Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Matta, Alfredo Eurico Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de História e Jogos Digitais: experiência com RPGAD para o ensino da independência do Brasil na Bahia(2018-10-25) Mesquita, Josenilda Pinto; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Messeder, Suely Aldir; Sales, Káthia Marise BorgesA tese Ensino de História e Jogos Digitais: experiência com o RPGAD para o ensino da Independência do Brasil na Bahia é resultado de um estudo de pesquisa aplicada que tem como método de investigação a Design Based Research (DBR) ou metodologia por proposta como é mais conhecida e se constituiu a partir da imersão da pesquisadora na elaboração de Design Cognitivo para o uso de Jogos de Representação (JR). Esta experiência foi realizada em meio ao componente curricular História da Bahia, mais especificadamente com a temática Independência do Brasil na Bahia e teve como público-alvo os estudantes da Licenciatura em História de três Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Salvador-Bahia. A proposta nasceu devido à necessidade de elaboração de um jogo digital, que possibilitasse a participação ativa/interativa dos estudantes no componente curricular História da Bahia. O Jogo funcionando em rede apresenta-se como interface digital que pode ser utilizada como referência simulando a cidade de Salvador-Bahia durante o século XIX. Utilizamos como base epistemológica o método de interpretação e uso do tempo de Lukács (2003) e o dialogismo de Bakhtin; Guerra Filho (2004), Tavares (2012), Matta (2013), Silva (2012), dentre outros, para elaboração do contexto histórico e de uma interpretação da Independência do Brasil na Bahia; Cabalero e Matta (2008); Schmit (2008); Castells (1999) para as discussões de questões fundamentais sobre sociedade em rede e tecnologias da informação e comunicação (TIC), Jogos Digitais e RPG. Russen (2010), Cerri (2011), Vygotsky (2010), Martineau (1997) para centrar na proposta pedagógica que tenha a imaginação e consciência histórica como conceitos fundamentais alicerçando o socioconstrutivismo, o modo de pensar histórico e suas características de trabalho cognitivo com o objetivo de construir uma forma sociointerativa de ensino através dos jogos de simulação.
- ItemModelo didático socioconstrutivista aplicado ao ensino de história em role Playing Game digital entre os estudantes do antigo quilombo cabula(2021-10-20) Souza, Antônio Lázaro Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Sharma, Ramesh Chander; Coelho, Domingos Savio; Ribeiro, Josete Bispo; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste trabalho analisa como ocorre o processo de aprendizagem de história no ensino a distância em jogos de RPG digital educacional, uma vez que, os estudos desenvolvidos, até o presente momento, evidenciam a ocorrência de aprendizagem, mas não apresentaram um design didático que explique o modo esta como ocorre. Neste tocante, esta pesquisa propõe desenvolver e a validar de um modelo de design didático socioconstrutivista que nos permita compreender como este tipo de jogo realiza a mediação da aprendizagem e construção cognitiva do conhecimento histórico. Compondo a contextualização da pesquisa, é analisada os processos históricos que envolve o ensino de história no Brasil. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin sustenta a base epistemológica necessária para criar o design didático socioconstrutivista que servira de guia para preparação de aulas de história mediada em RPG. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida pela teoria do modo de penar histórico de Robert Martineau. A abordagem metodológica pesquisa aplicação, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos no estudo a partir da simulação de situações históricas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre a História.
- ItemMuseu virtual origens: uma proposição insurgente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-30) Correia, Rosângela Accioly Lins; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Oliveira, Eduardo David de; Monteiro, Miguel Maria Santos Corrêa; Bernardo, Augusto Sérgio dos Santos de São; Cardoso , Cláudia PonsEsta pesquisa trata do desenvolvimento colaborativo do Museu Virtual Origens: uma proposição insurgente. A investigação utilizará a abordagem metodológica intitulada “Design Based Research” (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento. A proposta possui uma abordagem socioconstrutivista com viés na construção de um ambiente virtual de aprendizagem que reconhece a comunidade como participante e sujeitos/as que adquirem metacognição (constroem conhecimento e consciência de si mesmo) e autorregulação deste conhecimento (autonomia) ao interagirem com o ambiente. Tem como instrumentos de coleta de dados colaborações coletivas e, como protocolo de atividades, o gravador de áudio e vídeo e as entrevistas semiestruturadas online. O processo colaborativo é dedicado a lidar com as singularidades presentes nas histórias das comunalidades de origem bantu, iorubá, dos portugueses e dos tupinambá - termo oriundo do tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", como afirma Eduardo Bueno, além das outras populações que se desenham nas arkhés civilizatórias locais, influenciando o viver cotidiano dessa territorialidade. As análises que foram desenvolvidas se estruturam e dialogam com as noções de “arkhé” e de “territorialidade” ligadas aos aspectos simbólicos e existenciais das populações negras nos contextos urbanos ou rurais, conforme estudos da pesquisadora Narcimária Luz; os conceitos de “alteridade”, utilizado pelo filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas e, de “povo”, empregado pelo filósofo argentino Enrique Dussel. Por meio dessas interlocuções serão desenvolvidas análises das insurgências negras e dos povos originários nas terras que foram doadas a D. António Ataíde. A pesquisa tem por objetivo extrair desses legados civilizatórios a riqueza de valores e linguagens que constituem suas formas de comunicação, elaboração de mundo, sociabilidades e o desvelamento do ethos cultural da territorialidade da pesquisa para a construção dos conteúdos digitais. Finalmente, o projeto apresenta uma perspectiva descolonizadora ao oferecer possibilidades de reconhecimento do patrimônio civilizatório negro-africano, dos povos originários e de outras etnias que foram silenciadas na historiografia oficial. O conteúdo do museu virtual terá elementos históricos como propõe as Leis 10.639/03 e 11.645/08, pois proporcionará em seu acervo um caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar