podem apresentar alguns efeitos adversos. Objetivo: Revisar a literatura cientifica sobre a depressão em adolescentes, incluindo seus fatores de risco, sintomatologia e opções de tratamento farmacológico. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. Para embasamento teórico sobre o tema, foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados: PubMed, Science Direct e Periódicos CAPES, e selecionados artigos publicados no período de tempo de 2019 a 2023. Resultados e discussão: Após a busca nas bases de dados com as palavras-chaves e descritores, foram encontrados 712 artigos, que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 8 artigos foram incluídos. Os Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRSs) foram considerados os antidepressivos mais seguros e eficazes para o tratamento da depressão na adolescência, apesar de causarem efeitos adversos com seu uso. O convívio social conflituoso e mudanças hormonais estão relacionados com o surgimento da depressão em adolescentes. O tratamento adequado e a longo prazo diminuem o risco de suicídio nessa faixa etária. Considerações finais: A presente revisão destacou as opções farmacológicas mais seguras e eficazes para o uso em adolescentes, como é o caso da fluoxetina. Foi possível identificar os principais fatores de riscos e causas para o agravamento da depressão em adolescentes, trazendo maiores informações. É evidente a necessidade de futuras pesquisas para novas alternativas de antidepressivos para o tratamento em adolescentes, considerando sua eficácia e segurança.
- ItemPadrões clínicos e uso excessivo de medicamentos em pacientes com migrânea: uma análise multivariada em um projeto de extensão universitário(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-17) Oliveira, Geovana da Silva; Queiroz, Ana Patrícia Pascoal; Deus, Valterney Lima; Oliveira, Bianca Cerqueira Borges de; Silva, Valdenizia Rodrigues daExistem mais de 150 tipos de cefaleias e de acordo com a Classificação Internacional de Cefaleias, 3ª edição (ICHD-3), essas podem ser divididas em primárias ou secundárias. A migrânea é uma cefaleia primária e é o problema neurológico mais frequente nos cuidados de saúde primários e fica em segundo lugar entre as causas de incapacidade no mundo. A migrânea crônica afeta cerca de 2% da população mundial. Já a cefaleia por uso excessivo de medicamentos (CEM) é definida como uma cefaleia secundária que se desenvolve a partir do uso de medicamentos pelo menos 10 dias por mês por > 3 meses , ou 15 dias por mês durante > 3 meses dependendo da classe. Este estudo teve como objetivo investigar o uso excessivo de medicamentos e suas repercussões clínicas e carga humanística em pacientes com migrânea cadastrados no Projeto Livre da Enxaqueca (PLE) da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Trata-se de um estudo transversal realizado com 121 participantes dos quais 66 apresentaram enxaqueca crônica. Os dados foram extraídos dos formulários de triagem do projeto. A análise estatística foi conduzida no software Minitab, incluindo descrições, correlações e análise multivariada. Observou-se alta frequência de uso excessivo de medicamentos entre indivíduos com enxaqueca crônica, além de maior interferência e persistência da dor nesse subgrupo. Conclui-se que o uso excessivo de medicamentos é comum nessa população e está associado a pior impacto funcional, destacando a necessidade de intervenções voltadas à educação em saúde e ao uso racional de medicamentos. Palavras-chave: migrânea, cefaleia por uso excessivo de medicamentos, cefaleia crônica.
- ItemUso de canabinóides no tratamento da fibromialgia: uma revisão integrativa(2022-12-14) Nascimento, Jéssica Aiana Santos do; Queiroz, Ana Patrícia Pascoal; Deus, Valterney Lima de; Oliveira, Bianca Borges Cerqueira deA fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica de etiopatogenia complexa, multifatorial e ainda não completamente esclarecida, caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, distúrbios do sono, fadiga e desordens psíquicas. Alguns pacientes não se beneficiam com o tratamento farmacológico dessa patologia. Nesse contexto, fitocanabinoides e canabinoides sintéticos vêm sendo estudados a fim de determinar a eficácia desses agentes no controle da dor quando as opções convencionais falham. Nesse sentido, essa revisão tem como objetivo explorar as potencialidades dos fitocanabinoides THC e CBD no tratamento da fibromialgia e os riscos associados ao uso desses agentes através das seis fases da revisão integrativa: formulação do problema, busca de dados, coleta de dados, análise dos dados, discussão dos resultados e apresentação dos resultados. A busca e coleta de dados foram feitas através das plataformas Medline/Pubmed e Science Direct utilizando como critério de inclusão artigos entre os anos de 2016 e 2022, assim como artigos observacionais, ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, 5 artigos foram retirados das bases de dados e utilizados para a análise do papel dos canabinoides no tratamento da fibromialgia, sendo incluídos: duas revisões sistemáticas, dois ensaios clínicos randomizados e um artigo caso-controle. A maioria dos estudos incluídos nessa revisão demonstraram alívio da dor e presença de efeitos adversos não graves (boca seca, náuseas e tonturas).