Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Leiro, Augusto Cesar Rios"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino e formação do professor de história: conhecimento museu em campo(2018-04-25) Monteiro, Heloisa Helena Tourinho; Leiro, Augusto Cesar Rios; Vago, Tarcísio Mauro; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Freitas, Joseania Miranda; Ximenes, Cristiana Ferreira Lyrio; Tigre, Diana MartinsA tese intitulada Ensino e formação do professor de história: conhecimento museu em campo é fruto de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva e de inspiração críticodialética. Tem como objetivo analisar o ensino e a formação do professor de História e sua relação com o conhecimento museu, conceito que se define no objeto de pesquisa: o ensino de História frente à formação dos professores de história e as relações com o conhecimento museu. Reconhece que no mundo contemporâneo as várias linguagens tornam-se objetos importantes para a relação ensino-aprendizagem e o professor de História desfruta desse conhecimento museu presente no equipamento cultural museu, mesmo com as lacunas curriculares da temática na formação inicial. O museu como um local polissêmico e espaço de visitação de estudantes compõe mais uma linguagem a ser considerada pelo professor de História. O emprego do conhecimento museu no ensino de História ocorre a partir das ações do professor, compondo a sua formação continuada e em trabalho. A lacuna encontrada nos currículos dos cursos de História presenciais em Salvador torna esta pesquisa importante para o contexto da Educação, particularmente na área do ensino de História que, nos últimos tempos, tem garantido um lugar de estudos e pesquisas fundamentais para a formação do professor de História. Com referenciais teóricos no campo do ensino de História e da Museologia, o trabalho foi desenvolvido qualitativamente utilizando-se de procedimentos metodológicos, como levantamento documental, observação sistemática e entrevistas que garantiram as informações para a análise qualitativa dos dados. O espaço da pesquisa se desenvolveu em quatro museus da cidade de Salvador e os sujeitos que foram entrevistados possibilitaram um material vasto para o trabalho. A tese propõe um intenso diálogo entre as áreas, de sorte, que alterações na formação inicial e continuada dos professores ocorram em prol da ampliação do conhecimento museu no ensino e formação do professor de História.
- ItemTrajetórias formativas e registros biográficos de mestras de capoeira(2021-12-21) França, Ábia Lima de; Leiro, Augusto Cesar Rios; Vieira, Luiz Renato; Conrado, Amélia Vitória de Souza; Araujo, Rosangela Janja Costa; Vieira Filho, Raphael RodriguesA presente tese buscou analisar as trajetórias formativas e os registros biográficos de mestras de capoeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que lançou mão dos seguintes dispositivos: levantamento documental, questionário online e relato oral. A primeira etapa do estudo foi identificaras produções científicas e cinematográficas sobre as mestras de capoeira; a segunda, compreender os desafios e as potencialidades das trajetórias formativas das mestras; e a terceira, apresentar os registros biográficos de mestras de capoeira. Os resultados da pesquisa apontaram a escassez de estudos sobre a capoeira e as relações de gênero nas áreas da Educação, Educação Física e Gênero/Feminismo e a pouca visibilidade da presença das mulheres na capoeira a partir das produções cinematográficas. As trajetórias formativas das mestras na pequena e grande roda foram atravessadas por obstáculos da condição de ser mulher. As mestras têm buscado lutar em distintos espaços contra os preconceitos e colaborado para a manutenção e propagação da capoeira.